segunda-feira, fevereiro 09, 2015

Um "Pastel" Amargo

Não tive oportunidade de ver o jogo no estádio nem sequer em directo na televisão.
Esperei para ver a gravação para depois poder escrever qualquer coisa sobre o assunto.
A primeira constatação que se pode fazer é que nos quatro últimos jogos (em casa com Académica,Gil Vicente e Belenenses e fora com Penafiel) o Vitória devia ter feito doze pontos,para consolidar uma candidatura europeia e espreitar o terceiro lugar, e fez apenas cinco.
A consequência disso é que o terceiro lugar esfumou-se e a candidatura europeia vai exigir redobrado empenho porque embora a margem ainda seja assinalável não se pode facilitar.
Até porque na próxima jornada vamos ao "dragão" e o risco de consentir aproximações incómodas é real especialmente se o Rio Ave vencer hoje no Bessa.
Ainda a propósito do jogo da próxima jornada registe-se o "obrigatório" amarelo a André André que o afasta do jogo. Em boa verdade, afastem-se as  mais óbvias "teorias da conspiração", porque o amarelo foi bem mostrado!
A segunda constatação é desagradável em função do que vinha sendo o rumo dos últimos três anos e agora foi substituído por uma deriva estratégica de resultados imprevisiveis e ao arrepio do projecto desportivo sufragado pelo sócios em Março de 2012.
O Vitória tem hoje OITO jogadores emprestados no seu plantel.
Deixando de lado os dois indianos, que não são deste "filme", restam seis.
Ontem jogaram todos.
Três na equipa inicial (Bruno Gaspar, Breno e Sami) e três entraram no decorrer do jogo(Álvez, Ivo e Otávio)pelo que o Vitória chegou aos 90 minutos tendo em campo seis jogadores seus e cinco emprestados.
Com a curiosidade(bem dispensável) de nos jogadores que começaram o jogo no banco, e deixando Douglas de lado porque sendo guarda redes não entra nestas contas, estarem três portugueses formados no clube (Moreno, Cafu e Tomané) e três jogadores emprestados (Álvez,Ivo e Otávio)precisamente aqueles que vieram a ser opção de Rui Vitória.
Quanto aos emprestados ressalva-se o seguinte.
Sami era suplente do Braga clube que estava (mas já não está) atrás do Vitória na classificação.
Chegou a Guimarães na terça feira, jogou na quarta face ao mesmo adversário, e ontem foi titular.
Otávio era era suplente, ou nem isso, no Porto B pelo qual actuou apenas em seis jogos (também   esteve algum tempo lesionado) e chegado na terça feira ,foi utilizado na quarta e ontem voltou a ser opção.
Pelo Vitória A !
Ivo Rodrigues tal como Otávio veio do Porto B (que estava e continua a estar pior classificado que o Vitória B) onde era titular e com boa produtividade e chegado a Guimarães na terça, foi titular na quarta e ontem foi opção utilizada.
Nas linhas anteriores se descreve, de forma crua mas verdadeira, a forma como se está a enterrar a aposta na formação e no futebolista português.
Quanto ao jogo.
Nada de novo em relação ás frouxas exibições anteriores.
Uma entrada no jogo amorfa, pouco objectiva e nada ambiciosa (provavelmente no sub inconsciente estaria o triunfo de quarta feira e a convicção de que os golos acabariam por aparecer) com um futebol a anos-luz do praticado meses atrás e por isso o Belenenses foi levando água ao seu moinho defendendo sem preocupações de maior e espreitando o contra ataque através de jogadores talentosos como são indiscutivelmente Miguel Rosa e Rui Fonte.
No Vitória, para além de um meio campo pouco imaginativo (mas esse problema tem várias semanas já) verificava-se ainda que no ultimo terço do terreno faltava velocidade, criatividade, idas á linha e diagonais incisivas para abrirem uma defesa compacta.
Isso tudo que faltava tem como sinónimo uma palavra começada por H.
Adiante.
Sem criar grandes( nem pequenas) oportunidades de golo, com os flancos sem profundidade pese embora o bom jogo de Alex, com os remates de meia distância a não existirem e os lances de bola parada bem executados a serem uma "saudade" o Vitória foi-se pondo a jeito para aquilo que acabou por acontecer.
Um contra ataque rápido, falta de pernas de uma equipa toda balanceada para a frente, e o golo que se temia fruto de uma jogada bem delineada pelos homens de Belém.
A partir daí...o costume.
Uma equipa com mais garra, mais intensidade, mais pressionante e até o penalti do costume.
Só que desta vez André falhou (nas sete anteriores tinha marcado) e a derrota estava consumada.
Três notas finais.
A primeira para realçar que não é apenas o tal H que faz muita falta.
O vazio deixado por Traoré cada vez se faz sentir mais.
A segunda para lembrar que na primeira volta, frente a este mesmo Belenenses, ganhamos 3-0 no Restelo e demos um "banho de bola" mesmo jogando 70 minutos com dez jogadores por expulsão de Plange.
E pelo que vi não foram eles que melhoraram!
A terceira para dizer serenamente o seguinte.
Acredito que o Vitória se vai apurar para as competições europeias classificando-se num dos cinco primeiros lugares conforme sempre previ.
Chegou-se a pensar que o terceiro seria possível, agora resta luta pelo quarto mas no mínimo há que defender o quinto.
Mas para isso há que corrigir algumas opções, alguns conceitos, algumas estratégias
E voltar aquilo que sempre foi a nossa maior "riqueza" neste três anos.
Os nossos jogadores.
Com um ou outro emprestado mas sem a "violência" que constitui acabar um jogo com cinco jogadores em campo que não são nossos
E que só não foram seis porque entretanto um fora substituído.
Depois Falamos.

