sexta-feira, janeiro 23, 2015

Café Oriental

Sempre tive um enorme apreço(mais adiante direi porquê) por esta fotografia de uma Guimarães que já não existe.
Aliás reencontrei-a, apropriadamente, numa página de facebook denominada "Guimarães Desaparecida" onde é possível encontrar fotografias interessantíssimas da cidade e do concelho com muitas décadas e algumas do fim do século 19.
Nesta, acima reproduzida, aparece aquele que foi um ex libris de Guimarães : O Café Oriental.
Situado na praça do Toural, no rés do chão do edifício onde ainda existe um restaurante com o mesmo nome nos pisos superiores (onde se come muito bem por sinal), o café Oriental foi durante muitas décadas uma referência par aos vimaranenses e para quem visitava Guimarães pela decoração absolutamente invulgar que ostentava e que fazendo jus ao nome se baseava em "motivos" orientais.
Lembro-me bem de lá ir, ainda criança, pela mão do meu avô que dele era cliente habitual e amigo do proprietário.
E recordo-me da admiração com que contemplava aquela decoração imponente, aquelas pinturas e colunas que me fascinavam.
Depois, já nos anos 70, o "Oriental" deu lugar a uma agência do BPA.
E as obras deram cabo daquele magnifico interior deixando um vazio que nunca mais foi preenchido porque não houve o cuidado (nesse tempo ainda não havia essas preocupações)de impor ao Banco que respeitasse uma decoração única.
Um pouco a exemplo do que aconteceu já este século (lá está outros tempos...) com um restaurante da cadeia McDonalds que abriu na Praça da Liberdade no Porto respeitando a traça do café que lá estava anteriormente.
Ficaram a saudade e as memórias fotográficas.
Depois Falamos

P.S. Uma das razões porque sempre gostei desta fotografia tem precisamente a ver com o meu avô de quem já disse ser cliente habitual do café.
Na fotografia, primeira mesa a contar da direita, estão duas pessoas sentadas. O meu avô é o da esquerda.

7 comentários:

Anónimo disse...

Ai que saudades ai...ai..., as minhas memórias do Oriental são dos anos 60, principio dos anos 70, onde ia com o meu Pai sempre que o Vitória jogava em casa e após o almoço ele marcava encontro com os amigos e dali seguia-mos a pé para o futebol,Primeiro para a Amorosa e depois já para o Municipal.Adorava aquele decor fantástico, aquelas colunas para a visão de um petiz metiam respeito.O que será feito dessas colunas,será que foram destruidas? Em tempos alguem me disse que não, mas não recordo exatamente o que foi feito ou quem as possui. Bons tempos, que nos fazem recordar estas fotos.
J.M.

luis cirilo disse...

Caro J.M.
Aqui há uns trê sou quatro anos escrevi um outro texto sobre o café Oriental e foi curiosa a repercussão que teve de pessoas que o tinham frequentado. E que relembravam precisamente essas fabulosas colunas. Não faço ideia do que lhes aconteceu mas tenho pena, muita pena, que o espaço não tenha sido preservado.

Maria disse...

Caro Luis Cirilo e J.M. sou investigadora de História de Arte e encontro-me a escrever um artigo para a Revista da FLUP. É possível, de alguma forma, marcar uma "reunião" para os entrevistar?

Grata pela atenção

luis cirilo disse...

Cara Maria:
Por mim tenho todo o gosto em falar consigo.
Embora as minhas memórias desse café sejam do tempo de criança.
Quanto ao J.M. terá de ser ele a responder porque não sei quem é.

AMÉLIA disse...

AMÉLIA,

ERA DE UM FAMILIAR MEU.
SÓ SOUBE DA EXISTÊNCIA DESTA MARAVILHA E 1ª SEDE DO VICTÓRIA DE GUIMARÃES HÁ MTO POUCO TEMPO.
QUE PENA NÂO TER CONHECIDO!
GOSTAVA QUE UM FAMILIAR MEU CONTINUASSE E REERGUESSE ESTA MAGNÍFICA OBRA.

AMÉLIA disse...


ESTA MAGNIFICA OBRA ERA DE UM FAMILIAR MEU.
TENHO PENA DE NÃO TER CONHECIDO, MAS OUVI MARAVILHAS DELE, COMO POR EX. QUE FOI A 1ª SEDE DO VICTORIA DE GUIMARÃES! ASSIM COMO FOI SEDE DE CONVÍVIO DAS MAIS ALTAS INDIVIDUALIDADES DA CIDADE.
SE SOUBESSE ONDE PARAM ALGUMAS DESTAS OBRAS, EU PROPRIA CONTINUAVA E MANTIA ESTE CAFÉ.

AMÉLIA SARAIVA.

luis cirilo disse...

Cara Amélia:
Não lhe sei responder com muita pena minha.
O café oriental,tal como o conheci, foi demolido há quase 50 anos e o seu recheio e decoração não terão sido preservados como mereciam. Outros tempos, em que não se valorizava o património como hoje.
E estou certo que se tivesse sobrevivo à moda das agências bancárias o "Oriental" seria hoje uma referência de Guimarães como já o era no seu tempo