terça-feira, fevereiro 03, 2015

O Negócio Hernâni

Antes de mais ressalvo que o que adiante se escreve é baseado no que se sabe via comunicação social quer quanto a valores quer quanto ás condições do empréstimo de três jogadores do Porto.
Sabia-se, porque há meses que a SAD os tinha posto no mercado, que nesta janela de transferências o Vitória iria perder jogadores do seu plantel com o costumeiro argumento das necessidades  que obrigavam a encaixes financeiros extraordinários a meio da época.
Não se sabia era quais.
Calhou a "sorte" a Traoré e Hernâni.
Do primeiro já se falou. Do segundo fala-se agora.
A transferência de Hernâni pode ser avaliada sobre três prismas: desportivo,financeiro e "contrapartidas".
Em termos desportivos é uma perda irremediável.
Não há no actual plantel ( e muito menos nos recém chegados) quem possa ter a importância que Hernâni tinha nas manobras ofensivas da equipa pelas quais era responsável para aí em 80% dos lances .
Cruzamentos,assistências, golos, penaltis e livres em zonas perigosas, amarelos e vermelhos "sacados" a adversários, em tudo isso Hernâni era um jogador decisivo e insubstituível no actual grupo de trabalho.
É um dos melhores extremos portugueses e deixa uma lacuna importante no Vitória.
Em termos financeiros o panorama parece-me menos desagradável se os números avançados foram correctos.
É evidente que 4 milhões por Hernâni, português e europeu, avançado com caracteristicas de velocidade e criatividade que vão rareando é um valor ridículo se comparado com o que ainda agora o Benfica recebeu por Bernardo Silva e o Porto pagou por "craques" como Reyes por exemplo.
Mas se o jogador tinha uma clausula de 5 milhões (é o que diz a imprensa) e o Vitória ainda ficou com 20% do passe (é o que diz a imprensa)recebendo os tais 4 milhões (é o que diz a imprensa e alguma até fala de 4,5 milhões)há que reconhecer que financeiramente é bom negócio.
Pode considerar-se a clausula baixa (e é) mas há que levar em conta que provavelmente foi a condição para que fosse possível ter renovado o contrato.
Em termos de contrapartidas é que me parecem inaceitáveis.
Receber jogadores emprestados vai completamente contra a filosofia do projecto desportivo assente na formação e no futebolista português,
Recebê-los por seis meses (é o que a imprensa diz) não faz qualquer sentido.
Não serve os interesses do Vitória.
Tapa os espaços de progressão aos nossos jovens da equipa B e na prática significa andarmos a trabalhar para os outros sem qualquer proveito para nós.
Com a agravante de os jogadores que vem emprestados terem uma certa propensão para lesões e constipações quando se aproximam os jogos com quem os empresta!
Depois há uma questão de memória.
Para quem a tem.
Faz agora um ano o Porto, sem qualquer necessidade, fez-nos uma "partida" muito feia ao chegar ao ultimo dia de mercado e mandar regressar Abdoulaye ao "dragão" numa altura em que o Vitória já não tinha tempo de ir ao mercado arranjar uma alternativa.
Faltaram-nos ao respeito.
E isso, por si só, devia ser motivo mais que suficiente para nunca mais aceitarmos empréstimos desse clube.
Queriam Hernâni?
Pagavam a clausula pela totalidade e  iam emprestar jogadores a clubes que tenham vocação para serem seus "satélites" e aceitam tudo que o FCP lhes quer impor.
Foi uma má decisão, a todos os níveis, aceitar jogadores emprestados neste negócio.
Especialmente quando um deles já vem com um registo disciplinar pouco recomendável.
Em conclusão:
Face ao que se sabe o negócio é desportivamente mau, financeiramente bom e em termos de contrapartidas deplorável.
Depois Falamos

35 comentários:

luso disse...

já li em qualquer lado e estou de acordo que os emprestados tenham sido uma imposição do Porto e não uma contrapartida do interesse do Vitória

Anónimo disse...

Concordo plenamente.
Se bem que alguma imprensa fala que o Sami pode ser uma transferência definitiva mas apenas no final da época.
Não vejo o porquê das cedências de Otávio e Ivo ( apesar de reconhecer as suas qualidades), até porque como se viu este último fim de semana no jogo da equipa B o Fábio Viera já á muito que reclama uma oportunidade na equipa principal. Alexandre Silva (17 anos) a mesma coisa.

Não sou apologista de empréstimos mas V amos esperar para ver.

Mendes

Luis Costa disse...

E agora vem a pior parte

É que o negócio financeiramente também não é o que a imprensa diz.

No sitio do fpc tem a seguinte comunicação, num texto intitulado "A raposa e as Uvas"

"É fácil desprezar aquilo que não se pode obter, diz a moral da fábula “a raposa e as uvas”. Como não conseguia alcançar o convidativo cacho de uvas que pendia de uma videira a raposa preferiu diminuí-las, dizendo que estavam verdes, que não prestavam.

Foi precisamente isso que fizeram o jornais “A Bola” e “Record”, que inflacionaram, o primeiro para 4,5 milhões, o segundo para 4 milhões, o valor de aquisição dos direitos desportivos e económicos do jogador Hernâni.

Como a maior revelação da primeira metade da Liga não quis assinar pelos clubes predilectos destes dois jornais então diz-se que foi caro, muito caro.

A transferência de Hernâni foi acordada entre atleta, FC Porto e Vitória Sport Clube e, como acontece em qualquer negociação que chega a bom porto, deixou as três partes satisfeitas. Em devido tempo, cumprindo com as obrigações para com o mercado, a FC Porto Futebol SAD divulgará os seus relatórios e contas e nessa altura veremos a dimensão destas mentiras."

Anónimo disse...

Sobre este dois novos reforços "emprestados", falarei depois de os ver a jogar com as sobras do plantel.
Para já tenho a dizer o seguinte:

Isto não se faz, Sr. Luís Cirilo. É uma filha da putice, ou para bom entendedor, uma canalhice de todo o tamanho! O maior receio acabou de se confirmar com a saída do nosso número 7, o Hernani. Deixa-se o pior para o fim para não haver tempo sequer de discutir ou reagir como deve ser. É este o respeito que os adeptos e sócios merecem?
Só para ter uma ideia daquilo que sinto neste momento, depois de uma noite às voltas, ocorre-me a saída de Paulinho Cascavel há mais de 20 anos. Foi como se estivéssemos este tempo todo a foder uma gaja boa e de repente nos pusessem à frente um cepo com dois buracos feitos por pica-pau. Não há piroca que aguente!
É ainda pior porque tínhamos aqui no Vitória a maior revelação de sempre: uma espécie de cruzamento entre Thierry Henry e Nany, com o desejo de ser Ronaldo e penteado à Pogba, mas acabou por ser tempo perdido! O miúdo podia ter saído daqui com uma estátua se tivesse tido paciência. Temos agora os nossos sonhos destroçados. Como sempre acontece quando vêm parar ao Vitória cagalhotos de Midas.
Independentemente daquilo que o Clube das Antas representa para muitos vitorianos, que para mim é zero, estes negócios têm dedo político e uma pressa invulgar. Desde que o Vitória se "africanizou" adopta políticas contrárias à valorização de recursos. Foi assim com Bebé que nem tocou na bola. Esta época coube a Hernâni dar-nos a conhecer um cheirinho do que é ser campeão durante a primeira volta e depois decide-se afundar a equipa porque a meio da época, em nome da capitalização urgente dos melhores ativos, opta-se jogar pelo seguro. Não se arrisca com medo da desvalorização de contratos que o Porto aproveitou e chama-lhe um figo. O que para mim é medo de arriscar para outros será cobardia? O Sr. Luís Cirilo lembra-se daqueles espetáculos engraçadinhos de encher o olho a plateias nas paredes do Toural no âmbito do programa Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012? É esse eco que se passa no Vitória. O Hernâni foi um Espetáculo engraçadinho que passou pelo Vitória, encheu o olho e que no fim de contas nem se valorizou por um terço do valor. Ser-se adepto do Vitória sempre foi sofrer em silêncio, engolir em seco e trabalhar para os outros colherem os melhores prémios. Não há respeito por quem ambiciona sempre mais para o VSC.
Já que estamos numa maré de baralhar e começar de novo, como é nosssa sina, o Clube da Antas bem podia levar, pagando o mesmo preço, o André André, visto que não tem ninguém melhor do que ele naquela posição, e levava também o Rui Vitória que é melhor treinador que o Lopetegui, Marco Silva e Sérgio Conceição juntos. Não me admirava nada que este projeto de treinador espanhol chamado Lopetegui, um dos piores treinadores estrangeiros que passou por Portugal nos últimos tempos, pusesse o Hernâni a jogar na equipa B para ganhar traquejo. Seria o cúmulo ou até um insulto, mas conhecendo a metodologia do Porto a vergar feitios de ex-jogadores do VSC, tudo é possível.
Apesar de tudo, desejo ao Hernâni os maiores sucessos seja em que clube for, que aprenda evoluir o talento que tem e que mude de empresário... e depressa! porque este até lhe vende a mãe se for preciso.

Quim Rolhas

Miguel Batista disse...

A serem verdade, são excelentes numeros para o Vitória. Concordo com tudo o que o Sr. Luis Cirilo referiu, apenas acrescento algo do ponto de vista do jogador. Sinceramente não estou a ver Hernani a ter muitos minutos na corrente época. A ver vamos.

Mr.Karvalhovsky disse...

Sr. Cirilo, não vá nas histórias da imprensa. Veja só esta fonte pf:

http://www.fcporto.pt/pt/noticias/Pages/A-raposa-e-as-uvas.aspx

Na prática, vendemos um jogador com um potencial enorme, já com grande nível, embora de tenra idade, por meia dúzia de tostões.
E ainda somos obrigados a ficar com 3 leitõezinhos.
Ninguém se iluda: esses de certeza que têm uma cláusula que os obriga a jogar uma determinada percentagem/nº de jogos.
Muito mau mesmo!
Um tiro no pé.
Direcção atrás de direcção, comete os mesmos erros. O Vitória por este caminho tardará em afirmar-se como um grande do futebol português.
Mas oxalá esteja enganado...

luis cirilo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
luis cirilo disse...

