sábado, fevereiro 14, 2015

O Nosso 14

Este intróito vale para todas as apreciações que  faça aos jogos do Vitória até final da presente época pelo que não voltarei a repeti-lo.
E nele tenho de dizer, em coerência com o que tenho escrito no ultimo mês e meio, que a reabertura do mercado significou um claro enfraquecimento qualitativo da equipa do Vitória cujas consequências só mais para diante será possível conhecer.
Transformou-se uma equipa claramente candidata ao terceiro lugar numa equipa que provavelmente terá de defender o quinto, com unhas e dentes, para não ficar arredada da Europa na próxima época.
Se é verdade que contratando á dúzia se derem mais opções(?) ao treinador é igualmente verdade que dessas opções(?) se aproveita um (Valente) porque todos os outros, sem excepção, são inferiores aos que já cá tínhamos mesmo depois da "sangria" verificada.
Ou seja mais jogadores e pior plantel!
Saíram titulares indiscutiveis como Hernâni, Traoré e Defendi (até se lesionar em Outubro), jogadores que tinham claramente lugar neste plantel (então agora...) como Crivellaro, Barrientos e Amorim e os que entraram não os substituem nem de perto nem de longe.
Já só se engana quem quiser enganar-se.
Quanto ao jogo de ontem as exibições individuais:
Assis: Mais uma bela exibição transmitindo segurança e alardeando classe. Sem culpas no golo ainda evitou outros quer com defesas de difícil execução quer saindo primorosamente da baliza para jogando com os pés efectuar cortes preciosos. Ele e Douglas formam uma das melhores duplas de guarda redes da Liga. Tivessem outros sectores da equipa esta qualidade.
Bruno Gaspar: O Porto tem os melhores extremos do nosso campeonato, Agora reforçados com Hernâni.Por isso qualquer lateral tem vida difícil perante a equipa portista. Ganhou e perdeu lances mas em termos ofensivos,uma das suas melhores caracteristicas, pouco se viu. Compreende-se.
Josué: "Capitão", por ausência de André, "vestiu" bem a pele e foi sempre dos mais inconformados procurando sacudir a pressão do Porto no primeiro período. Partilha com João Afonso a responsabilidade nalguns lances perigosos no coração da área.
João Afonso: "Tremeu" em algumas jogadas face à qualidade de jogadores como Jackson, Quaresma e Oliver o que o levou a lances que nele são pouco habituais. Parece num momento menos bom.
Breno:O mesmo que se disse em relação a Bruno Gaspar. Com a agravante de ter menos experiência o que se traduziu em maiores dificuldades face a Quaresma, Danilo e o outros que lhe apareceram.
Bouba:Ainda longe da forma que patenteava antes da lesão. Jogo muito discreto. Bem substituído.
Cafu: Formou com Assis a dupla de melhores jogadores vitorianos. Uma exibição cheia de "alma", de garra sem se intimidar pelo adversário (bem pelo contrário...) ou pelo ambiente. Na primeira parte fez o unico remate vitoriano desse período. A camisola 26, outrora de Flávio Meireles, assenta-lhe que nem uma luva. Tal como o ex capitão e actual director joga com amor ao clube.
Bernard: Parece em subida de forma. Na primeira parte não se viu, como quase todos, mas na segunda já teve jogadas ao seu nível vendo-se alvo de sucessivas faltas para o travarem. E como esta equipa precisa de um "grande" Bernard depois da sangria de que foi alvo.
Sami: Sempre respeito, e respeitarei, todos aqueles que vestem a nossa camisola independentemente da sua qualidade futebolistica. Mas durante o tempo que esteve em campo (que é bem diferente de estar em jogo !) confesso que me interroguei sobre se o seu nome não devia ser...Sumi! É que ninguém o viu.
Alvez: O mais inconformado dos avançados vitorianos fartou-se de lutar com os centrais do Porto e ainda teve tempo para ajudar em lances defensivos. Num deles de forma providencial. A rematar é que não teve grande hipóteses. Apenas um remate sem grandes problema para Fabiano.
Alex: Todos os treinadores gostam de jogadores assim, Bons tecnicamente, disciplinados tacticamente e capazes de fazerem vários lugares. Não teve grandes oportunidades para brilhar ofensivamente mas a defender foi um bom apoio para os laterais.
Gui: Primeira opção de Rui Vitória voltou a provar que ainda está "verde" para estas andanças. Teve, no tempo de descontos, a melhor oportunidade do Vitória em todo o jogo mas passou a bola ao guarda redes!
Zitouni: Percebeu-se a intenção. Melhorar a posse e circulação de bola. E teve algum efeito porque com ele em campo o Vitória equilibrou as operações a meio campo. É um jovem talentoso que tem feito por merecer as oportunidades.
Tomané: Entrou com 82 minutos de atraso e pouco tempo teve para participar no jogo. É difícil de perceber como fica no banco para Sami ser titular ou Gui primeira opção.
Douglas, Moreno, Otávio e Valente não foram utilizados.
Da equipa que começou a época, por razões várias,restavam no onze titular no "dragão"   Cafu, Bernard e Alex.
Não há milagres!
Por muito que este ou aquele nos queiram convencer que depois de Janeiro temos chuva no nabal e sol na eira!
Depois Falamos.

