segunda-feira, fevereiro 16, 2015

A Máquina e os Parafusos

Uma equipa de futebol não é uma máquina.
E um jogador não é um parafuso!
Numa máquina tiram-se oito parafusos, metem-se outros oito e a máquina continua a funcionar exactamente da mesma forma e com o mesmo rendimento.
Numa equipa de futebol não.
Porque se os parafusos são todos iguais os jogadores de futebol são todos diferentes!
Por isso é muito mais fácil "avariar" uma equipa do que uma máquina sendo muito mais fácil reparar uma máquina do que uma equipa.
"Consertar" uma equipa que funcionava bem e à qual retiraram peças essenciais é muito mais complexo do que consertar uma máquina à qual seja necessário substituir algumas peças.
Até porque para consertar uma máquina basta ir a um armazém buscar as peças necessárias.
E para consertar uma equipa é preciso ir a vários sítios, escolher bem e ter a "sorte" de as novas"peças" encaixarem na perfeição.
E convém recordar que o sector de Formação de um clube não é uma linha de montagem industrial.
Nas linhas de montagem fabrica-se o que se quer, para o que se quer e nas quantidades que forem precisas.
Na Formação nem sempre é possível responder no imediato ás necessidades da equipa principal.
Uma equipa não é uma máquina nem um jogador é um parafuso.
Futebol não é engenharia!
Olhá-lo como se fosse apenas pode conduzia a avarias graves.
Depois Falamos

P.S. Quando numa equipa, na janela de mercado de Janeiro, se movimentam VINTE jogadores (12 entradas e oito saídas) isso não é futebol .
Nem sequer engenharia!
É , para sermos tolerantes, uma balbúrdia inexplicável e uma falta de linha de rumo preocupante.

7 comentários:

Anónimo disse...

muito bom. espero que o recado seja percebido por aqueles a quem se destina. o Vitória parece cada vez mais um outlet de jogadores.

Ricardo Fernandes

luis cirilo disse...

Caro Ricardo:
Há coisas que são tão evidentes que só não percebe quem não quer!

Anónimo disse...

Uma SAD é uma empresa que negoceia jogadores, compra, vende e empresta. Estava à espera de quê ?? Não me diga que quando apoiou a SAD não sabia...

Anónimo disse...

Cirilo, e se acabarmos a próxima jornada a 7 pontos do 4º lugar? O que nos resta pensar?

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Não é este o modelo de gestão desportiva que defendo. E isso não tem a ver com o formato SAD.
Caro Anónimo:
Se isso acontecer teremos de defender o 5º com unhas e dentes. Porque não nos apurarmos para a Liga Europa seria desastroso

Anónimo disse...

Caro Cirilo,

Vendo as coisas a frio, penso que iremos terminar em 5º lugar. Depois do que fizeram ao nosso plantel, penso que não temos condições para rivalizar com o Braga, que manteve a espinha dorsal, muito menos com Sporting. Mas também não me parece que os que vêm atrás terão pedalada para nos apanhar. Vejo muita qualidade no Belenenses, vejo um Paços de Ferreira e um Rio Ave com condições para fazer melhor, mas com uma irregularidade que não lhes permitirá apanhar-nos.

Para além do mais, o 6º lugar também pode dar Europa, basta que o Sporting ganhe a Taça de Portugal, o finalista vencido não terá lugar europeu, seja quem for. Vamos torcer.

O que pensa disto?

Um abraço.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Penso que o mais certo é ficarmos em quinto lugar embora o quarto ainda possa ser alcançado. Com o plantel que tínhamos antes da reabertura do mercado e com os regressos pós lesão de Bouba,Álvez, Defendi e Bruno Alves até podíamos pensar no terceiro lugar. Assim não. Porque estamos mais fracos qualitativamente. Quanto aos que vem atrás não me parece que o Belenenses nos possa preocupar mas já não direi o mesmo de Rio Ave e Paços de Ferreira. E vamos ver o Nacional que nos ultimos seis jogos ganhou cinco. Oxalá ganhe em Braga na próxima jornada também.