quinta-feira, novembro 05, 2015

Sugestão de Leitura

Por muitos considerada como a melhor biografia de Lenine era um livro que há muito tempo tinha vontade de ler porque conhecia muito mal o percurso e a história de uma das mais importantes figuras do século 20.
E há fenómenos que se tornam difíceis de compreender na sua plenitude sem estarmos informados sobre quem lhe deu origem.
Devo dizer que é uma excelente obra.
Minuciosa e factual que nos dá, mais que uma visão sobre Lenine, uma perspectiva sobre a Rússia dos finais do século 19, a revolução de Outubro e o pós Lenine face ao reflexo e influência que ele teve naqueles que se lhe seguiram à frente da União Soviética por ele fundada.
As ideias de Lenine, as suas decisões  e princípios, os crimes por ele ordenados ou por ele consentidos, a forma como a Rússia czarista se transformou na ditadura soviética, a forma como ele não conseguiu impor a sucessão que mais lhe agradaria, as dificuldades nunca totalmente ultrapassadas para se transformar de um teórico da revolução num líder dela própria, tudo isso perpassa nas páginas de um livro que muitas vezes se lê como um verdadeiro romance histórico.
E por onde "passam" outras figuras bem conhecidas de Estaline a Trotski, de Kruschev a Brejnev, de Andropov a Gorbatchev.
Li-o sem preconceitos ideológicos mas apenas com a curiosidade histórica que me transforma num leitos compulsivo de biografias.
Mas não posso deixar de concluir que não sendo comunista (nem nada que se pareça) antes de ler este livro ainda o serei menos depois.
É que ler uma biografia de Lenine pouco depois de ter acabado de ler uma de Mao é...obra!
Depois Falamos.

Sem comentários: