sábado, janeiro 17, 2015

Vitória de Portugal

Foto : Vitória Sport Clube / João Santos
Duas notas a abrir, essenciais, e que para mim marcam indelevelmente este jogo.
O Vitória alinhou no seu onze inicial com OITO jogadores portugueses(apenas Assis, Chemman e Bernard não o são) um número que orgulha qual vitoriano e que torna o clube vimaranense numa realidade única do nosso futebol.
Os quatro golos foram marcados por QUATRO jogadores portugueses outro número absolutamente invulgar e que há muito tempo não me recordo de ver igualado quanto mais superado.
Quanto ao jogo ele era marcado por duas realidades.
O Vitória vinha de um jogo mau, na Luz, e ansioso por retomar o caminho do sucesso que é aquele que tem marcado a sua caminhada esta época.
A Académica vinha de um campeonato todo ele mau e nele continuará a avaliar pelo que fez, e especialmente pelo que mostrou não saber nem poder fazer, no jogo de hoje.
E os 90 minutos corresponderam ao que tem sido o percurso das duas equipas na prova.
Entrada muito forte do Vitória, com um futebol rápido e a toda a largura do terreno, construindo sucessivas oportunidades de golo perante uma Académica sem capacidade de resposta e que nos primeiros 45 minutos teve apenas um lance de relativo perigo que Assis neutralizou sem dificuldade de maior.
O Vitória fez três excelentes golos e ficou a dever a si próprio outros tantos com Bernard e Tomané em boa posição a rematarem por alto e Josué num cabeceamento à barra dando sequência a uma assistência de Valente.
Na segunda parte o jogo caiu bastante.
O Vitória tinha o resultado feito e a Académica mostrava-se incapaz de incomodar o ultimo reduto vitoriano até aos 15 minutos finais em que construiu cinco lances de real perigo com Assis a resolver três deles com excelentes intervenções e Josué e João Afonso a neutralizarem os outros com cortes de excelente nível.
O Vitória,por seu turno, jogando num ritmo mais lento (pese embora algumas acelerações espantosas de Hernâni)até porque 4ª feira tem jogo para a taça da liga também construiu algumas oportunidades acabando por marcar o quarto golo através de Hernâni que bem o mereceu pela bela exibição que fez.
Em suma um triunfo tranquilo de uma equipa que reentrou na sua rota de cruzeiro e que bem merece, pelo percurso feito, que se aposte nela para uma segunda volta ao nível da primeira.
Apostar ,como já disse noutras ocasiões, rima com reforçar e não com vender!
E acredito que face ás indicações dadas hoje por Valente bastará mais um ponta de lança para discutirmos o terceiro lugar com o Sporting.
Desde que não saia mais ninguém!
Vasco Santos fez uma excelente arbitragem.
Depois Falamos

8 comentários:

Anónimo disse...

Mais treinador e restante equipa técnica. todos eles bem portuguesinhos...

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Sem dúvida. E ainda bem

Mike_the_Bike disse...

Bom jogo a fechar a 1ª volta do campeonato.
Depois do jogo em Lisboa, um resultado destes e uma exibição como esta, era tudo o que precisávamos. Em boa verdade, convém também referir, que o adversário esteve muito fraquinho... mas enfim, nós não temos culpa disso, e podiam, e deveriam, ter sido mais os golos.
Dá gosto ver estes meninos a jogar assim, sem medo, com alegria, com garra... quem trabalha assim vê recompensado o seu esforço... espero que quando o Rui Vitória for embora, ou quando mudarmoms de Direcção, continuemos pelo menos a partilhar desta filosofia.
Em relação a este jogo, apenas duas notas:
1- O Bernard, tal como o Luís Cirilo já rewferiu muitas vezes, precisa de banco. Acho que seria a melhor forma de o proteger, para o termos de volta em pleno, e disfrutarmos de todo o seu talento.
2 - Muitas pessoas queixam-se no excesso de individualismo do Hernani, mas em bom rigor, um jogador como ele, com as capacidades técnicas dele, tem mais é que ser individualista, principalmente em jogos como este.

Miguel

luis cirilo disse...

Caro Miguel:
Esta filosofia de apostar na formação e nos jogadores portugueses tem de continuar independentemente de quem treine a equipa A ou dirija a SAD. Tem de ser uma aposta de longo prazo e a nossa imagem de marca para o futuro.
Quanto ao Bernard e ao Hernâni estamos de acordo.

Anónimo disse...

Sr Cirilo
Boa tarde

Escrevo-lhe só para informar que o Sporting, neste ultimo jogo, também tinha oito jogadores portugueses no seu onze inicial. O Vitoria não é único... O Vitória e o SCP são únicos....

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Também reparei nisso e fico naturalmente satisfeito. Espero que o bom exemplo do Vitória e do Sporting seja seguido por muitos outros.

JRV disse...

Apenas um reparo: o alvalade não jogou só com oito portugueses.

Do catorze inicial faziam parte onze portugueses, dos quais sete formados localmente, um formado pelo Vitória e três formados pela apaf.

O Vitória é único, mas o alvalade está um passo mais adiante...

luis cirilo disse...

Caro JRV:
Muito bem visto.
E o Lisboa assim sendo joga sempre com quatro portugueses pelo menos.
Os da APAF e aquele inenarrável André Almeida