Caro luso:
Não faço ideia. Sei é que o Porto impõe condições rigorosas nos empréstimos.
Caro Mendes:
Eu sou completamente contra empréstimos. Ainda por cima de jogadores que não vem acrescentar ao que já temos. Porque na equipa B há jogadores tão bons ou melhores que o Ivo e o Otávio. Quanto ao Sami depois de corrido do Braga por indisciplina acho que era de evitar. Em suma três erros de uma vez só.
Caro Luís Costa:
Também li esse comunicado. E receio bem que os valores reais sejam ridiculos.
Caro Quim Rolhas:
Já respondi ao essencial do comentário noutro post. Em relação ao que escreve agora digo-lhe uma coisa:Espero que os 3 vindos do Porto não joguem nunca. É bom sinal se assim acontecer.
Caro Miguel:
Os números já se sabe que não são os noticiados. Quanto ao jogador espero que tenha sucesso porque enquanto cá esteve foi um bom profissional e deu-nos grandes momentos de futebol. Mas já não é nosso e por isso...
caro Mr. Karvalhovsky:
Infelizmente parece que em termos financeiros foi mais um mau negócio. Em termos desporitvos foi péssimo e por isso estamos cada vez mais longe de sermos aquilo que podíamos e devíamos ser

Anónimo disse...

Sei de fonte segura que os valores são os que saíram na imprensa. Tenho um primo que é compadre do Dimas, e que garante que os termos do negocio são esses.
Assim, eu acho um excelente negocio para o Vitoria, o resto são pormenores. Se os emprestados acrescentam qualidade futebilistica, o treinador saberá se devem ou não jogar. Se dentro de portas tivermos melhor, jogarão esses certamente. Agora assim temos mais opções, e para quem como eu foi a Penafiel e olhava para o nosso banco e so via miséria fico genuinamente satisfeito.

Anónimo disse...

Como é que é contra empréstimos e anunciou numa campanha a vinda do Farias e do Orlando sá emprestados pelo Porto?

King_vsc disse...

Já li todos os posts aqui publicados sobre o assunto Hernâni e de uma forma geral concordo com o que tem sido dito. Quanto à questão dos valores pagos pela SAD do FCP, espero para ver, como diz o amigo Luis Costa no seu poste: "... a FC Porto Futebol SAD divulgará os seus relatórios e contas e nessa altura veremos a dimensão destas mentiras."
Na minha modesta opinião, os valores serão acima dos 2,5 milhões rejeitados liminarmente a um clube grego (dito pela imprensa) e Vitória ficará com os tais 20% do passe numa futura venda. Claro que há sempre a possibilidade de futuramente o FCP vender o passe do Hernâni em conjunto com o passe de outro jogador... Onde é que eu já vi isto?!
Não entendo como há umas semanas atrás, a clausula de rescisão (segundo a imprensa) não passava dos 3,5 milhões e de repente já era de 5 milhões!
Não lhe parece que há aqui qualquer coisa que não está a bater mesmo certa e dá mesmo ideia que os valores divulgados oficiosamente por esses dois jornais alfacinhas devem estar mesmo empolados?!

JRV disse...

Caro Luís,

A respeito de mais este "episódio" da gestão de jm, faltam-me as palavras. Tal anedota, só mesmo com esta trupe de escumalha.

Deixo só um pedido: altere a foto de rosto da notícia. Para ver barracas vou à Póvoa, não a Contumil.

Cumprimentos,

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
São"ses" demais para o meu gosto.
De resto o banco de Penafiel podia ser melhor se Rui Vitória tivesse nele sentado jogadores como Areias e João Pedro.
E ainda bem,para si,que fica satisfeito por andarmos a fazer jogadores para o Porto. Eu fico insatisfeito e muito.
Caro Anónimo:
Há um pormenor de que não se lembra ou que alguém não lhe lembrou. Quando negociei esses empréstimos com o senhor Pinto da Costa ficou acordado entre ambos que se a lista de que eu fazia parte (foi em 2010) ganhasse as eleições os jogadores viriam emprestados mas com clausula de opção. Ou seja a ultima palavra seria do Vitória. Se acha parecido com estes empréstimos...
Caro king:
Claro que há qualquer coisa que não bate certo. E que deixaria de haver se o Vitória esclarecesse,preto no branco, como foi o negócio. Do meu ponto de vista, e depois do que li ao longo fdo dia de hoje,parece-me evidente que os valores são inferiores ao divulgado.
Caro JRV:
Se temos alguém com quem estar aborrecidos é com quem vendeu. O jogador tratou da vida dele e o Porto fez mais um belo negócio à nossa custa.

JP disse...

É favor consultar Dr. Pedro Vicente. Depois diga como correu.. As melhoras.

luso disse...

