segunda-feira, fevereiro 02, 2015

Sugestão de Leitura

Sou, já o referi aqui várias vezes, um entusiasta por biografias de personalidades que fizeram história e contribuíram para a História.
Politicos, militares, cientistas, escritores, artistas e por aí fora.
Já li muitas, tantas que lhe perdi a conta.
Mas poucas, muito poucas , tão fascinantes como esta de Steve Jobs escrita por Walter Isaac em 2011 e já reeditada por várias vezes.
E esta é fascinante quer pelo estilo de escrita do autor e da abordagem que faz ao que foi a vida prematuramente terminada de um génio dos tempos modernos quer ,essencialmente, pela personalidade e obra do biografado.
Fundador da Apple Jobs foi, mais do que um empresário de sucesso, um visionário com uma influência decisiva num enorme conjunto de de industrias que vão dos computadores pessoais, ao cinema de animação,passando pela música, pelos telemóveis, pelos tabletes ou pela computação digital.
E o autor faz uma descrição magistral do que foi a influência de Steve Jobs em todas essas áreas, da sua rivalidade com Bill Gates, de uma personalidade genial mas extremamente complexa.
Uma biografia verdadeiramente fascinante em 708 páginas que se leêm com um enorme prazer.
Depois Falamos

2 comentários:

Raquel disse...

Concordo consigo. Ao início custou pegar-me neste livro pelo seu volume mas li com uma enorme satisfação. São 708 páginas cheias de inspiração. À altura de Steve Jobs!

luis cirilo disse...

Cara Raquel:
Tem toda a razão. É uma biografia à altura do biografado. E embora seja extenso lê-se num instante. Confesso que quando pego em biografias desta dimensão interrogo-me sempre se conseguirei manter um interesse constante ao longo do livro. Lembro-me,por exemplo, de uma biografia de Mao Tse Tung que me custou imenso a acabar. Este não. Li-o num instante