terça-feira, janeiro 27, 2015

Olhar a Liga

Decorrida a primeira volta e uma jornada da segunda que nos "diz" a classificação da Liga bem como a prestação dos seus dezoito clubes.
Caso a Caso:
Benfica: Fruto do mérito próprio, do "colo" da APAF e do "hara quiri" do único concorrente  tem o campeonato praticamente ganho. Se tem vencido em Paços de Ferreira podia encomendar as faixas. Assim ainda não. Mas tudo indica que o virá a fazer.
Porto: Tem o melhor plantel e os melhores jogadores mas não tem a melhor equipa. E tudo indica que isso lhe vai custar o título. Ontem esteve próximo do KO mas foi salvo por...Paulo Fonseca. A vida tem destas ironias.
Sporting: Equipa e treinador tem feito pela vida e apesar do presidente conseguem estar apenas a um ponto do segundo lugar. Mas não me parece que possam ser mais que candidatos ao terceiro.
Vitória: Um excelente campeonato que o coloca na luta pelo terceiro lugar e na quase certeza de um apuramento europeu. Veremos o que se vai passar até 31 de Janeiro.
Braga: Candidato a um lugar europeu vai discutir com Vitória e Sporting o escalonamento entre o terceiro e o quinto lugar apesar das "alucinações" do seu treinador.
Belenenses: Discretamente vem fazendo um excelente campeonato atendendo à sua realidade e ao valor do seu plantel. Joga para um lugar tranquilo mas nada mais.
Paços de Ferreira: O regresso bem sucedido de Paulo Fonseca mostra que a ida deste para o FCP foi prematura. Está na zona tranquila e por lá ficará.
Estoril: Outro candidato a lugares tranquilos depois da experiência europeia do inicio de época. Uma equipa que tem projectado muitos jogadores para outras realidades mas que neste momento, e nessa área, está em fase de menor fulgor. A excepção será mesmo Kléber.
Rio Ave: Outro "europeu" de inicio de época que vem fazendo um bom campeonato. É das equipas melhor treinadas e das que melhor futebol joga. O plantel é que não dá para outros sonhos em termos de Liga.
Moreirense: O segundo clube de Guimarães vem, a exemplo do primeiro, fazendo uma boa prova dentro dos seus objectivos que são a permanência. Uma instituição bem dirigida, com os pés assentes no chão.
Maritimo: Mistura resultados surpreendentes (triunfos sobre Vitória e Porto) com outros menos conseguidos. Um campeonato discreto face ao que é tradicional.
Nacional:Um campeonato tranquilo jogando para o meio da tabela. Não aspira a mais do que isso.
Boavista: Regressado depois de anos conturbados tem feito um campeonato regular em que o objectivo é não descer. Com um relvado sintético e o plantel mais "anónimo" da Liga não pode aspirar a mais. 
Vitória FC: Assolado por crónicos problemas financeiros e com um plantel modesto joga para a permanência. Mas vai sofrer um bom bocado.
Arouca: Segunda temporada no primeiro escalão e menos tranquilidade do que na época transacta. É um dos "aflitos" e assim vai continuar tudo o indica.
Académica: Um "histórico" mergulhado no fundo da tabela e a lutar pela permanência. Que a manter o nível exibicional e os resultados da primeira volta vai ter muita dificuldade em garantir.
Penafiel: Um dos maiores candidatos à descida da qual vai ter imensa dificuldade em escapar.
Gil Vicente: Mais habituado a campeonatos tranquilos "arrasta" a "lanterna vermelha" desde a primeira jornada e vai ter muitas dificuldades em dela se livrar tal a modéstia da equipa.
São as indicações ao fim de 18 jornadas.
Mas as 16 que faltam vão certamente trazer surpresas.
Mesmo assim arrisco uma previsão:
Benfica será campeão e Porto apura-se para a pré eliminatória da Champions.
Sporting, Vitória e Braga lutarão pelo acesso à Liga Europa.
Penafiel, Gil Vicente, Académica e Arouca são os candidatos à descida.
Mas deixemos a bola rolar...
Depois Falamos

17 comentários:

Unknown disse...

O Sporting não vai lutar pelo terceiro mas sim pelosegundo quiçá pelo titulo

Pedro Pereira

luis cirilo disse...

Caro Pedro Pereira:
No futsal não duvido.

João Silva disse...

O Guimarães está a 4 pontos do terceiro e a lutar por esse posto. O Sporting está a 1 do segundo mas não tem hipotese. Está bem está...

luis cirilo disse...

Caro Joao Silva:
O Guimarães só se for no campeonato das sapatarias porque na Liga não há nenhum clube com esse nome.
Partindo do principio de que está a falar do Vitória sempre lhe digo que o SCP não tem hipóteses de ser campeão e o Vitória está a lutar pelo terceiro lugar pela mesmíssima razão;porque o Sporting tem uma equipa limitada que não tem hipótese de discutir o título com o SLB e o FCP mas tem de lutar pelo terceiro lugar com Vitória e Braga. Simples!

João Silva disse...

