segunda-feira, janeiro 05, 2015

O Nosso 14

A equipa conhecia uma realidade, em termos de impedimentos pouco favorável.
Aos lesionados de longa data (Pedro Correia e Defendi) e aos de há algum tempo (Bouba e Álvez) juntavam-se os mais recentes (Bruno Alves e Alex) o que naturalmente condicionava as opções de Rui Vitória.
A verdade é que se em Agosto alguém supusesse que jogadores como Douglas, Moreno e Defendi estariam meses seguidos,e em simultâneo, afastados por lesão instalar-se-ia um imenso alarme face ao peso que tem na equipa.
A verdade é que estiveram e a equipa deu uma resposta magnifica pelo que não seria ontem que os impedimentos serviriam de desculpa para um mau resultado.
E embora esse conceito não seja para abusar a verdade é que "não joga o Quim joga o Zé".
E foi o que uma vez mais aconteceu.
Assis: Mais um jogo sem sofrer golos com uma exibição segura e tranquila. O que teve para fazer fez bem feito.
Bruno Gaspar: Um jogo conseguido sem brilho especial. Bem a defender apoiou o ataque quando pode.
Josué: Uma boa exibição marcada pela classe com que se vai afirmando. Saiu lesionado mas felizmente estará apto para o próximo jogo.
João Afonso: Outra boa exibição perante pontas de lança "chatos" como Suk e Rondon.
Traoré: Uma excelente exibição "manchada" por um "amarelo" que o retira do próximo jogo. Castigo que não merecia.
Cafú: Misturou o bom com o menos bom, alternado boas jogadas e uma combatividade sempre de assinalar com alguns passes errados e decisões menos acertadas. Dá imensa "raça" ao meio campo e isso também conta.
André: Começa a ser difícil encontrar adjectivos para um jogador que tudo que faz...faz bem feito. Ataca, defende,aparece em todo o lado, lidera a equipa e marca golos. Uma soberba exibição de um dos melhores jogadores portugueses da actualidade.
Bernard: Melhorou em relação aos últimos jogos. Mais interventivo, mais lesto a soltar a bola, parece de regresso à boa forma.
Hernâni: É o desequilibrador por excelência do ataque vitoriano. E mais uma vez fez um jogo pleno de velocidade, técnica, dribles, cruzamentos e remates. Com o resultado feito saiu para descansar.
Ricardo: Recordará este jogo pelo grande golo que marcou e que abriu caminho à goleada. Jogando como ponta de lança fez valer o seu poder físico para colocar problemas à defensiva madeirense. É um jogador que me parece algo "indefinido" entre ser ponta de lança ou jogar noutras posições do ataque. A acompanhar com atenção.
Tomané: Um belo jogo na posição em que parece render mais. Jogando sobre os flancos,mas aparecendo na área,esteve muito em jogo porque teve bola e espaço para a jogar. Boas arrancadas,bons cruzamentos e participação decisiva no lance do segundo golo.
Gui: Foi a primeira alteração mas em boa verdade sem trazer nada de novo ao jogo.
Zitouni: Já tinha sido chamado para a taça da Liga e agora teve a primeira oportunidade no campeonato. Bons pés, gosto em ter a bola e construir jogadas, entrou bem e quase marcava num lance a terminar o jogo. Certamente vai ter mais oportunidades.
Moreno: Mais de quatro meses após a lesão muscular sofrida ainda em Agosto regressou á primeira equipa. Sem problemas como era de esperar.
Douglas, Plange, Crivellaro e Areias não foram utilizados.
Depois Falamos.

10 comentários:

Anónimo disse...

Boa tarde Caro Cirilo

Permita-me algumas considerações sobre alguns dos catorze:
Assis - Só se nalgum jogo enterrar a barraca perderá o lugar, tem estado muito bem e lá está, sai um consagrado por lesão e quando recupera, o lugar já foi.
Bruno Gaspar - Estou ansioso e preocupado por ver até onde vai a verdade desportiva e saber se temos defesa direito para sabado.
Traoré - Não estou a ver jogador com a mesma qualidade para o substituir pois está a jogar muito bem.
Agora caro Cirilo vou falar de um jogador que só vi jogar 2 vezes e por alguns pormenores penso que o Vitória descobriu uma autentica pérola. Refiro-me a Nassib entrou contra o Sporting e agora contra o Nacional o moço tem uma elegançia, um trato de bola, postura e remate que não engana ninguém.Por fim e os ultimos são os primeiros,destaco o André, que grande exibição, que entrega e alegria de jogar,está sem duvida entre os melhores 10 jogadores Portugueses da actualidade.
J.M.

Anónimo disse...

Ricardo indefinido ?? Infelizmente nem toda a gente percebe que o Rui Vitória está a trabalhar o moço para ser uma boa alternativa ao Tó Mané. Vejamos: extremo de raiz, cai e sai bem nas alas, com aquele cabedal rebenta com qualquer defesa. Está aí em potência um grande Avançado.
Pena nem toda a gente conseguir perceber isso... paciência...

Zé Cápsulas

luis cirilo disse...

Caro J.M.
Não só permito como fico sempre satisfeito quando os leitores do blogue opinam. Concordo com o que escreve sobre os jogadores.
Espero que Bruno Gaspar jogue no sábado porque de outra forma seria vergonhoso. Quanto ao Nassim Zitouni tenho gostado das suas prestações e a continuar assim é um jogador com que podemos contar.
E como ele há outros na equipa B esperando a sua vez.
Caro Zé Cápsulas:
Felizes daqueles que percebem tão depressa. Eu sou dos que ainda não percebi qual o seu verdadeiro lugar. Porque já o vi a ser utilizado como ponta de lança e como extremo. Se calhar o Rui Vitória e o Armando Evangelista também ainda não perceberam...

Anónimo disse...

Preferia ver Tomané sempre acompanhado por Ricardo. Complementam-se muito bem. Tomané só na frente não dá. Ricardo tem força e velocidade, Tomané mais técnica e bom toque de bola: bom para tabelas e jogo conjunto para desequilibrar a defesa adversária, o que também permite que os médios subam mais e marquem golos. O Alvez desmarca-se pouco, não tem a força do Ricardo, e protege mal a posse de bola - e parece que ainda não se adaptou ao futebol europeu.

Miguel Silva

luis cirilo disse...

Caro Miguel:
Para mim a dupla ideal é Álvez com Tomané. E não concordo com a sua avaliação quanto ao uruguaio.Acho que é um goleador e tem-no mostrado nas oportunidades que tem tido

Anónimo disse...

André está na equipa da semana da FIFA! E o selecionador nacional vai continuar a pôr umas palas como se não visse nada? 'Quem é que tiro?' Tira qualquer um! Mas custa muito aos bolsos de alguns empresários não é?

Rui Cordeiro da silva disse...

Relativamente ao André, confesso que me chocou ler ontem que a direcção estipulou o preço de 1,5 milhões!
Acho verdadeiramente inacreditável que estejamos a vender os nossos melhores jogadores a preço de saldo...

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
A selecção é cada vez mais um negócio. De empresários e não só.
Caro Rui:
É a clausula que foi acordada entre as partes. E quando assim é...

Rui Cordeiro da Silva disse...

Luis,

De acordo. Mas não teria sido mais inteligente ter "blindado" o jogador em devido tempo? Alguém andou desatento a estes detalhes...

luis cirilo disse...

Caro Rui:
Claro que esse pormenor (que é um "pormaior")devia ter sido acautelado há muito tempo. Mas não foi. E a partir de certa altura acredito que se tornasse impossível ser