terça-feira, fevereiro 24, 2015

Campeões



Devo dizer que em quase 50 anos a seguir o Vitória raramente tive tanto orgulho numa equipa, num treinador e num trabalho como aquele que vem sendo desenvolvido no basquetebol vitoriano nos últimos quase dez anos.
E esse trabalho tem rostos bem definidos.
Na direcção da modalidade o de Pedro Guerreiro como líder de uma equipa de seccionistas discretos, competentes e extremamente dedicados ao clube.
Na direcção técnica aquele que é de longe o melhor treinador português e cuja permanência no Vitória é um "milagre" anualmente repetido que muito se deve ao gosto que Fernando Sá ganhou pelo nosso (e dele) clube e ao sonho de ver o Vitória ser campeão nacional.
E vai conseguir!
A equipa não é só a deste ano mas num sentido mais global todas as equipas que Fernando Sá comandou nestes nove anos e que já nos deram duas taças de Portugal, um troféu "António Pratas" e um vice campeonato nacional entre outros triunfos de menor relevo.
Mas o que mais agradeço, enquanto vitoriano, a Fernando Sá é para além das grandes alegrias desportivas que nos tem proporcionado o conseguir alimentar-nos um sonho sem limites nem receios.
Ele quer ver o Vitória ser campeão nacional e admite-o com frontalidade, coragem e rejeitando totalmente qualquer vassalagem à lógica dos chamados "grandes" de que enferma o nosso desporto e a nossa comunicação social.
Costumo dizer que Fernando Sá é o Mourinho do basquetebol de tal forma está avançado no treino, na concepção de jogo, na capacidade de tirar "tudo" dos seus jogadores, na forma de descobrir e moldar talentos.
Mas também na forma de comunicar.
De transmitir ambição, de manifestar convicção, de elevar a fasquia até ao limite.
De entender o clube que treina, os adeptos para quem fala, o ADN Vitória na sua plenitude.
Como pode um vitoriano não ter imenso orgulho nele quando o ouve dizer("à Mourinho") que quer ser campeão com o Vitória este ano e se tal não for possível será para o ano?
Sou do tempo em que a contratação de José Maria Pedroto para o futebol revolucionou por completo o clube e fê-lo dar um salto em frente.
Acredito que Fernando Sá, no basquetebol, está a ter um efeito idêntico na revolução de mentalidades que está a fazer e no mostrar todos os dias que o primeiro passo para ganharmos é acreditarmos que podemos ganhar.
E esse efeito terá de ser transversal e estender-se a todas as modalidades incluindo o futebol.
Não tenho nenhuma duvida em afirmar que José Maria Pedroto e Fernando Sá foram os dois treinadores mais importantes para o Vitória nestes 50 anos de memórias que tenho do clube.
Pedroto não ganhou troféus mas mudou mentalidades, resstruturou o futebol, lançou as bases dos sucessos que viriam depois.
Fernando Sá ganha troféus, revoluciona mentalidades, transmite ambição e permite-nos sonhar.
Lidera em todas as frentes.
E como é bom termos lideres que nos fazem sonhar!
Depois Falamos.

10 comentários:

Anónimo disse...

Sem dúvida Sr Cirilo, quem nos dera tanto a nível de directores como a nível de treinadores ter pessoas deste "calibre" no Futebol. Uma Homenagem mais do que justa a toda uma equipa que lidera o nosso Basket e ainda mais a um Grande Treinador e Grande Homem acima de tudo. Não é de cá mas tem mais espírito que muitos que cá andam desde sempre.... Bem haja!!

Anónimo disse...

Sou também um grande admirador do Fernando Sá.Esta espécie de desportistas é cada vez mais rara,porque encarnam o verdadeiro espírito do desporto, que é a superação constante o ultrapassar barreiras o lutar sempre pela vitória a progressão continua.
Depois claro um discurso compativel sem ser arrogante nem basófias que contagia não só o balneario mas os adeptos e toda a máquina que gira à volta.
Assim tivessem outros esta mentalidade no nosso club, em vez de virem sempre com o choradinho das dificuldades.
J.M.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Apenas lhe digo que se há modalidade onde o ADN Vitória vai de dirigentes a jogadores,com especial relevância no treinador(e seus colaboradores), é o basquetebol.
São o nosso maior orgulho actual.
Caro J.M.
Tem toda a razão.
É uma mentalidade ganhadora e que transmite ambição todos os dias.
Espero, sabendo que não é infelizmente nada provável,que fique cá mais dez anos no mínimo.

cards disse...

caro Luis Cirilo,como sabe sou Benfiquista mas sou um apreciador do trabalho do Fernando Sá que no eu entender é o melhor treinador da liga.

PS fala-se nos mentideros que fernando sá tem apalavrado com os dirigentes do porto um mudança para o clube azul e branco e com ele seguem pedro pinto, João Balseiro e Marcel Momplasir. indo uma catrafada falam, em 4, de jovens do porto para o vitória

cards disse...

mas coninuamos a ter melhor equipa e vamos ser tetra campeões

Anónimo disse...

Excelente post, sr. Campos! O dia chegará. O título será nosso.

JRV disse...

Quem dera que tenha razão, caro Cirilo, por oposição às premonições avançadas pelas cartas da maya.

No restante, admiro a paciência que continua a manifestar ao tolerar comentários de anónimos a soldo, que por aqui aparecem com a designada urticária pré-eleitoral.

Bem haja,

luis cirilo disse...

Caro cards:
Era só mesmo o que nos faltava ver repetir no basquetebol a triste receita do futebol. Embora tenha consciência que segurar Fernando Sá se torna ano após ano mais difícil.
Quanto a terem melhor equipa é algo que faz parte da sua fé. Respeito.
Caro Anónimo:
Isso acredito. E será fruto de gente com rosto e perfeitamente identificada no post.
Caro JRV:
Tem razão. De facto tenho demasiada tolerância para com alguns "croqueteiros" que aqui aparecem para provocar e nada mais. Mas vou publicando os comentários que são publicáveis (alguns como imaginará não são e por isso vão directos para o lixo)porque é bom que aqueles que aqui vem de boa fé. para debaterem o que interessa,vão tomando consciência da laia de gente de que alguns gostam de andar rodeados.

cards disse...

Caro Liis Cirilo não se esqueça que Fernando sá era o capitão do porto quando o Carlos Lisboa era o capitão do benfica.

Se a qualidade de lisboa como treinador fosse equivalentqe à de jogador...

Mais cedo ou mais tarde Fernando Sá vai para o Prto é o seu clube, portanto acredito nos mentideros se for campeão (espero que näo) sai de certeza se levar outra bicicleta como no ano passado, (como espero) também sai.

luis cirilo disse...

Caro cards:
Apenas de acordo quanto a Carlos Lisboa. Grande jogador mas apenas razoável treinador.
Se Fernando Sá tivesse um orçamento que fosse um terço do do SLB em 10 campeonatos o Vitória ganhava ao Benfica...dez!
Assim, mesmo com a brutal diferença de orçamentos, espero que ganhe este.
Quanto à continuidade dele no Vitória parece-me um dado adquirido. Ele está embrenhado num projecto que quer vencedor. Há valores, e pessoas, que estão acima do dinheiro e muito acima da pobre mania dos chamados" grandes"