segunda-feira, fevereiro 09, 2015

O Nosso 14

Fala-se de falta de eficácia mas como pode haver eficácia se não se criam oportunidades de golo?
Fala-se da ainda insuficiente adaptação dos contratados de fim de Janeiro mas então porque são postos a jogar?
Fala-se (hoje em dia no Vitória qualquer um fala do futebol...)que depois do fecho de mercado temos mais e melhores opções mas é mentira.
Mais opções temos porque a contratar à dúzia era impossível não ter.
Mas melhores é evidente que não.
Porque Hernâni e Traoré não foram devidamente substituídos e porque na dúzia de contratações apenas Valente é claro reforço. Nos restantes há um ou outro que podem vir a ser mas a maioria nunca o será por razões tão diversas quanto evidentes.
E por isso Janeiro significou um enfraquecimento qualitativo do plantel.
Bem evidente no facto de nos três primeiros jogos da primeira volta termos ganho convincentemente a Gil Vicente, Penafiel e Belenenses fazendo nove pontos e agora na segunda volta não termos  ganho a nenhum dos três e termos feito apenas dois pontos.
Individualmente:
Assis: Sem culpa no golo ainda terá evitado males maiores com saídas oportunas a jogar com os pés. A quebra da equipa em nada passa por ele. Pelo contrário ainda tem ajudado a evitar que ela se torne mais evidente.
Bruno Gaspar: Começou bem mas depois apagou-se. Exibição discreta.
Josué: Dos mais inconformados a defender e a atacar. Teve uma boa oportunidade de golo mas a bola saiu por cima da barra. Dos melhores na tarde de ontem.
João Afonso: Rui Fonte causou-lhe problemas de que o lance do golo é o melhor exemplo. Uma exibição assim assim.
Breno: Tem bons pés, alguma qualidade e estou certo que se continuar a evoluir atingirá certamente o nível de Luís Rocha. Para já muito aquém.
Bouba: Um regresso discreto e mostrando algumas limitações físicas como no lance do golo. Neste jogo a sua titularidade em detrimento de Cafu nada trouxe de proveitoso.
André: Uma tarde infeliz pese embora o inconformismo de sempre. Um penalti falhado e um amarelo que o deixa de fora da ida ao "Dragão".
Bernard: Exibição muito discreta. Nunca foi a "gazua" de que a equipa precisava.
Sami: Numa semana passou de suplente do Braga a titular do Vitória. Percebeu-se melhor a primeira condição do que a segunda. A saída pecou por tardia.
Valente: O mais inconformado de todos e a melhor exibição individual do Vitória. Lutou,persistiu,teimou, procurou terrenos que nem são os melhores para as suas caracteristicas mas a "muralha" em torno dele foi mais forte.
Alex: Dos mais esclarecidos da equipa e aquele que melhor estava a "pensar" o seu futebol. A sua saída foi surpreendente.
Álvez: Das opções de Rui Vitória foi o único que trouxe alguma coisa à equipa. Garra, combatividade, "fome " de bola. Sem oportunidades de visar a baliza.
Otávio: De suplente do Porto B a opção no Vitória A em apenas uma semana. Sem se perceber porquê.
Ivo Rodrigues: Ultima opção utilizada procurou entendimentos com Valente e Álvez mas sem sucesso.
Não foram utilizados Douglas, Moreno, Cafu e Tomané
Duas notas finais.
Uma para a ausência de Gui dos dezoito escalados. Não sou um entusiasta deste jogador a quem reconheço talento mas acho ainda algo inexperiente para a equipa A. Mas depois do jogo de 4ª feira e do grande golo que marcou (contra este adversário) talvez não merecesse ficar de fora dos 18.
A outra para a nossa equipa B.
Que está a fazer um excelente campeonato, já garantiu a manutenção e é a equipa mais goleadora da segunda liga com 50 golos marcados em 26 jogos.
Como se sentirão os seus jogadores (especialmente Areias, Luís Rocha, João Pedro, Fábio Vieira, etc) ao verem colegas vindos do Porto B , pior classificado que o Vitória B, entrarem directamente nas opções de Rui Vitória ao fim de quatro dias no clube enquanto eles continuam à espera da sua hora?
Há gestões, e não só desportivas, cada vez mais difíceis de entender...
Depois Falamos

11 comentários:

Miguel Batista disse...

Sr. Cirilo,

Dá-me a sensaçao que o Vitória é a sua grande paixão e que vibra com o clube como poucos. Então permita-me que lhe pergunte. Porque não se candidata à presidência do clube? Esta é uma pergunta sem qualquer maldade e apenas responda se achar que o deve fazer.

Cumprimentos,

Miguel Batista

Carlos Silva disse...

Parabéns, mais uma vez excelente análise, referência especial para as "duas notas finais".
Um aparte; o repetitivo discurso do técnico RV, já enerva.

Anónimo disse...