Júlio Mendes tem ambições que vão muito além do Vitória.
Por isso, enquanto não as concretiza, vai ficando de bem com o Porto (antes foi com o Benfica), com o Braga (reatou relações), enfim, ganha apoios para futuros voos.
De resto, vai andando por cá, como quem está numa montra.
É a vida...

Anónimo disse...

Bruno de Carvalho no Sporting pode cometer variadíssimos erros por ser presidente do clube do qual é adepto. Destes não comete, e estes são os que importa evitar. A dignidade está acima de tudo. Aceitar 3 leitões para se tornarem porcos para os outros saborearem é triste.

Em 31 anos de vida, aí uns 25 de adepto que acompanha o seu clube, nunca o meu clube teve um presidente vitoriano. Que sinta o clube como eu e muitos.

Tive em Penafiel, fiquei triste com a exibição mas pensei, domingo há mais. Neste momento até essa vontade se esfumou.

Perdoem-me o desabafo.

O símbolo continua certo?

Anónimo disse...

Eu peço desculpa mas leio os vários posts e apenas vejo "romantismo"..
Eu também gostava muito que o Hernâni ficasse, mas o futebol é assim mesmo (e a ter que perder um jogador, antes este que o André).
Depois, mesmo que não se confirmem os 4 ou 4,5M. E se forem 3,5M mais 10% ou 20% do passe? É mau negócio?? Dos 3 emprestados não vamos ter qualquer custo, é mau termos mais opções?? O Sami é má opção por ter descambado com o energúmeno do S. Conceição??? Não é um jogador útil para o VSC? e pelos vistos, pelo menos deste temos opção e compra (como o caro Cirilo refere que tentou fazer noutros tempos). Se os que cá estão são melhores, o RV não saberá ver isso e escolher de facto os nossos. O ano passado não gostamos de ter cá o Abdoulaye??? Eu também não gosto de jogadores emprestados, mas como não tenho capacidade para tal, não me importava que o Barcelona me emprestasse o Messi e lhe pagasse o ordenado...
Enfim no VSC está sempre tudo mal, seja qual for a decisão.

Eu fiquei mais chateado com a saída do Traoré (faz-nos muito mais falta do que o Hernâni). Também fiquei triste com a saída do Hernãni, mas passados uns minutos pensei - Há 3 anos atrás tínhamos um passivo de 25M€, cheios de dívidas a funcionários, jogadores, fornecedores, Estado, Banca..... e estivemos à beirinha de fechar as portas (como o nosso amigo Cirilo deve saber) e hoje (com estes negócios) provavelmente o nosso Passivo deve passar para uns 6 ou 7M€. Temos (penso eu) tudo em dia com quem colabora com o VSC. Depois de me lembrar disto fiquei de novo feliz por finalmente ver o nosso clube saudável, cumpridor e com um caminho e futuro risonho pela frente... Reparei que já me esqueci que tinha o Hernâni e o Traoré no plantel. Que um deles estava na Austrália há 4 meses e o outro na equipa B. Lembrei-me que tenho mais pérolas para valorizar e que novos Hernânis vão aparecer (quem sabe alguns dos que se refere nos posts - Alexandre Silva, Fábio Vieira e muitos outros).
Infelizmente aqui em Guimarães nunca estamos satisfeitos...
P.S. O Quim Rolhas faz-me rir imenso com os seus posts cheios de ironia e piada.
Cumprimentos Vitorianos,
Paulo

Anónimo disse...

Respeitando todas as opiniões, vou dar a minha:
- a única coisa mal vendida, nestes últimos 3 anos, foi o próprio clube.
Não é com o dinheiro de "investidores" que o clube/Sad se está a financiar. Cada vez mais, fica demonstrado que a solução não passava pelos "messias" apregoados caso constituíssemos a Sad, mas sim pela valorização e venda de activos. Para isto não era preciso vender o clube nem formar uma Sad. A "montanha pariu um rato", falta saber se nós, sócios, alguma vez veremos o queijo.

Anónimo disse...

Isto não está correto, Sr. Luís Cirilo.
Desagrada-me profundamente ver um Vitória comandado por gente sorrateira a pensar que tem mais esperteza do que os adeptos e a disfarçar atos de precipitada gestão com sorrisinho nos lábios por terem fechado negócios ruinosos de ânimo leve, sem dar cavaco a ninguém.
O Vitória anda mal aconselhado, mal assessorado e passou a ficar mal visto por passar a imagem de andar com a corda na garganta.
Com gente desta nunca vamos conseguir nesta vida ganhar merda de campeonato nenhum.
Está aí a segunda volta para cumprir um penoso calendário e tentar aguentar o barco nos 10 primeiros com o mesmo ram-ram de sempre: empata, perde, perde, empata, perde, perde.
É nestas alturas que o que apetece mesmo é criar outro Clube que represente a sério Guimarães, em vez de fazerem de nós desgraçados e a ver outros clubes a fazer gato sapato de um clube que passou a estar mais africanizado do que os marroquinos do Braga.
É lamentável. O desgosto é tão grande que nem espero que o Vitória ganhe mais até ao fim da época! Para quê?

