sábado, fevereiro 21, 2015

O Nosso 14

Não há muito mais a adiantar, depois do que escrevi na análise do jogo, sobre o conjunto de equívocos que terão impedido o Vitória de sair de Paços de Ferreira com um triunfo que esteve ao seu alcance e que não chocaria com a verdade dos 90 minutos.
O plantel está mais fraco, já o sabemos, mas mesmo assim o conjunto de soluções ao dispor de Rui Vitória permitem mais do que aquilo que a equipa tem dado.
"Bastará" apostar nos jogadores "certos".
Individualmente:
Assis: Não teve uma noite feliz. O primeiro golo é muito de sua responsabilidade, não por ter escorregado mas porque a saída pareceu precipitada, e no segundo desfez bem o cruzamento mas não teve sorte no ressalto da bola. No resto teve a segurança habitual.
Bruno Gaspar: Um jogo de grande coragem e espírito de sacrifício. Diminuído desde os primeiros minutos por uma lesão no ombro fez das tripas coração e nunca fraquejou.
Josué: Uma exibição com grande sentido prático e sem complicar. No primeiro golo parecia estar em condições de neutralizar a jogada mas a saída precipitada de Assis consumou o evitável.
João Afonso: Já escrevi anteriormente que me parece num momento menos bom de forma. O lance nos instantes iniciais apenas o confirmou. Depois recompôs-se e não comprometeu. Mas aquele centro da defesa está a "pedir" alguma experiência.
Breno: Cumpriu sem comprometer. Continua o processo de adaptação.
Bouba: Lutou muito sem regatear esforços. Não se lhe podia pedir mais neste jogo mas ele ainda fez um golo pleno de oportunidade.
André: Um "mouro" de trabalho no meio campo e o regresso aos golos convertendo um penalti.
Bernard: O estado do relvado não indiciava um jogo muito propício para as suas caracteristicas. Não foi! Substituído sem surpresa.
Otávio: Titular surpresa em nada justificou a escolha. Como ele temos vários na equipa B. E se considerarmos que a sua titularidade significou a ida de Alex para o banco a surpresa ainda é maior.
Ivo Rodrigues: Outra titularidade surpreendente e outra exibição longe de preencher os padrões mínimos para quem é considerado reforço.
Tomané: O melhor vitoriano na noite de ontem. Lutador, generoso, foi uma dor de cabeça para a defensiva pacense. Merecia o golo.
Cafu: primeira opção de RV a sua entrada revelou-se acertada pela capacidade de luta que deu à equipa e pela forma como contagia os colegas com a garra que põe em todas as jogadas.
Sami: Entrou a substituir Ivo e pode dizer-se que não estranhou o relvado alagado, as más condições atmosféricas, nem a impossibilidade de jogar futebol de boa qualidade. Exibição ao nível das protagonizadas nas duas jornadas anteriores. Não esteve lá!
Valente: Esperava-se que fosse titular até porque as más condições do relvado apontavam para um futebol mais directo e aí a sua "ratice" na área podia ser decisiva. Foi ultima opção mas ainda "agitou" o jogo com o seu inconformismo sem que,contudo, tivesse oportunidade de visar a baliza.
Douglas, Moreno, Zitouni e Alex não foram utilizados.
Cinco jornadas da segunda volta e apenas três pontos em quinze possíveis são um alerta poderoso para a necessidade de mudar algumas coisas na equipa e na forma de jogar.
E uma delas será avaliar, com profundidade, se os três emprestados do FCP estão a dar ao plantel aquilo que seria legitimo esperar ou se pelo contrário apenas estão a minar a coesão do balneário pelo privilégio de "chegarem, verem e ...jogarem".
É que até ao momento nenhum deles mostrou o rendimento exigível a quem quer ser titular da equipa A do Vitória.
E todos três já o foram.
Depois Falamos

17 comentários:

cards disse...

Caro Luís Cirilo.

Em primeiro lugar permita-me felicitar o seu vitória pela vitória contra o Benfica no basquetebol. Hoje estivemos abaixo do que podemos render o o vitória esteve bem.

Em relaçäo aos emprestados pelo porto já pensou que o facto de eles jogarem deve ser uma imposição do porto?

luis cirilo disse...

Caro cards:
Claro...quando o SLB perde é porque esteve abaixo do normal. Mérito do adversário é coisa muito relativa. A verdade é,felizmente,outra. O Vitória jogou muito melhor e ganhou com todo a justiça. Quanto aos jogadores do Porto não sei em que condições estão no Vitória. Sei que não justificaram,até agora, o epiteto de reforços.

Anónimo disse...

Já vai a 6, Cirilo?

cards disse...

Caro Luis cirilo, releia a minha segunda frase 'Hoje estivemos abaixo do que podemos render e o vitória esteve bem', em nenhum momento faltei ao respeito ao vitória pois escrevi que estiveram bem.
Quanto ao facto do benfica ter estado abaixo do normal é verdade pois foi o jogo em que menos pontos marcou esta época, incluindo jogos da euro challange, e foi o jogo do campeonato onde sofreu mais pontos na primeira parte. Portanto o que eu escrevi está certo uma equipa que esteve abaixo do que pode render e outra esteve bem.
Na primeira volta ganhamos por 20 e tal pontos porque estivemos bem e o vitória abaixo do que pode render. não contesto a vitória do vitória pois ela foi evidente jogou melhor e venceu com mérito.

luis cirilo disse...

Caro cards:
O que importa é que os nossos clubes estão a disputar o titulo. E espero que o Vitória o ganhe

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Não percebi

José Duarte disse...