6 comentários:

Anónimo disse...

Ora bem, começo por dizer que fazer de Defendi (que não joga há 4 meses) titular indiscutível é anedota. Dizer que Barrientos e Amorim tinham sequer lugar no plantel roça a comédia !!
Quanto aos jogadores, Bouba foi dos melhores, com ele em campo há respeito e autoridade no meio campo. Sami nem deveria ter vindo muito menos ter jogado ! Gui entrou muito bem e merecia ter sido ele o titular em lugar do Sami.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Vejo que denota dificuldade de compreensão até de frases de simples entendimento.
Azar o seu.

Anónimo disse...

Excelente análise como é habitual na sua rubrica. Eu acho que Alex é atualmente um dos melhores jogadores do Vitória. É um jogador 'à Vitória'! Joga sempre bem. Cafú é um jogador de qualidade. Quase uma referência quando joga. A bola passa-lhe quase sempre pelos pés em jogadas de boa qualidade. Nassim deveria ter mais oportunidades. Mostra qualidade mas não lhe dão tempo de jogo. Gostava também de ver os emprestados do Porto a jogar no dragão com a mesma garra com que jogaram no D Afonso Henriques...

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Ainda há uma série de jogadores talentosos no plantel. E acredito que se forem devidamente aproveitados ainda podemos conseguir o apuramento europeu.
Quanto aos emprestados tem de lutar pelos lugares como todos os outros. Nomeadamente na equipa B porque não são melhores que os que lá estão.

José Duarte disse...

Uma análise à bom vitoriano que é, senhor Cirilo. Podia ter sido mais contundente sobre a prestação de Samy, mas não foi. Entendo bem que preserva o respeito pela camisola que qualquer manco veste; porém, se o treinador insistir em dar-lhe um lugar na primeira equipa, vamos ter razão para suspeitar do acordo que o nosso Vitória fez com o Porto.
Perdemos bem, na sexta-feira. Perdemos com honra. Nem sei o que seria se não tivéssemos vendido o Hernâni e se o André André estivesse "livre" para defrontar o clube que, entretanto, também já o "apalavrou".
É ingrato amar o clube da nossa terra quando se prostitui para sobreviver, depois da desgraça em que o "Milo" o deixou.
Hoje, depois da segunda parte do jogo com o Porto, estou um pouco recuperado quanto à confiança no Vitória. Nada está perdido. Só é preciso dar lugar na equipa aos melhores, repudiando os "ajustes" de contas nas vendas com a inclusão dos "chouriços" pela transacção.
Sexta-feira, vamos ganhar: Assis, Bruno Gaspar, João Afonso, Josué,Luís Rocha,Saré, André André, Bernard, Alex, Alvez e Tomané.
E mai' nada!!!

luis cirilo disse...

Caro José Duarte:
Com a equipa que "propõe" acredito que podemos ganhar.
Quanto ao resto partilho da sua tristeza por estarmos a ir por um caminho que não é o nosso e sem qualquer necessidade de o fazermos.