Quim Rolhas

NOTA: Só estou curioso em saber se o Valente vai bater o recorde de golos que tinha quando deixou o Leixões.

Anónimo disse...

Eu vejo, como de costume, muita treta, muita insatisfação, muita demagogia... Porque a hora da verdade, agora que há eleições, o estimado escriba meteu a viola ao saco e não avança. Verdade seja dita, para fazer como da última vez, mais vale assim pelo menos não defrauda ninguém. É realmente muito mais fácil fazer oposição no blog.
Este post, vindo de si, que nos abriu os olhos sobre a real situação do Vitória aquando das últimas eleições, que nos fez crer que a única saída era uma SAD porque o clube corria risco de FECHAR PORTAS, olhando aos negócios feitos que estão a sanear o Vitória, qual é a razão da sua crítica que não por puro deleite próprio (e do fiel Quim Rolhas, que dava um bom administrador !) e necessidade de desvalorizar o trabalho feito por esta direcção ?

A minha análise é que não podemos ter sol na eira e chuva no nabal. Temos de vender para sanear as contas, e como não conseguimos vender o Nii Plange, olhe, temos de vender os melhores, que são os que dão mais dinheiro. Quanto aos valores da transferência, se não são divulgados (o que acho bem) é porque não há transparência, se são divulgados é porque o clube anda na praça e não é blindado. Preso por ter cão e por não ter... o que dói a muita gente é que o Vitória é agora gerido de dentro para fora e aqueles que gostavam de rondar o complexo começam a bater com o nariz na porta.

luis cirilo disse...

Caro luso:
São os mistérios insondáveis da vida.
Caro Anónimo:
Há que pensar,nos momentos de desânimo,que o Vitória está sempre acima de quem o dirige. esteve,está e estará.
Caro Paulo:
Fico muito satisfeito, sinceramente, por o ver tão contente.
Um dia perceberá que o preto e branco são excelente como cores do clube mas péssimos como atitude. Há que saber ver para lá do que parece óbvio. E não é.
Caro Anónimo:
A formação da SAD decorria da lei. Que obrigava a criar uma SAD ou uma SDUQ. A verdade é que dos investidores da SAD não tem vindo soluções. Apenas promessas de milhões. E para isso tinha-se constituido uma SDUQ.
Caro Quim Rolhas:
Não tenho dúvidas em concordar consigo que esta reabertura de mercado foi deprimente. Contratamos um unico reforço (Valente) perdemos dois titulares indiscutiveis (Traore e Hernani)e descaracterizamos o plantel em termos de filosofia de aposta no jogador português.
Caro Anónimo:
Você vê muita coisa. Eu só vejo um anónimo que critica sem dar a cara. Eu, sócio há 43 anos, tenho opiniões e dou a cara por elas. Sempre dei.

Anónimo disse...

Sobre o alegado valor da transferência, o senhor Cirilo fala que a imprensa avançou com 4,5 milhões (a bola) e 4 milhões (record)...o jogo escreveu que o negócio foi à volta de 3 milhões! Posteriormente o fcp lançou comunicado a criticar os valores referidos pela bola e record e o mesmo comunicado não falou nos 3 milhões referidos pelo jogo. portanto, já se sabe por quanto foi a transferência, não vejo onde está o segredo. Ah, mas pronto, a bola é o jornal queridinho e não sei quê.... ahahaha é mas é um jornal altamente especulativo

Anónimo disse...

O Sr. Luís Cirilo que me desculpe, mas tenho de dizer umas coisas ao anónimo da 11:37,