Ja todos nos habituamos as suas fantasticas analises e na linha do sr Miguel Batista porque nao se candidatou? Ou melhor, qual a razao de nunca ter aparecido um candidato uniclubistico que tenha no Vitoria a sua unica paixao?!

Cumprimentos

Gabriel

JRV disse...

Já apareceu e teve o resultado que se sabe... Por estranho que possa parecer, ser Vitoriano não é sequer um requisito relevante para alguém ser efeito presidente deste clube. A realidade testemunha isso mesmo.

Há alguns que clamam pela mudança mas, na altura da verdade e demonstrando a sua costumeira ignorância, votam nos do costume, pelos mesmos motivos de sempre. Os mesmos motivos que levaram a maioria a entregar o clube de forma irreversível, em troca de nada.

Enquanto esta acefalia democrática prevalecer, o caminho será este e os erros serão sempre os mesmos. Como diz o outro: estudassem!

luis cirilo disse...

Caro Miguel Batista:
Respondo com todo o gosto. Uma candidatura a presidente do Vitória depende de vários factores. Um deles a disponibilidade para isso.
Em 2012 tinha essa disponibilidade e estive para ser candidato tendo posteriormente decidido unir a minha candidatura à do eng. Júlio Mendes por razões sobejamente conhecidas.
Em 2015 não tenho essa disponibilidade.
No futuro ...veremos.
Caro Carlos Silva:
Obrigado pelas suas palavras. Quanto ao discurso de RV acredito que ele por vezes já nem sabe o que dizer para justificar factos que são injustificáveis.
Caro Gabriel:
Felizmente o Vitória nos seus 92 anos de História já teve muitos grande vitorianos como presidentes. E todos eles era apenas e só vitorianos. Acredito que o sucesso do nosso clube depende de muita coisa e também disso.
Caro JRV:
Efectivamente ser vitoriano convicto devia ser condição primeira para se poder ser presidente deste clube. Infelizmente na ultima década fizeram-se algumas "cedências" nessa matéria.
De resto, e com o à vontade de ter integrado listas nas duas ultimas eleições, a verdade é que os sócios apenas podem votar em quem se candidata. E acredito que muitos votarão mais no que consideram "mal menor" do que naquilo em que gostariam de votar de forma convicta.

Luis Costa disse...

Meu caro

Mesmo não se criando oportunidades de golo, quem fala na falta de eficácia, é o manager/ treinador/ escritor RV ( para ele as oportunidades de golo devem ser os cantos )
Quem diz que ainda não estão adaptados (até os chama de corpos estranhos), mas os convoca e coloca a jogar em detrimentos dos que cá estavam é o manager/ treinador/ escritor RV
E quem disse que ficamos com melhores opçoes e mais apetrechachados para o resto do campeonato . . . também foi o manager/ treinador/ escritor RV
O principal responsavel por não conseguirmos ganhar aos 2 ultimos classificados do campeonato, com exibiçoes totalmente ridiculas é o manager/ treinador/ escritor RV
Quem decidiu utilizar os 6 emprestados contra o Belenses foi o manager/ treinador/ escritor RV (e aqui relembro as vezes em que ele dizia que nós eramos “pioneiros” a apostar na formaçao e um exemplo a seguir pelos outros clubes)
E poderia continuar . . . mas acho que já dá para perceber que quase todos os caminhos vão dar ao mui competente manager/ treinador/ escritor RV

luis cirilo disse...

Caro Luís Costa:
Percebo o seu ponto de vista e estou de acordo com algumas coisas que refere. Só não sei até que ponto estará RV, uma vez mais, a assumir responsabilidades que não são dele. Nomeadamente nas condições em que vieram emprestados jogadores do Porto

Luis Costa disse...

Meu caro

Até prova em contrário a responsabilidade técnica é dele.

Se alguém o "obriga" a utilizar certos jogadores, deveria denunciar sem qualquer problema.

luis cirilo disse...

Caro Luis Costa.
Se assim for ele só tem duas hipóteses:
Ou aceita a imposição ou demite-se.
Não há mais nenhuma

Anónimo disse...

Que m*rda é esta de Sami e Octávio? Fizeram algum jogo na primeira metade da época? Como na Segunda Liga apenas sigo a nossa equipa B, não queria falar muito do Octávio, mas esse Sami terá feito 90 minutos pelos vizinhos? Marcou algum golo? Foi convocado para quantos jogos? Chega aqui e é titular? Ou o RV está completamente perdido da vida dele, ou está a sofrer pressões externas para constituir a equipa. Se for esse o caso, peço-lhe que apresente a demissão numa conferência de imprensa e que exponha sem medos as razões para o fazer. Só assim podemos devolver o Vitória aos Vitorianos e deixar de ser um satélite dos corruptos...

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
O Otávio fez seis jogos pela equipa b do Porto sem qualquer destaque. O Sami raramente passou do banco do Braga. Creio que a forma como eles e o Ivo foram imediatamente utilizados foi um erro de gestão. No minímo.
A partir daí já não sei. Custa-me a crer que RV permitisse que outros fizessem a equipa por ele