27 comentários:

Anónimo disse...

Ouvi no final do jogo um comentário de um adepto que tenho que concordar com ele. Hoje o nosso treinador desvirtuou a nossa em equipa e os valores do clube. Meter tantos jogadores novos sem conhecerem a realidade do clube foi a nossa morte. Parece que as pessoas não aprendem e voltamos ao passado. Já ninguém se lembra que foi com os jogadores fracos da nossa formação que vencemos uma taça de Portugal e que foram esses jogadores que por serem tão fracos foram vendidos por milhões e nos tiraram da crise em que estávamos. Dps ter cerca de 55 jogadores no plantel da - me a entender que já não há crise. Menos para os funcionários da formação que pelo que sei teem 4 meses de salários em atraso. Não temos qualidade na B? Óbvio que não. Por isso é que os nossos reforços vieram todos de equipas que se encontram abaixo de nos na tabela da segunda liga.

Anónimo disse...

Caro Sr. Luís Cirilo,

Nem sei como se deu ao trabalho de rever o jogo. É penoso! Bem me tinha parecido que o resultado de quarta-feira tinha sido um erro de casting num jogo a feijões.
O que aconteceu ontem, num jogo a sério, foi um derrota justa. Nem jogadores, nem o Sr. Árbitro (que esteve impecável!), nem Rui Vitória (à excepção do facto de se ter tornado lacaio do FCP ao meter os 3 reforços de uma assentada!), nem a sorte, nem os adeptos (que deixaram de se empolgar com jogadas do H) tiveram qualquer influência no resultado.
A derrota de ontem, como as todas próximas até ao fim da temporada, se tudo correr bem, podem ser imputadas à infeliz direção que o Vitória tem. Uma direção que força a venda do jogador-chave com medo de ficar com ordenados em atraso ou de não receber o subsídio de férias, não é digna de reconhecimento. É mesquinha, cobarde, comodista e anti-vitoriana.
Esta foi a primeira derrota de muitas outras que estou à espera. Porque para mim, até os empates em casa são encarados como derrotas!
É triste. Mais triste será, conhecendo a matreirice do Porto em nos foder, se aproveitar o jogo de sexta-feira para estrear Hernâni diante do Vitória. Seria o feitiço virar-se contra o feiticeiro e o cúmulo máximo de quem não negociar merda nenhuma.
Malditos sejam!

Quim Rolhas

Mike_the_Bike disse...

Caro Luís Cirilo,

de facto, e, ainda mais, após o jogo de ontem, não auguro uma boa segunda volta para o nosso Vitória. Este não é o Vitória do início do campeonato, em que tinha jogadores que poucos conheciam, mas que eram nossos e que jogavam com alegria. Dava gosto vê-los jogar. Como é que é possível, deixarmos que nos roubem a nossa identidade? Como é que é possível deixarmos que nos imponham os jogadores que têm de jogar? Fizemos 4 Milhões (dizem??!?!) pelo Hernani, mas podemos fazer bem mai no final da época de mantivermos a nossa ideologia, coisa que não me parece. Não acredito que o Rui Vitória tenha mais confiança nos que chegaram agora do que tem nos que já lá estão, mas acredito que outros valores (?!?!?!?) sejam mais fortes.
Há que tê-los no sítio, dar aoportunidade aos novos, mas só se merecerem é que devem jogar. Ninguém deve jogar por decreto, tem que provar que o merece.
Estou triste com o nosso Vitória, e ainda por cima o rival já nos ultrapassou!