Caro Anónimo,

Se eu estivesse envolvido no negócio da transferência do Hernâni, estaria agora a fazer uma declaração em tudo semelhante à sua. Em modo de anonimato, como convém, passando a mão no pêlo de quem está sempre calado e abafando os galifões dos blogs como o Sr. Luís Cirilo ou o Quim Rolhas. Primeiro, optaria por desvalorizar o negócio justificando-o como necessário para sanear as contas do Clube. Segundo, fechava-me em copas dizendo que o segredo é alma do negócio e o resto são cantigas! Foi isso que o Senhor veio cá dizer. Para todos ficarmos de bico calado, senão levas!
Acontece que o Vitória não é da meia dúzia de adeptos/sócios que mandam na direção. Negligenciar o valor indiscutível do Hernâni é não perceber que um jogador como ele arrasta a equipa de um momento para o outro, dá espetáculo, empolga, desequilibra na frente em cerca de 85% dos passes, tem velocidade, técnica e alguma inteligência (que deixou de a ter quando saiu)!
Todas estas aptidões do Hernâni ajudam a encher estádios e abrir o apetite dos trutas europeus ansiosos em fechar negócios na ordem da três dezenas de milhões para cima em ter conseguir jogadores genuínos como ele para os pontas de lança terem a matéria-prima para marcar golos.
Ora, duvido, sinceramente, que o Porto vá dar valor ao Hernâni se mantiver o Brahimi e Quaresma intocáveis. Logo que chegou, desvalorizou subindo 10 números na camisola. Passou de 7 para 17, o mesmo número de Nani na Selecção. O que nem é mau de todo. No entanto, a saída dele foi prematura porque ainda está verde! O Rui Vitória via-se grego com ele, mas estava a conseguir domá-lo.
Na minha opinião, e uma vez que o Lopetegui tem demonstrado ser um calhau com dois olhos, o Hernâni acabará a época frustrado na maioria das vezes sentado no banco a coçar chatos, emprestado a um clube de dimensão duvidosa ou, na pior das hipóteses, a fazer as segundas partes da equipa B, que é como passar de cavalo para burro.
Depois também lhe digo que eu não acho que o valor das transferência de um negócio em futebol se deva manter blindado. Isso era dantes que se podia fugir à polícia. Agora as Finanças apertam o cerco até na compra de uma chicla. A fome de dinheiro torna-os como cães, tanto a repartir o osso como o tutano. De que adianta manter o negócio secreto se a única vantagem é beneficiar quem ganha comissões? Hoje, quanto mais se esconde, tudo se sabe. Podem não ser revelado hoje, mas um dia vai-se saber não só quem fez a marmelada como quem lambeu a panela. As Finanças podem chegar tarde, mas chegam. Se o Vitória pensa que lhe saiu o euromilhões com este sigilo, pode ser que se engane.
Finalmente, sobre as baboseiras, que o senhor lhes chama, e que vamos partilhando uns com os outros em circuito fechado. Pois, ajudam a sarar a dor de alma que é ver partir o nosso cavalinho n.º 7. Porque, olhe, contra os maus resultados que vamos acumular nesta 2ª volta já eu estou vacinado há mais de 50 anos. Posso não ser um bom administrador de argumentos a iluminar a direção do Vitória sobre qual o melhor caminho a tomar - tenho eu já muito que fazer que chegue com os meus negócios - mas se seguissem alguns dos conselhos que aqui vamos dando, ganhavam mais do que pensam.
Depois queixam-se que os adeptos vitorianos fogem para o FCP, SLB ou SCP! É por estas e por outras.

Quim Rolhas

NOTA: Um pedido de esclarecimento ao Sr. Luís Cirilo. O tal Sami que vem agora do Porto para o nosso Vitória é o mesmo que jogou no Braga até Janeiro e que foi mandado embora depois de um processo disciplinar. Tem alguma informação sobre o que poderá ter levado o Braga a dar-lhe um chuto no rabo e ele agora vir cá parar todo lampeiro?

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Hoje o que se sabe é que não se sabe o valor da transferência. Porque há versões divergentes na imprensa e um comunicado do Porto a negar rotundamente os valores anunciados,
Caro Quim Rolhas:
Disponha do espaço como lhe aprouver.
Quanto ao Sami ( e concordando inteiramente com a resposta que deu ao Anónimo) o que sei é que fez birra por não ter sido convocado para um jogo da taça da liga. Na sequência da birra faltou a treinos e levou com o merecido processo disciplinar.

Anónimo disse...

O comunicado só nega os valores anunciados pelo record e bola, não nega o jogo. Como acredito que o negócio não se fez por 1 ou 2 milhões (convenhamos, valores demasiado baixos para o jogador em causa) e como eles negaram os 4 e os 4,5 milhões, é fácil concluir que a virtude está no meio.

Anónimo disse...

Ó Quim Rolhas, deixe lá que entre eu anónimo e você com nickname Quim Rolhas há cá uma diferença...

Só não consegue você disfarçar a sua ânsia de escrever por escrever, entre pinadelas, opiniões sobre a relva e as suas deliciosas lições de gestão e administração, bem espremido é só trampa.

Quanto ao Hernâni não consigo deixar de me intrigar com a sua capacidade de análise digna de uma cancela mal batida. Ora bem, acha o senhor que o Hernâni foi vendido ao desbarato, que valia 30 milhões. Ao mesmo tempo acha que o jovem vai chegar ao FCP e encostar, ou seja, acha você que ele vai dar um bom suplente, mas que valia 30 milhões. Na sua linha de raciocínio, fosse você coerente, e deveria estar contente por ter o Vitória vendido por 4,5M€.

Por último noto na sua preocupação com a fuga de adeptos para os três estarolas, juntando à sua odiosa ideia de criar outro clube, que o senhor está na 1ª linha para deixar de ser sócio do nosso Vitória.
Pode ir, porque de sócios desses não precisamos para nada. Vá e rápido, que não lhe doam as pernas.

Sr. Cirilo, se não quiser publicar, faça-me o favor de fazer chegar à resposta ao Quim Rolhas.

Anónimo disse...

