sexta-feira, novembro 06, 2015

Dia e Noite

A jornada europeia desta semana foi "pintada" a duas cores para as equipas portuguesas que disputam a Liga dos Campeões e a Liga Europa.
Na competição principal Porto e Benfica, que vem fazendo excelentes carreiras na prova, cumpriram a sua obrigação e venceram os seus adversários estando ambas as equipas no comando dos respectivos grupos e com o apuramento para os oitavos de de final.
Com maior facilidade o Porto, com maior dificuldade o Benfica (também perante um adversário mais forte), ambas deram prova de que as competições nacionais não lhe retiram as ambições europeias.
Na liga Europa, e ao contrário da jornada anterior, é que tudo correu mal.
Desde logo ao Sporting.
Estrondosamente derrotado por um adversário que vencera em Alvalade por um robusto 5-1.
Com o seu treinador a proceder a mais uma rotação significativa de jogadores a verdade é que a equipa não correspondeu e o 0-3 acaba, ironia das ironias, por nem ser mau resultado face ao que se viu no jogo em que a baliza leonina esteve várias vezes em risco de sofrer mais golos.
Confesso que não entendo a postura do Sporting perante a Liga Europa,ainda por cima num grupo acessível, competindo com algum desinteresse e fazendo da competição europeia uma prova menor em termos da sua época.
Ou será a confissão, não assumida, de Jorge Jesus de que não tem plantel para mais do que uma prova a "sério" e por isso aposta as "fichas" todas no campeonato?
Sei é que o Sporting tem um nome e um prestigio a defender. 
E isso ontem não aconteceu.
O Braga sofreu em Marselha uma derrota que se pode considerar natural, face a uma das melhores equipas francesas, mas que em nada compromete as suas aspirações de passar à fase seguinte da competição.
Lidera o grupo e apenas depende de si próprio.
E isso na Europa é uma enorme vantagem.
Finalmente o Belenenses.
Que se tivesse ganho assumiria,também ele, o comando do grupo mas perdendo foi remetido para o ultimo lugar embora continue na luta por um apuramento bastante difícil a partir de agora.
Porque vencendo o Lech Poznan no Restelo, na próxima jornada(e isso é indispensável para se manter na corrida), terá depois de ir a Florença empatar ou ganhar-conforme o resultado do Basileia/Fiorentina- para lograr o apuramento.
E a Fiorentina, treinada por Paulo Sousa, lidera o campeonato italiano.
A seu tempo se verá.
A verdade bem positiva é que as cinco equipas portuguesas, umas mais que outras é verdade, estão todas a disputar o apuramento para a próxima fase das duas competições.
E isso merece relevo!
Depois Falamos.

2 comentários:

jj disse...

Como é que ficou o Altach nas provas europeias? Ah, já foi eliminado pelo poderoso Belenenses...

Anónimo disse...

Eu pergunto? Por onde anda o 4º melhor plantel desta liga? Foi-se a liga europa, foi-se a taça de portugal, foi-se a taça da liga, resta a luta pela manutenção. FORÇA RAMBO SÃOZINHA!