Miguel

Anónimo disse...

Com muita tristeza minha, o Vitória só vai combater para ganhar contra o Arouca em casa (27ª jornada). A ver vamos. O Vitória vai acabar entre o 8º e 10º lugar.

Fernandes.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Apenas posso estar de acordo consigo. E reiterar que aquilo que se faz hoje no clube nada tem a ver com o projecto desportivo sufragado pelos sócios em Março de 2012. Infelizmente não estou admirado.
Caro Quim Rolhas:
Penso que cada vez se percebe melhor porque razão saí da direcção em Dezembro de 2012. Este não é o "meu" projecto, não é a minha filosofia de gestão desportiva, não é o caminho que defendo para o Vitória. E falo com autoridade de ter sido o primeiro responsável pelo projecto desportivo que foi apresentado aos sócios. Mas também sei que a minha presença na direcção estorvava outros "projectos" e outras "ambições".

luis cirilo disse...

Caro Miguel:
Concordo com o que diz.
Complicamos o que parecia fácil e agora temos de ter redobradas cautelas para defender um lugar europeu.
E há muita coisa a necessitar de explicação na gestão desportiva do clube.
Sem tabus nem evasivas.
Quanto aos 4 ME pelo Hernâni o FCP já desmentiu essa verba.
Caro Fernandes:
Não sou tão pessimista e acho que pelo menos o quinto lugar não fugirá. Mas não podemos dar mais baldas como estes sete pontos ingloriamente desperdiçados nestes tres ultimos jogos

luso disse...

o treinador acabou por dizer no final do jogo que não admira alguma falta de entrosamento porque não é fácil meter três jogadores novos de uma assentada no onze.

A pergunta inevitável é:
Haverá condicionantes externas ao trabalho de RV?

José Duarte disse...

Há quem apenas apareça nos "parabéns a você", enquanto outros detestam festas até às tantas... mas, - lá está - não faltam nos funerais.
Sou um pouco assim, dos últimos, carpindo mágoas.
Feliz e contente, despachar a Académica com quatro batatas, depois do "falso" embate com as galinhas, obrigar-me-ia a entrar neste reconfortante blogue e levantar a taça de champanhe pela excelente primeira volta, quando eu duvidava que Rui Vitória pegaria na equipa após a confrangedora segunda - o ano passado - não me dará o direito moral de vir hoje para falar aqui da primeira derrota caseira, depois de termos empatado com o Porto e ganho ao Sporting.
Então, por que o faço?
Porque o amigo Cirilo sente bem e transmite melhor a realidade do nosso amado clube, e não deitou a toalha ao chão, não! Dá-nos a esperança de uma retoma, depois da perda de 7 pontos em três jornadas seguidas com equipas do "terceiro mundo". Bem haja.
Bem haja, também, Quim Rolhas: deu o Vitória como candidato sério a campeão nacional, antes do começo da segunda volta. É um amor dos campos floridos; nós chegaremos lá (aos campos em flor) para Maio!... provavelmente, num décimo lugar.
Ora, nos funerais temos gladíolos, - até já vi margaridas - porém, nunca vi amores perfeitos.
Se tívessemos um presidente perfeito, depois do que o Porto nos fez com o Abdoulay (é assim que se escreve?)podia vender o "Her" ao Pinto da Costa desde que ficasse cá com o "Nani", mas nunca, nunca!, receber três azêmolas com a obrigação de as meter a rodar no nosso "campo de flores" carregados com sacos de farinha às costas.
O senhor Júlio Mendes tem tido necessidade de angariar fundos - se calhar, se tivesse ido para a Liga de Clubes, como era seu desejo, nós passaríamos sem ele - o que acho inconcebível é vender-nos os bois e, agora, só de trator poderemos lavrar a terra.
O presidente vai ser reeleito, naturalmente. Eu próprio, era capaz de votar nele - contra um "Basílio" qualquer - porém, o facto de não ter concorrência é um mau sinal: os velhos vão todos ao "Preço Certo".
Quanto ao treinador, tenho pena!,fomos felizes com ele, fica na nossa história. Agora, incluir os três acabadinhos de chegar do Dragão na equipa deste domingo, depois de terem "rodado" na quarta-feira anterior contra o mesmo Belenenses que nos tirou o brilho com uma boneca de marceneiro, leva-me a crer que o fez de raiva.
Decerto, os três que tais vão adoecer para sábado, querem apostar? Também, não farão falta nenhuma, perderemos sempre.