Caro anónimo das 6.46, o mesmo das 11:37,

Desanuvie. O caro Senhor evidencia cansaço em ler diários da República e continua com problemas de embaciamento e de testosterona. Embaciamento porque está a ver-me do lado errado da barricada enquanto a oposição ao Vitória sai de dentro para fora. Quanto à testosterona tem um remédio simples: é só cortar o colhão que está a mais.
Eu sei que dói tocar na ferida. Ninguém gosta de ser confrontado com o porquê de esconder dinheiros. Conheço muito bem a metamorfose pobre-rico nas suas palavras, em defesa da honra do convento, que não é mais do que passar de pito a galo. Geralmente, esse processo ocorre com gajos tesos que, dum momento para o outro, com umas massas no bolso, julgam que têm o rei na barriga. Posso esclarecê-lo. Digo-lhe que aquilo que o Senhor tem na barriga é merda, pronta a sair quando lhe dá vontade de cagar, como toda a gente aqui neste blog, inclusivamente eu.
Falando à Jorge Jesus... ao Quim Rolhas não importam os valores da transferência, mas o timming errado do negócio consumado. Trocou-se o lucro em vez da ambição de chegar à Liga dos Campeões. O Braga já lá esteve e nós continuamos a zero e podia-se muito bem ter lá chegado! Bastava querer porque querer é poder.
Por outro lado, será um negócio ainda mais ruinoso para o Vitória se o Hernani passar a titular no Porto (difícil, mas não impossível!), ultrapassar o Benfica (agora que o Artur voltou à baliza!) e conquistar o Campeonato (não há 27, sem 28!). Nesse caso, a venda de Hernani por 30 milhões para o estrangeiro seria obviamente uma pechincha e os seis milhões de comissão que tocam ao Vitória saberiam a pouco.
Nós, os mais atentos, sabemos que o Vitória 2014/15, até Janeiro, era Rui Vitória, Hernâni e meia-dúzia. E de repente, adeptos e sócios deparam-se com a notícia à queima-roupa quando o jogador já posa de like na mão com a camisola do Porto.
A que se chama isto? Traição.
O Rui Vitória bem tinha avisado que ia ser difícil segurar toda a gente, mas nunca me passaria pela cabeça que em dois negócios fossem despachados os dedos, os anéis e mina de ouro, todos ao mesmo tempo.
Não sei se alguma vez disse aqui, mas já que o anónimo fez-me falar sobre o que é ser sócio, eu falo. A minha maneira de gostar de futebol é diferente da sua. Sou sócio pagante em seis clubes, o Vitória e outros cinco estrangeiros (Angola, Brazil, Inglaterra, França e EUA). A derrota que mais me deixa fodido é a do Vitória porque é a terra onde passo a maior parte do tempo. Claro que com estas estratégias que têm sido postas em prática pela direção que o Senhor defende, é mais fácil fundar um novo clube, chegar em cinco anos à primeira liga, roubar sócios ao Vitória em duas gerações, ganhar metade dos campeonatos em 25 anos, do que concordar com essa postura de jogar para não descer. Pena que só tenha uma vida e estou velho demais para me meter em sarilhos como aquele que o Vitória anda metido.
Quim Rolhas não é um nickname. É um pseudónimo. É muito diferente. É mais do tipo escudo. Estive para batizá-lo de Quim Conas, mas de certeza que ainda me arranjariam complicações com os direitos de autor. E ficou assim. Já um anónimo é mais ou menos um fulano cobardolas. Mal eles sabem que basta eu querer que em 24 horas estou a bater-lhes à porta com um pau de marmeleiro. Se não for eu, mando lá alguém a representar-me.

Quim Rolhas

NOTA: Obrigado Sr. Luís Cirilo. Já li noutro post a razão do Sami ter saído do Braga. Esclarecido.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
A virtude estaria em as coisas serem explicadas com clareza.
Caro Anónimo:
Não havia razões para não publicar o seu texto.
Caro Quim Rolhas:
Deixe-me só fazer um pequeno comentário a um aspecto deste seu ultimo texto. Se a vida correr bem ao Hernâni (esperemos que sim) e ele vier a cumprir o seu sonho de jogar no Real Madrid ou em clube de grandeza superior ao Porto naturalmente que protagonizará uma grande transferência. Daí a o VSC encaixar um verba significativa é que vai uma grande diferença. Primeiro porque não se sabem os verdadeiros contornos do negócio. Depois porque o Porto é especialista em contornar percentagens de passes e direitos de formação. O Sporting que o diga!

Anónimo disse...

É isso mesmo Sr. Luís Cirilo.
O espectro deste mau negócio vai sempre assombrar o Vitória em todos os cenários possíveis, para o bem e para o mal. Como conhecemos o Porto e os restantes, para o bem não é de certeza.

Quim Rolhas

Anónimo disse...

Ó Quim Rolhas, esqueça lá o pau de marmeleiro, não se meta nisso que ainda se aleija.
Quanto ao pseudónimo, nada mais do que uma forma de se tornar... Anónimo. Portanto, posso também tratá-lo por cobardolas ?

