quarta-feira, janeiro 21, 2015

40 anos

Hoje é um dia "histórico" no pequeno âmbito da minha militância partidária.
Completam-se 40 anos (quase meio século...) desde que em 21 de Janeiro de 1975 me filiei na secção de Guimarães da JSD sendo, ao tempo, o militante nº 16 dessa estrutura.
Poucos dias antes do primeiro, e esse sim verdadeiramente histórico, comício do PPD em Guimarães no qual foi principal orador o líder Francisco Sá Carneiro.
Passou muito tempo.
Mas recordo com orgulho, e alguma emoção, que na JSD fiz um pouco de tudo.
Colei cartazes, pendurei faixas, pintei paredes (os ambientalistas que me perdoem), preparei inúmeros baldes de cola, ajudei na segurança a comícios, integrei listas candidatas à direcção de associações de estudantes.
Fui vogal, vice presidente e presidente da JSD de Guimarães.
Conheci muita gente, participei em muitos debates e algumas discussões, aprendi a conhecer o PPD (depois PSD) no qual me viria naturalmente a integrar com o passar dos anos.
Mas a JSD ensinou-me algo que nunca esqueci e ainda hoje pratico conforme sei.
Ensinou-me os limites da responsabilidade na convivência partidária e na livre expressão das opiniões políticas.
Por isso nunca me senti, em 40 anos de militância na JSD e no PPD/PSD, tolhido na minha liberdade de opinar, de convergir e divergir, de ter as minhas próprias posições nem sempre em consonância com as da JSD e depois do PSD.
A JSD ensinou-me que militar num partido é uma forma responsável de ser livre.
E esse é um ensinamento de vida e para a vida.
E por isso estou grato à JSD.
E lembro hoje, quarenta anos passados, alguns daqueles com quem partilhei essa bela "aventura" que era ser social democrata em 1975.
O Luís Teixeira e Melo e o Jaime Coelho Lima que foram os proponentes da minha filiação.
E mais alguns com quem partilhei momentos inesquecíveis.
José Alberto Gomes Alves,Jaime Machado, Jorge Gonçalves, Carlos Alpoím, Manuel Jorge, Carlos Vilas Boas, Leopoldo Freitas, Antero Freitas, José Pereira, Toni Araújo.
Uns não vejo há décadas, de outros continuo amigo e em contacto, outros ainda "partiram" demasiado cedo deixando uma saudade e um vazio que não tem remédio como foi os casos do José Alberto Gomes Alves e do Leopoldo Freitas.
Todos eles, e alguns outros que a memória não me ajuda a recordar neste momento, foram companheiros e amigos de uma fase da minha vida pessoal e politica que recordo hoje com muito gosto.
Depois Falamos.

Sem comentários: