quinta-feira, fevereiro 26, 2015

Primeiros Indicadores

Jogadas as partidas da 1ª mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões o que pode dizer-se desde já?
Em primeiro lugar destacar a qualidade do futebol praticado que nada tem a ver com qualquer outra competição a nível de clubes do futebol mundial.
É outro "patamar".
Depois a gloriosa incerteza, que é o verdadeiro "sal" do futebol ,quanto ás equipas que vão apurar-se para os quartos de final.
É evidente que há tendências e favoritos, muito em especial o Mónaco depois da concludente vitória em Londres face ao Arsenal, mas certezas não há nenhuma porque a este nível e face aos resultados verificados são perfeitamente possíveis reviravoltas.
Jogo a jogo:
Depois do empate em Paris o Chelsea é favorito mas de uma equipa onde entre outros joga um "monstro" chamado Ibrahimovic tudo é possível. 
O Barcelona realizou em Manchester , na primeira parte, talvez a sua melhor exibição da época e em Nou Camp é claramente favorito a continuar em prova. Tem, porventura, o melhor trio atacante do futebol mundial alimentado pela genialidade de Iniesta mas do outro lado estará uma equipa recheada de grandes jogadores e que já poderá contar com Yaya Touré. Favoritismo catalão mas...
O Bayer Leverkusen venceu (1-0) na primeira mão mas este Atlético de Madrid de Simeone é capaz das maiores proezas. Penso que o mais provável é verificar-se uma reviravolta e o Atlético seguir em frente.
Juventus e Borussia Dortmund protagonizam um dos duelos de resultado mais incerto. O 2-1 de Turim abre espaço para todas as hipóteses embora os italianos mereçam leve favoritismo.
O Real Madrid , a par do Mónaco, é uma quase certeza na próxima eliminatória depois do triunfo forasteiro por 2-0. Seria um quase escândalo a não passagem dos campeões europeus em titulo.
O empate do Bayern em casa emprestada do Shaktiar Donetsk foi uma das pequenas surpresas desta primeira mão porque se esperava que os pupilos de Guardiola tivessem regressado da Ucrânia com um triunfo. Mas em Munique certamente que a lei do mais forte vai prevalecer.
O triunfo expressivo do Mónaco em Londres (3-1) deixa a eliminatória praticamente resolvida porque seria precisa uma noite perfeita do Arsenal para o impedir. E este Arsenal de perfeito tem muito pouco!
Em condições normais também o Porto carimbará o seu passaporte para os quartos de final. Traz de Basileia um resultado animador (1-1) e salvo um qualquer "apagão"  resolverá o assunto com maior ou menor dificuldade.
Por isso prevejo que nos quartos de final teremos as seguintes equipas e confrontos conforme escalonamento já decidido:
Chelsea vs Bayern, Real Madrid vs Porto, Barcelona vs Juventus e Atlético de Madrid vs Mónaco!
Será assim?
Depois Falamos

5 comentários:

Miguel Batista disse...

Boas,

Acho sinceramente que o nível do futebol jogado deixou algo a desejar, nomeadamente jogos como Juve- Borussia e Leverkusen-Atlético. Por outro lado tivemos um grande Barça liderado pelo génio de Messi, um Real Q.B. e um Bayern a precisar de confirmar o favoritismo no segundo jogo. De destacar pela positiva o Monaco e o trabalho fantástico de Leonardo Jardim, que mesmo tendo perdido as suas estrelas está a levar o barco a bom porto, depois de um começo algo titubeante. Pela negativa destaco ainda a mediocridade das equipas inglesas. City e Arsenal com pé e meio fora da competição e o Chelsea apesar de ter tido um resultado positivo, foi claramente inferior e jogou à equipa pequena, como é apanágio das equipas de Mourinho quando defrontam um grande. Uma última questão, os jogos dos quartos já estão definidos? É que não me lembro de terem sido
alinhavados. Mas poderei estar errado.

Cumprimentos.

luis cirilo disse...

Caro Miguel:
Não vi os jogos todos, nem nada que se pareça, mas dos que vi gostei.
Penso que as equipas inglesas, com excepção do Chelsea, estão praticamente fora da prova e isso traduz uma fraqueza inesperada dos representantes do melhor campeonato do muno. E o Chelsea mesmo que passe não me parece que tenha hipóteses de ir muito mais longe. Tanto quanto li em A Bola o alinhamento já está feito e contempla os cruzamentos que referi.

Anónimo disse...

Caro Cirilo,

De acordo com a informação de sorteio no site da UEFA, não será assim: o sorteio dos quartos-de-final será realizado às 11h00 de 20 de Março, sendo o alinhamento das meias-finais sorteado a 24 de Abril, também às 11h00.

Pode ver aqui: http://pt.uefa.com/uefachampionsleague/season=2015/draws/round=2000549/index.html

Não me surpreende, em momento algum, que os senhores do diário que referiu não saibam do que estão a falar: é a força do hábito.

Cumprimentos,
JRV

Miguel Batista disse...

http://www.uefa.com/uefachampionsleague/season=2015/draws/round=2000550/index.html

Caro Cirilo,

Confirmei agora no site da Uefa que o sorteio dos quartos será a 20 de Março, conforme pode confirmar no link. É triste a comunicação social que temos.

Cumprimentos

luis cirilo disse...

Caros JRV e Miguel Batista:
Obrigado pelos esclarecimentos. Realmente não se pode mesmo acreditar em tudo que se lê.