Agora estou esclarecido. A sua afirmação está relacionada com a valia dos planteis. Chapeau!!! Presunção e água benta. ..

E apenas disse Guimarães porque Vitórias na liga há dois. Porque se realmente o senhor quiser manter o nivel do blog também não deveria permitir que ao Sporting lhe chamem Alvalade. Ai sim, é um tom depreciativo.

Anónimo disse...

o guimaraes não sei se vai ficar por aqui, se calhar ainda chega ao segundo lugar...

pedro ferreira

luis cirilo disse...

Caro João Silva:
Tem exactamente a ver com o valor dos planteis. Acertou. Não me lembro de chamar ALvalade ao SCP. Mas é tão depreciativo chamar um clube pelo nome do seu fundador como outro pelo nome da cidade onde está sediado.
Caro Pedro Ferreira:
Só no campeonato das sapatarias que é onde joga o calçado Guimarães

JRV disse...

Vejo que a minha referência ao alvalade foi na mouche...é bom que o sintam na pele, a ver se algumas mentalidades evoluem.

Note que é também deste tipo de tiros certeiros que se fará a campanha do Vitória na Liga. Pensar em si e nos seus jogos mas perceber o impacto e a importância que alguns jogos de bastidores terão (como já tiveram até agora) no desfecho final da competição.

luso disse...

Em relação ao atual momento do campeonato, diria:

O campeonato vai jogar-se, conforme disse e bem, entre Benfica e Porto, e a credibilidade do porto vai talvez depender da carreira na champions.

Eu arrisco Benfica em primeiro.

O Sporting é o claro candidato ao terceiro lugar, e só a presença mediática dos seus apoiantes mantém uma suposta candidatura ao título, que não existe.
Aliás, os resultados e as exibições do Sporting têm andado algo desfazadas (ver último jogo)

Vitória e Braga (principalmente Vitória, dada a diferença pontual), poderão ter uma palavra a dizer para o 3º lugar, mas não acho provável.
(Crivellaro já foi, veremos se sai mais alguém)

Mais para baixo, é de salientar o campeonato do Boavista, que julguei ir fazer um campeonato desastroso, principalmente depois das primeiras jornadas. Foi fantástica a maneira como conseguiram aguentar-se sem se desunirem.
A Académica está abaixo do que seria de esperar, bem como o Gil.

Finalmente uma palavra para Rio Ave e Moreirense, a fazerem uma prova com muito mérito. Suponho que o Rio Ave com boa ajuda do Jorge Mendes

luis cirilo disse...

Caro JRV:
Defendo, há muito tempo, que o Vitória tem de se por "fino" e combater nos vários palcos que rodeiam um jogo de futebol. Por mais que isso desagrade aos outros clubes que muito gostam de ver o nosso remetido a um papel de bem "comportadinho".
E quando digo futebol digo também basquetebol que é uma modalidade em que já estamos a incomodar muita gente.
Caro luso:
Estamos mais ou menos de acordo. Eu acho que o Vitória caso não saia mais ninguém e os lesionados voltam ao "activo" pode perfeitamente disputar o terceiro lugar com o Sporting. Quanto ao Rio Ave realço que tem um excelente treinador e joga muito bom futebol. Claro que o apoio do empresário é importante.

João Silva disse...

Senhor JRV,

A sua referência ao Alvalade a mim não me aqueceu nem me arrefeceu. Apenas vem demonstrar a falta de QI dos adeptos portugueses, e claro da população em geral. Estranhei também o facto do administrador do blog nada ter dito sobre este comentário depreciativo ao dito clube. É que eu, ao contrário de alguns por aqui, não como nem nunca comi do futebol.

luis cirilo disse...

Caro João Silva:
sugiro que antes de se pronunciar sobre QIs alheios analise bem o que escreveu. É que neste blogue e nos comentadores que conheço NINGUÉM "comeu" nunca do futebol.
Enganou-se na porta a que veio bater.
De resto chamar Alvalade ao Sporting é como chamar Guimarães ao Vitória. É incorrecto mas não é ofensivo.

JRV disse...

A azia que o caro demonstra, contraria aquilo que escreve. Quanto ao resto, lamento mas não vou descer ao nível de um adepto do alvalade.

Unknown disse...

Se o Braga que está a 8 pontos pode disputar o 3º não vejo porque é que o Sporting que esta a 7 do Benfica não pode disputar o 1º

luis cirilo disse...

Caro JRV:
Os sportinguistas andam muito sensíveis desde um certo 0-3.
Deve ser o BdC que os enerva.
Caro Pedro:
Pela simples razão de que a distância qualitativa entre Benfica e Sporting é maior do que entre Sporting e Braga. Só isso

João Silva disse...

Sr. Cirilo,

Aquando da visita do Vitória de Guimarães à Luz chamou-me benfiquista. Agora sportinguista. Vá tentando. Quanto à minha sensibilidade, fico muito mais sensivel quando me vão à carteira do que propriamente com um resultado de um jogo de futebol.

luis cirilo disse...

Caro João Silva:
Nisso de nos irem à carteira estamos de acordo.