Anónimo disse...

Concordo que a equipa perdeu muito (demasiado) com as saídas de Traoré e Hernâni. Esperemos que a equipa se redefina e que essa redifinição traga uma mais valia. Estamos a meio do campeonato e bem posicionados, não se fizeram os tais 12 pontos possíveis, mas apenas perdemos ontem (um penalty falhado), o que não deixa de ser assinalável em termos defensivos.

Contudo, não posso deixar de notar com alguma tristeza, que foi um domingo em cheio para alguns profetas da desgraça e do bota-baixismo.
Tenham calma, ainda a procissão vai no adro...

Anónimo disse...

Boa tarde

Foi um resultado decepcionante e a exibição e montagem da equipa a roçar o ridiculo.1ª jogo sem Hernani o que é que eu pensava,vai meter o Valente na ala direita e o Tomané ou o Alvez no meio ainda teria outra solução que era aproveitar a moral em alta do Gui e apostar nele.Tudo furado e RV decide ligar o complilhometro.Onde é que já se viu 3 jogadores medianos que chegam durante a semana ser aposta directa para a equipa? E o efeito pedagojico que isto terá nos jogadores que trabalharam toda a época e agora veem jogadores que ninguem conhece chegar e passar por cima deles? Como iria para casa ontem um Tomane,João Pedro,Luis Rocha?
Será que para o Porto pagar 100% do salário eles têm de jogar sempre? São muitas perguntas que deixam qualquer Vitoriano preocupado e triste e já agora dizer que o capitão também já está vendido pelo valor da clausula e só não saiu agora por especial favor....
Muito Amor temos de ter ao nosso Vitória para com estas malabarices todas continuar-mos fieis e crédulos.
Cumpts.
J.M

Francisco Guimarães disse...

Para mim é um facto:
Vamos, a partir de agora, jogo a jogo, como tanto gosta de dizer o nosso Manager(ainda é?)/Treinador(escravo?) tentar vencer, tentar ter mais eficácia que o outros, e vamos, a partir de agora, jogo a jogo, deixar de somar mais pontos!
E no fim é que se vai ver a asneira toda consumada, sim no fim pois "isto não é como começa mas sim como acaba" como diz também o nosso treinador(e outros seus colegas).
Por falar no discurso de Rui Vitória:
- E agora também estamos numa posição "gira"? Também será bom desfrutar desta posição "gira" e de outras que ainda vamos ocupar, ainda mais abaixo?

E que dizer da fraca assistência ao jogo fraco de ontem?
Foi o frio? Ainda é a crise?
Ou será que até mesmo aqueles que podem suportar o frio e a crise económica simplesmente se RECUSARAM a ver o que se previa: (não, não estou a falar da derrota ou do mau jogo) uma autentica machadada forte num projecto que se prova agora que nunca foi delineado mas sim imposto pela força das circunstancias que agora parecem ter se atenuado!

Para terminar, uma catadupa de duvidas com que fiquei:
Será que Rui Vitória poderia fazer diferente? Terá ele autonomia para escolher os jogadores que acha mais aptos para cada jogo? Seriam aqueles que escolheu ontem? Será que já mostrou em dialogo direto com a direção que foi um erro todo este mes de Janeiro? Será que tudo foi feito com o seu aval?
ou, a pior duvida de todas: Será que Rui Vitoria foi ontem imbecil e covarde o suficiente para ter colocado os tais 3 jogadores como demonstração que não prestam e a que equipa com eles não funciona?

Anónimo disse...

