terça-feira, fevereiro 10, 2015

Empréstimos por Empréstimo...

Sou, como é sabido, completamente contra o Vitória receber jogadores emprestados por outros clubes com os quais disputa provas.
Por várias razões mas essencialmente porque é andar a trabalhar para os outros salvo se houver uma opção de compra por valores razoáveis.
E por isso encaro com o maior cepticismo este empréstimo de três jogadores do Porto, por um período de quatro meses, que do meu ponto de vista nada vem acrescentar em termos qualitativos a um plantel onde o clube tem jogadores claramente superiores aos agora recém chegados.
Temo, até, que a chegada a uma terça e imediata utilização na quarta e domingo seguintes na equipa A tenha gerado um sentimento de profunda frustração em jovens da equipa B que não só não ficam a dever nada aos emprestados como ainda asseguram à equipa em que jogam uma classificação melhor que aquele que ocupa a equipa de onde eles vieram.
Mas é apenas a minha opinião de adepto.
A outros cabe decidir.
E a decisão passou por em Janeiro serem contratados doze jogadores (com pelo menos seis dos quais emprestados)dos quais três oriundos do FCP.
E aqui cabe dizer o seguinte.
O FCP levou Hernâni por um preço desconhecido mas seguramente muito em conta ao que se sabe.
E se realmente tivesse a mínima intenção de ser útil ao Vitória, mesmo impondo empréstimo de jogadores, então que nos emprestasse um que realmente viesse trazer valor acrescentado à equipa.
E esse um teria de ser o Ricardo.
Cujo empréstimo traria à equipa mais do que vai trazer o lote de três.
Porque é um excelente jogador, porque é "da casa"e se integraria sem qualquer problema ou atrito, porque substituiria bem Hernâni e porque qualquer adepto (mesmo os que como eu são radicalmente contra empréstimos) o acolheria de braços abertos face a tudo que já deu ao nosso clube.
E UM jogador, especialmente o Ricardo, ainda se aceitaria.
Agora três é que não.
Mas o FCP, como sempre, apenas se preocupou com o seu interesse e quis lá saber do interesse do Vitória e dos objectivos que o clube tem.
Goste-se ou não é legítimo que procedam assim.
Já o fizeram um ano atrás com Abdoulaye.
Como legítimo seria o Vitória ter dito que não e recusar fazer negócio com essas imposições.
Lá saberão , aqueles que decidem na nossa SAD, porque aceitaram as condições em que o negócio foi feito e não lhes nego a legitimidade que tem para isso.
Eu como adepto não gostei.
E acho que o rendimento da equipa vai reflectir isso.
Depois Falamos.

P.S: Em boa verdade o Porto também lucraria com o empréstimo de Ricardo.
Impediria que Lopetegui o continuasse a "estragar" com a teimosia de querer fazer de um excelente extremo um lateral como os outros.
Mas isso são contas de outro "rosário".
E com esse podemos nós bem.

11 comentários:

Anónimo disse...

Então o negócio Hernâni não foi 4 milhões?
Será que não podemos acreditar nos jornais, rádios e tvs?
Ou só acreditamos nos negócios dos outros clubes?
Porra, o amigo sabe algo mais?
VSC 4Ever!!!!

Anónimo disse...

O que esta Direção deixou bem vincado, Sr. Luís Cirilo, foi que o Porto ficará a mandar no Vitória até se acabar a ligação dos três. Nunca gostei de namoros do tipo «dinheiro na mão, cu no chão». A semana passada foi o Vitória lá. Na sexta-feira à noite, vai lá outra vez para se inverter papéis. Depois vai outro. Enfim, só um é que goza, não há fidelidade, nem prazer a dois. Assim não presta.
Diria ainda que nos próximos cinco jogos, dos quinze pontos possíveis, o Vitória só precisa de dois para cumprir os objetivos mínimos. Depois estaremos safos.
Portanto, perdido por um, perdido por mil. Se fosse RUI VITÓRIA, sabendo nós a desconfiguração que a falta de Hernâni causou no Vitória, mandava cagar o Porto e quem manda nele, punha os miúdos da B a trabalhar na A para os motivar e dar-lhes experiência nos restantes jogos da Liga Zon.
Punha os da A de molho na B até ao início da época, juntamente com os três dragões, de preferência com o Porto a pagar-lhes o ordenado, excetuando Assis, João Afonso, Josué, André André, Tomané(Sup.), Alex e Valente.
Sabemos do que é capaz o Mister em lapidar novos valores. Falta saber se terá tomates para romper acordos como aqueles que foram assumidos neste vergonhoso e ruinoso negócio do Hernâni!!!
A outra alternativa é hastear a bandeira do dragão no D. Afonso Henriques.

Quim Rolhas

luis cirilo disse...