Caro Luis Cirilo. Percebi o comentário do Anónimo que perguntou: "Já vai a 6?". Quis dizer que o Vitória já vai a 6 pontos do Braga.
A mim, tanto me faz que vamos a 6 como a 15, o que é preciso é segurar o 5º. lugar... e também pugnar para que na final da Taça de Portugal o Braga alinhe contra o Sporting de Lisboa - no caso de cairmos para o 6º. lugar da classificação geral.
De resto, a "gracinha" do anónimo vai ao encontro do reparo que um dia Jesualdo (então treinador arsenalista)fez:"É preciso acabar com a ideia dos adeptos que se comprazem só com o facto de ficarmos um lugar acima do rival de Guimarães".

cards disse...

Caro Luis Cirilo,

Sim, o mais importante é o facto dos nosso clubes estarem a disputar o título.
certamente deverão ser os finalistas e aí o Benfica é favorito pois em Teoria ninguém em portugal vence três jogos ao Benfica num play-off.
É mais fácil o Benfica perder um jogo numa final da António Pratas, Supertaça, Taça Hugo dos Santos, Ou Taça de Potugal do que uma final de play-off pois num jogo tudo pode acontecer.
O importante é o Benfica aprender com o jogo de ontem para que conquiste o tetra campeonato como eu espero.

Anónimo disse...

José Duarte,

Quando o "rival de Guimarães" ocupa o último lugar europeu e quando o objectivo da época do SC Braga é precisamente o regresso às competições europeias, é perfeitamente natural que os adeptos arsenalistas estejam felizes por abrirem um fosso de 6 pontos para o "rival de Guimarães". Ou não? Até porque o 4º classificado entra directamente no playoff da Liga Europa, saltando a 3ª pré-eliminatória, que o 5º terá de jogar. E ainda há a Taça de Portugal que pode baralhar estas contas todas...

Mais do resto, há muito que o ponto de referência dos adeptos do SC Braga é o Sp. Lisboa. E houve anos (recentes) em que mesmo esses não serviam de ponto de referência, tal a vantagem pontual conseguida para eles.

Mr.Karvalhovsky disse...

O Douglas é melhor do que o Assis.
Este em pequenos pormenores tira-nos pontos.
Enquanto que o Douglas, em pequenos pormenores dava-nos pontos.
Uma pequena diferença...
O Rui Vitória está a ser teimoso. Para prejuízo do nosso Vitória!

Quanto ao início de 2ª volta péssimo, obviamente que a ausência de um jogador como o Hernâni não é indiferente.
Nem a entrada destes novos "reforços"...

Por este andar, daqui a pouco vemos a Europa por um canudo!

luis cirilo disse...

Caro José Duarte:
Deve ter sido isso. O meu "Google Tradutor" é que está com algumas dificuldades em traduzir de certas linguas para português!
Claro que o essencial é ficarmos num lugar que dê acesso à Liga Europa mas também acho que no actual quadro do nosso futebol a nossa "obrigação" é ficarmos pelo menos no quarto lugar. Um "sonho" que Janeiro parece ter desfeito.
Caro cards:
A ver vamos. Espero que o Vitória ganhe o titulo. Será um enorme favôr ao basquetebol e ao próprio desporto português. Porque significará o triunfo do desporto sobre o dinheiro obsceno.
Caro Anónimo:
Que os arsenalistas (nem nos cognomes conseguem ser originais) estejam felizes eu compreendo. Quanto ao terem o SCP como referência é bom que não esqueçam a visita guiada que Godinho Lopes fez a António Salvador na sala de troféus do Sporting...Só para lhe dar a noção das realidades.
Caro Mr Karvalhovsky:
Infelizmente, por força do desastrado mercado de Janeiro,em vez de olharmos para cima com ambição estamos a olhar para baixo com preocupação.
Quanto ás teimosias de RV fosse só essa(e eu nem acho que seja teimosia mas sim um critério que se tem revelado correcto) que refere e estaríamos despreocupados.

cards disse...

caro luis Cirilo, eu espero que o vencedor seja novamente o Benfica pois é um clube com muita tradição no basquetebol. Espero que o vencedor seja um campeão justo que seja a melhor equipa.

PS. O nosso orçamento apesar de see o mais alto da liga está longe de ser milionário.

luis cirilo disse...

Caro cards:
A competitividade e o interesse de qualquer modalidade alimentam-se com a alternância de campeões e não com a vitória sempre do mesmo. Porque por este caminho qualquer dia o SLB joga sozinho.
Quanto ao orçamento se acha que 1,5 milhões (dez vezes mais que o orçamento do 2º classificado) não é um orçamento milionário numa modalidade sem receitas então não sei o que seja para si um orçamento milionário

Anónimo disse...

Caro Gonçalo Campos,

Com esta direcção não vamos lá. Se ainda fosse como em alguns países sul americanos que têm um campeonato na 1ª volta e outro na 2ª, ainda seria possível sonhar com qualquer coisa até Dezembro, mas a partir daí a desgraça é garantida. Quando vejo o Sami de Rei ao peito, até fico com náuseas...

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Não vi neste post nenhum comentário assinado por um Gonçalo Campos e por isso não sei a quem se dirige. Deve ter sido lapso.
Quanto ao resto acho que tem razão. Porque para nós , nos ultimos anos, primeira e segunda volta tem sido coisas bem diferentes

Anónimo disse...

Tem razão Cirilo, às vezes baralho-me com os nomes.

Quanto à questão de seguir o modelo sul americano, teria outro problema: na 2ª volta provavelmente desceríamos de divisão...

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Sim corríamos esse risco.
Mais vale a Liga continuar assim