As grandes questões deste jogo foram:
a entrada do Sami no onze inicial e a saída do Alex e do Bernard para a entrada de Otávio, que enfim é rápido e técnico mas está a anos luz do Bernard e a entrada do Ivo que na minha opinião fez um grande jogo apesar de ter jogado pouco tempo, mexeu com o jogo e acho que temos uma boa solução para o Hernâni, a par de Alex que na minha opinião foram os melhores do vitória em campo.
Quanto ao Sami, não fez nada de nada apenas um remate para o pinhal quando estava em boa posição e o Otávio, nao fez nada de especial mas teremos que esperar para ver mais.
O problema do vitória ontem, foi a entrada de muitos jogadores do Porto B e sobretudo a fraca qualidade do ataque, exceto Alex que teve muito bem, não criou oportunidades nenhumas de golo, praticamente, e um erro de João Afonso no golo deles.
E na sexta feira, acho que vai ser uma goleada das antigas visto que a nossa defesa está a tremer muito e o ataque, enfim, nem Valente, nem Jonathan, nem Tomané estão em boa fase.
Saudações

Anónimo disse...

Com teoria de conspiração ou sem ela, a verdade é que o FCPorto continua a trabalhar bem fora das quatro linhas. Já se deram ao trabalho de contar o número de jogadores que na véspera de defrontar os portistas ficam impedidos pelas mais diversas razões? Eles sabem como se faz e teem tirado disso proveitos incontáveis.

Anónimo disse...

O que vi neste jogo foi má gestão desportiva. Ontem, mais uma vez senti-me humilhado. Dar prioridade a reforços emprestados que entraram no clube segunda ou terça e que nem sequer tiveram tempo de treinar. Senti-me gozado. Quando vi a substituição fiquei parvo. Afinal somos um clube satélite!? Servimos apenas para treinar para os outros? Estou envergonhado. Sr Luís Cirilo candidate-se à direção do Vitória. Precisamos de sí na direção do clube.

Miguel Silva

Anónimo disse...

Na altura da substituições do Vitória neste jogo devíamos todos ter saído do estádio a assobiar. Vergonhosa atitude de Rui Vitória. Vamos ser humilhados até ao fim do campeonato mais uma vez. Estou farto de ver o Vitória ser humilhado. Até o próprio treinador do Vitória goza connosco no nosso estádio. Uma vergonha! Por mim o Flávio devia ser demitido por má gestão desportiva! Só precisávamos de um ou dois avançados e eles sempre a contratar médios. Temos para aí 15... É por isso que o jogo se fica pelo meio campo em vez de se dirigir à baliza. Uma vergonha. Nem vêm o que é mais que evidente. Andam a gozar connosco. É tudo dinheiro. O mérito desportivo que se lixe. Nem sequer percebem que no futebol o dinheiro vem com o mérito desportivo! Afinal qual foi a lição do Jamor há dois anos atrás? São parolos e ignorantes! O Porto deve estar a rir-se à gargalhada: não é que eles caíram outra vez!? Caímos sempre que nem patinhos. Eu não voto nesta direção. Espero que apareça outra lista senão nem voto.

Anónimo disse...

«Mas também sei que a minha presença na direcção estorvava outros "projectos" e outras "ambições"».

Caro Sr. Luís Cirilo, este tipo de afirmações são bonitas é com nomes. Ditas desta forma, não deixam de ser (mais) lenha para a fogueira,induzindo as pessoas em erro. Deve estar muita gente a pensar que se está a referir a Júlio Mendes!

luis cirilo disse...