Duas ou três coisas que queria partilhar consigo:
- sou um teso da classe média, desta que está a desaparecer enquanto os ricos ficam mais ricos. O senhor é que tem empresas, quintas e muitos empregados, que espero, não explore
- sou Vitoriano, apenas e só Vitoriano. Nem pelo clube da minha aldeia eu torço. Já visitei outros estádios internacionais, mas sempre equipado à Vitória, é que nem camisolas para recordação compro
- não sou apoiante desta direcção, nunca fui. Fui, sou e serei contra uma SAD minoritária. Votei contra esta SAD que pode fazer com que qualquer Quim Rolhas com dinheiro seja dono do meu Vitória. Contudo sou um democrata, de esquerda, ao contrário de si, democrata (penso eu) de direita, e como tal acatei a decisão da maioria dos sócios. Neste contexto devo dizer-lhe que estou agradavelmente surpreendido com o trabalho desta direcção, estão a reerguer o Vitória. Espero sinceramente que continuem a baixar o passivo a esta velocidade e que acima de tudo em algum momento criem condições para que a maioria da SAD seja do clube.
- o que o senhor, sócio de 6 clubes (boa forma de fazer amigos, quem sabe de lamber botas), quer é o desejo de qualquer Vitoriano a sério, dos que só têm um clube. Ser campeão, Champions, etc. Só que há que viver com a realidade. E a realidade é que ainda há 3 anos o clube estava sob ameaça de fechar portas. Por isso, negócios como Baldé, Soudani, Ricardo, Hernâni são os negócios possíveis. Deixe-me dizer-lhe que este negócio do Hernâni foi um excelente negócio, pelos valores avançados. Estar a conjecturar mais do que isto, como o senhor faz é dar palha a burros, coisa que eu não sou, como já deve ter percebido.

Macaco careca disse...

Caro anónimo, não vejo incoerência nenhuma em achar que o Hernâni será jogador para valer 30 milhões e no entanto é capaz de ir pró porto para a equipa B, eu tenho essa mesma opinião, acho que o Hernâni se por cá ficasse mais uns anos ia por 30 milhões e directo para Inglaterra, isto porque lhe prevejo muito futuro, no entanto ainda esta verde e no porto não têm tempo para formar jogadores na equipa A.
Percebe?

Anónimo disse...

Ó Macaco, percebo o que quer dizer. Seria uma boa ideia se o Vitória não tivesse necessidade de vender. As pessoas esquecem mas eu volto a repetir: há 3 anos falava-se em fecho de portas, com dívidas de 24 milhões. Acha que já foi paga essa dívida ? Pelo que se sabe e é público, já se abateu mais de 10M€ a essa dívida. Julgo eu que para isso muito contribuíram as vendas de jogadores, não acredito que haja petróleo no complexo ! Mas ainda faltam pagar outros tantos 10 M€, não se esqueça !

As pessoas têm memória curta. Há 3 anos atrás era unânime que o caminho a seguir era formar e vender, comprar barato, valorizar e vender. Quando se fazem as vendas, cai o Carmo e a trindade ! Apetece mandar alguns... pentear macacos ! Percebo que a alguns dá jeito criticar, mas há que ter noção da realidade, até porque me parece que a SAD lucraria mais em vender um jogador por 30M€ do que por 4,5M€. Só o vendem agora por pura necessidade, penso que de burro o Eng. Julio Mendes não tem nada.

Por outro lado, vejo-o a si, ao Quim Rolhas e até ao Sr. Cirilo muito preocupados com o que vai ser do Hernâni no FCP. Só não percebo o que é que isso nos interessa... a não ser que o Vitória tenha ficado com percentagem do passe, como fez com o Maazou.

luis cirilo disse...

Caro macaco careca:
Eu acho que o Hernâni vai triunfar no Porto embora com Lopetegui nunca fiando.
Caro Anónimo:
Ao que diz a imprensa o Vitória ficou com 20% do passe. Não sei se é verdade.
Fora isso não estou nada preocupado com saber se o Hernâni vai ou não triunfar no Porto. Acho que sim mas se for não o problema não é nosso. Agora que lhe desejo boa sorte isso é verdade. Foi um bom profissional,honrou a nossa camisola, deu-nos grandes momentos de futebol e soube ser grato na hora da saída.

Anónimo disse...

Ao anónimo das 6:57,

Meu caro, acha mesmo que se eu pensasse que o Senhor é a pessoa que diz ser, estaria aqui a gastar o meu latim de estribeira? Por alguma razão, que facilmente adivinhará, comento aqui e não nas redes sociais a ver se alguém abre os olhos e atina. Mas não tem surtido resultado.
Já dissemos tudo o que havia para dizer um ao outro no que diz respeito a este assunto.
Seja eclético. Procure nas críticas dos que gostam do Vitoria, cada um à sua maneira, uma forma saudável de união e assim evitar males maiores. Enquanto não aparecer outro craque do 'saco' donde saiu o Hernâni, um tipo de jogador que nos aparece cá por engano ou acidente 1 ou 2 vezes por século, continuarei a lamentar o quanto inoportuno foi este negócio.

Quim Rolhas

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
Parece-me evidente que nao foi um bom negócio. E interrogo-me porque razão um jogador nosso como o Barrientos está encostado enquanto colaboramos activamente em fazer jogadores para os outros.