Caro VSC 4ever.
O que sei é o que se sabe publicamente.
Que o FCP desmentiu categoricamente que os valores tenham sido esses.
Como de certeza não foram superiores é legítimo que nos interroguemos o quanto foram inferiores.
Caro Quim Rolhas:
Não tenho nenhuma duvida que esta janela de mercado de Janeiro foi desastrosa para o clube. Perdemos peças essenciais, "reforçamos-nos" à dúzia sem critério nem objectivo, demos cabo da filosofia que garantiu algum sucesso nestes três anos.
E,é claro, pusemos-nos na mão do Porto ao aceitar estes empréstimos por três ou quatro meses.
Embora pontualmente discorde de Rui Vitória é nele que reside a minha esperança de que as coisas não descambem totalmente

Anónimo disse...

É isso tudo, Sr. Luís Cirilo.
Estou ainda chateado com o Rui Vitória por ter metido os três novos reforços do Porto no jogo com o Belenenses, mas concordo consigo. É no Mister que ainda reside alguma esperança para a temporada 2015/2016.

Quim Rolhas

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
Sem duvida. Embora a notícia de hoje segundo a qual o Defendi poderá estar de saída seja mais uma "machadada" nas nossas aspirações

Anónimo disse...

Sr. Cirilo, sabe dizer-me se temos o direito de exigir saber os valores das transferências? Falo como accionista, já sei que como sócio apenas sirvo para quotas e para ser gozado pela direcção.

Então e o Defendi agora volta a sair pela porta do cavalo? E agora a FIFA condenou-nos a pagar 450 mil euros pelo Maazou? Quanto é que vamos receber pela sua transferência do Marítimo para a China? Andamos ao sabor do vento, ninguém diz nada a ninguém, depois aparecem 400 bilhetes de borla para ir a Penafiel do género "comam e calem"? E já agora, alguém no seu perfeito juízo acredita que esses bilhetes foram oferecidos pelo Penafiel?

Para onde caminha isto? Se é que caminha para algum lado...

Anónimo disse...

Sr. Cirilo, gostava de lhe pedir uma análise ao plantel do Vitória, sector a sector, se não for um grande incómodo e se tiver disponibilidade para o fazer. Já agora, como ainda acredito que a luta pelo 3º lugar não está morta, pedia-lhe uma breve comparação, também sector a sector, com os plantéis dos dois Sportings, que serão, penso eu, os dois obstáculos que estão a separar-nos desse objectivo. Obrigado e viva ao Vitória!

Lúcio

Mr.Karvalhovsky disse...

Subscrevo por inteiro este seu post.
Só queria deixar um comentário ao que disse em relação ao porto como sempre só se preocupar com os seus próprios interesses: E não é assim que tem de ser? Fazem eles muito bem. É legítimo da parte deles.
Agora, o Vitória, que tem profissionais dedicados a tratar dos assuntos do nosso clube, é que não pode permitir estas situações.
Tem de ter outro poder negocial. Fazer outro jogo de cintura... E não ser subserviente, ao ponto de dar a sensação de sermos um clube satélite deles.
Estas situações (para quem não tem memória curta sabe que não é caso único) chegam a ser humilhantes...

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Acho que como accionista tem o direito de perguntar pelos valores das transferências. Se lhe vão responder isso é outra questão.
Quanto ao resto apenas posso concordar. E lamentar que se estejam a copiar processos e métodos de um clube vizinho.
Caro Lúcio:
Tarefa difícil essa que me pede.
Sobre o plantel, sector a sector e considerando os jovens valores emergentes da equipa B, direi o seguinte:
Na baliza estamos tranquilos. Assis e Douglas dão todas as garantias.
Nas laterais estamos bem do lado direito e menos bem do lado esquerdo onde apenas Luís Rocha dá garantias. A saída de Traoré não foi minimamente compensada com as entradas.
No meio campo creio que estamos francamente bem com muitos e bons jogadores na A e na B. Melhor estaríamos,contudo, se Crivellaro tivesse continuado e Barrientos não estivesse completamente marginalizado.
Na frente ficou o vazio de Hernâni mas há um bom lote de avançados e Valente é claramente um reforço. Quanto à luta pelo terceiro lugar ela era claramente possível em 31 de dezembro de 2014. Agora já não é. Porque o plantel que tinhamos era claramente melhor do que o que temos.
Saíram Hernani, Traore, Crivellaro, Amorim e Defendi e apenas entrou Valente. Os outros onze "reforços" ainda tem muito que fazer para provarem que são... reforços. Quanto a Sporting e Braga direi o seguinte: A 31 de Dezembro o nosso plantel ombreava sem receio com o do SCP e era melhor que o do Braga. Hoje é inferior ao do SCP e vai ter bastante dificuldade em lutar com o SCB pelo quarto lugar. Discursos de que estamos mais fortes e temos mais opções são no mínimo uma preocupante distorção da realidade. Em que só acredita quem quiser. Eu não acredito.
Caro Mr Karvalhovsky:
Claro que o FCP tem toda a legitimidade para defender os seus interesses como muito bem entende. É pena que quem nos dirige não defenda os nossos com a mesma filosofia. E com memória.

Anónimo disse...

Estamos a ficar LACAIOS do Porto

Quim Rolhas

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
Esperemos que não.