Caro luso:
É uma boa questão. para a qual não tenho resposta.
Caro José Duarte.
Apreciei a adequada ironia. Que é uma das melhores formas de aliviarmos o nosso desconsolo com os ultimos jogos do nosso clube.
Quanto ao "negócio" com o Porto estou inteiramente de acordo consigo. Depois do que ele nos fizeram com o Abdoulaye nunca mais devíamos aceitar um jogador emprestado por eles. Nem por eles nem por nenhum clube português. Infelizmente há lições que são mal aprendidas e rapidamente esquecidas.
Caro Anónimo:
O jogo com o Belenenses não foi uma "ilha". Apenas a confirmação de uma equipa em queda depois de uma primeira volta de grande nível. A expectativa e desejo de todos é que retome a "pedalada" anterior. Mas é preciso que os "ciclistas" sejam melhor escolhidos.
Caro J. M.
Inteiramente de acordo consigo.
Este "enxerto" de três emprestados do FCP pode muito bem dar cabo de um balneário sadio. Especialmente se o regresso aos triunfos demorar.
Caro Francisco Guimarães:
Acredito que as suas duvidas e interrogações são partilhadas pela esmagadora maioria dos vitorianos. Porque a forma como se processou a transferência de Hernâni foi muito mal explicada. Quanto ao projecto desportivo que estava em curso (mas já foi abandonado) devo dizer-lhe o seguinte atendendo até ao facto de ter sido da minha responsabilidade.
É verdade que os condicionalismos financeiros também pesaram mas a aposta na formação e no futebolista português era por convicção profunda de que o caminho só pode ser esse.
A questão financeira acelerou-o mas o caminho,comigo, seria sempre esse.
Quando saí as coisas começaram de imediato a mudar e depois a velocidade da "mudança" aumentou sem cessar.
Espero que não ocorra um "acidente".
Caro Anónimo:
É quase consensual que as opções neste jogo não foram as mais felizes. Especialmente na utilização imediata de três jogadores com quatro dias de casa. É evidente que o próximo jogo é o pior possível, em teoria, para iniciar uma recuperação. mas cada jogo é um jogo e se formos ao Porto com as rectificações necessárias poderemos bem discutir o resultado. Se persistirmos nos erros então receio um resultado desagradável.
Caro Anónimo:
Quanto a isso não há duvidas. O FCP sempre trabalhou bem tudo que rodeia os jogos. Até o timing da contratação do Hernâni.
Caro Miguel Silva:
Na realidade nada justificava aquela aposta "total" em recém chegados que ainda por cima não são melhores do que aqueles que temos cá. O resto vem por acréscimo. O meu receio é que o privilégio que lhes foi dado se repercuta negativamente no plantel.
Quanto a candidaturas, meu caro, há uma e uma só. Tudo foi orientado nesse sentido.
Caro Anónimo:
Duas notas ao seu comentário.
A primeira para concordar consigo quanto a futebol e dinheiro. Só bons jogadores, boas equipas e bons espectáculos transformam o futebol numa actividade rentável. E embora o Vitória seja o quarto clube em média de assistências a verdade é que elas estão longe do que foram num passado ainda recente. E não é a só a crise económica que explica isso.
A segunda para discordar quanto ao Flávio Meireles. Que embora seja denominado director desportivo não o é de facto dado não ter qualquer poder na gestão do plantel. O Flávio é , isso sim, um "team manager" e por isso não lhe podem ser assacadas responsabilidades nestas contratações a "pataco" em que de doze pouco mais se aproveitará do que... um!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Põe a questão de forma bem interessante. Sobre isso digo-lhe o seguinte: quando eu lá estava a prioridade definida era a aposta na formação e no futebolista português. Nomeadamente através de uma prospecção bem feita em clubes de campeonatos inferiores. Estava definido ( e foi prometido aos sócios em campanha eleitoral) que não teríamos jogadores emprestados por clubes portugueses e que situações de empréstimos apenas teriam lugar no âmbito de um protocolo com um grande clube europeu.
Isso foi cumprido.
Constituimos a equipa B com uma esmagadora maioria de portugueses, para a A fizeram-se regressar jogadores portugueses que tinhamos a rodar noutros clubes(Marco Matias por exemplo) e a prioridade nas contratações foram portugueses como Amidó Baldé.
Não tínhamos jogadores emprestados de clubes portugueses e fizemos um protocolo com o Chelsea um dos clubes mais poderosos do futebol mundial.
Cumprimos o prometido aos sócios.
Depois de eu sair o paradigma mudou.
Trocou-se o Chelsea pelo Granada (são parecidos...), aceitaram-se empréstimos de clubes portugueses (e o primeiro correu logo mal como foi o caso de Abdoulaye mas nem assim aprenderam), fizeram-se protocolos com clubes sul africanos, moçambicanos e indianos, aceitaram-se três jogadores emprestados por quatro meses, temos um plantel de 56 jogadores dos quais 27 são estrangeiros de 12 nacionalidades diferentes.
Acho que as diferenças são bem visiveis.
Como fui eu que saí e os restantes ficaram todos é bom de ver que a minha orientação desportiva era diferente da deles.
E se o "meu" projecto apontava prioritariamente para o futebolista português o projecto em curso aponta para uma mistura de nacionalidades como nunca terá havido no clube.
Ou seja o "meu" projecto estorvava o "projecto" de quem lá ficou.
Mais claro não posso ser.
Quanto a ambições não posso, nem quero, falar por terceiros. Posso falar pela minha "ambição" quando aceitei integrar a lista. Ajudar o Vitória a sair da situação em que se encontrava e lançar as bases de um grande Vitória capaz de se bater de igual para igual com todos os clubes portugueses em termos de futebol. Outros teriam a "ambição" mais comezinha de ficarem com o lugar que eu ocupava. E ficaram.
Quanto a Júlio Mendes, como presidente, é o primeiro responsável pelo que se passa no clube e portanto a actual orientação também é da responsabilidade dele. Publicamente assumida aliás

Mr.Karvalhovsky disse...

Alguém tinha dúvida de que esses leitõezinhos vinham para jogar?
Eles fazem parte das obrigações do Vitória, na transferência do Hernâni!

luis cirilo disse...

Caro Mr Karvalhovsky:
Essa é uma questão que gostava de ver bem esclarecida. Se há ou não a obrigatoriedade de eles jogarem pela equipa A.
Porque se há (e quero acreditar que não) é uma vergonha

JRV disse...

Não há dúvidas disso, caro Cirilo. Basta atentar, por exemplo, ao comentário nas redes sociais da anedota ivone (as outras duas são o texugo e o otário), que esclareceu, desde logo que vinha "para o Guimarães A (seja lá o que isso for), para jogar na primeira liga". Ninguém colocou o animal no seu lugar, por isso...é este o nível de ridículo a que este clube chega.

Anónimo disse...

Para uma equipa C (sim, porque os suplentes do Porto B servem para nós), até que o 5º lugar é excelente! Resta-nos ajoelhar na próxima jornada, a ver se a casa-mãe ainda vai a tempo de lutar pelo título, tentar roubar pontos ao Benfica, para, lá está, dar (mais) uma mãozinha à casa-mãe, e ainda temos o derby com os marroquinos e a visita ao recreio dos tabuleiros para apimentar uma época que está feita. Em Maio poderemos ir todos para o Toural festejar os milhões que faturamos em vendas e despedirmo-nos do contentor de emprestados que nos vai deixar.

Mas com tudo isto, vejo um hipotético 5º lugar como uma classificação muito boa, mas temo que possamos cair para uma posição não europeia. E recordo que o 6º lugar muito provavelmente irá dar Europa, basta que o Sporting ganhe a Taça de Portugal e fique nos 3 primeiros lugares.

Para onde caminhamos...

Rui Cordeiro da Silva disse...

A jogar assim e a perder pontos a este ritmo, nem o quinto lugar teremos! E pensar que ja estivemos a morder os calcanhares ao Benfica... :(

luis cirilo disse...

Caro JRV:
Desconhecia isso. Mas, para além de anedótico, demonstra bem o conceito em que somos tidos lá por Gaia.
Caro Anónimo:
Ficar abaixo do quinto lugar seria trágico. Espero que não aconteça. E atenção que os vencidos na final de taça já não vão ás competições europeias. Isso acabou.
Caro Rui:
Pois estivemos. Mas se calhar isso fez muita confusão nalgumas cabeças

Anónimo disse...

Precisamente por isso é que uma vitória do Sporting na Taça dará Europa ao 6º classificado. Temos 6, 7 e 8 pontos de avanço para Belenenses, Paços e Rio Ave, respectivamente, e duas deslocações dificílimas pela frente. Uma delas, contra o nosso patrão, deverá saldar-se pelos 3-0 equivalentes à falta de comparência, já em Paços poderemos escrever qual o nosso destino em termos de classificação final. Uma derrota poderá fazer-nos perder o comboio dos marroquinos e ver o trio de perseguidores encostar a nós. Oxalá os suplentes do Braga e do Porto B melhorem um bocadito, porque o lugar é cativo e pertence-lhes, no âmbito do negócio Hernâni (e André?).

Valham-nos os penaltys e a nossa fé!

Anónimo disse...

Cirilo, o que podemos fazer para acabar com este promiscuidade? Já chega de trocar os melhores jogadores por emprestados!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Acho que temos de olhar essencialmente para nós e fazermos o que está ao nosso alcance para atingir o apuramento europeu. Seria caricato,para não lhe chamar pior,não o conseguir face à actual classificação e à vantagem para quem nos segue.
Caro Anónimo:
Obrigar as direcções/SAD a cumprirem as promessas eleitorais. E uma delas era de não aceitar jogadores emprestados por clubes portugueses. Infelizmente não está a ser cumprida. Os sócios devem responsabilizar quem não cumpriu o que prometeu