sábado, janeiro 31, 2015

O Nosso 14

É nestes jogos, com adversários mais fracos, que se consolidam ou perdem ambições classificativas e candidaturas europeias.
Porque são jogos em que é "proibido" perder pontos.
Penafiel, onde semanas atrás o concorrente directo Sporting de Braga ganhara por 6-1, era um desses jogos.
Mas a equipa vitoriana está longe da forma patenteada nos primeiros meses da época e a pagar caro o preço das lesões de jogadores importante e dos discursos errados que abalaram a sua estabilidade.
Desde os "meninos", que apenas serviu para os desresponsabilizar, ao das "pérolas" (que não levou em conta a idade e alguma imaturidade das mesmas) que levou a que alguns deles andem há mês e meio com a cabeça em muitos sítios menos na equipa.
Individualmente:
Assis: Sofreu um golo sem qualquer culpa e evitou mais dois com intervenções oportunas. Valeu à equipa a segurança do seu guarda redes para o resultado não ser pior.
Plange: Rui Vitória lá sabe as linhas com que se cose mas não acredito que alguma vez Plange seja um lateral direito ao nível do que o Vitória necessita. Responsabilidades no golo, responsabilidades na forma como deixou os adversários fugirem nalguns lances a sua substituição pecou por tardia.
Josué: Uma exibição regular sem grandes problemas a resolver.
João Afonso: Certinho a defender mas sem se ver nos lances de bola parada em que meses atrás era temível. 
Bruno Gaspar:Um excelente lateral direito que foi desviado para a esquerda sem grande proveito para a equipa. Mesmo assim acho que foi o melhor jogador do Vitória na noite de hoje. Não percebo porque não é Luís Rocha opção ainda para mais depois do bom jogo feito em Setúbal.
Cafu: A garra está sempre lá mas hoje o esclarecimento andou arredio da sua exibição. Foi substituído, porque alguém tinha de ser, mas como ele podiam ter saído outros cinco ou seis.
André: Atravessa uma fase de menor fulgor o que nem admira face ao alto rendimento com que jogou durante meses. Mesmo assim ainda foi dos menos maus da equipa. E fez mais um golo.
Bernard: Quando vejo este Bernard e o comparo com o de Agosto/Setembro/Outubro vejo nele uma das "vitimas" dos discursos errados. E sorrio quando me lembro dos criticas de alguns acerca da intensidade (um dos termos que agora se usa muito) ,ou falta dela, com que jogava Crivellaro.
Hernâni: Não "esteve" em Penafiel. Pelo menos ao seu nível habitual. Tal como André estará a pagar o preço de a equipa ter "usado e abusado" dele durante semanas a fio.
Valente:O melhor dos avançados vitorianos neste jogo batendo-se bem na área e procurando espaços. Surpreendentemente foi substituído quando o seu instinto goleador podia ser precioso no assalto final á baliza do Penafiel.
Tomané: Uma exibição discretíssima. Não se viu.
Alex: Uma boa entrada em jogo empurrando a equipa para a frente e mostrando uma boa dinâmica de jogo. Caso para perguntar porque não entrou de início,com vantagem para a equipa, dispensando Bruno Gaspar de meia parte longe do flanco onde melhor joga.
Gui: Empenho, vontade, mas pouco resultado. No lance mais perigoso que protagonizou o fiscal de linha marcou fora de jogo (não estava) quando percebeu que o lance era...perigoso.
Ricardo Gomes: Entrou em busca do que não teve; lances na área em que pudesse fazer prevalecer o seu poder físico.
Douglas, Moreno, Chemann e Zitouni não foram utilizados.
O Vitória entra agora num ciclo de jogos mais complicados.
Recebe o Belenenses, vai ao Porto e a Paços de Ferreira, recebe o Marítimo e vai ao Bessa.
Neles se jogará o apuramento europeu e por isso pede-se "cabeça fria", pés no chão e muita concentração.
De todos.
Depois Falamos.

P.S. E, já agora, a não haverem mais reforços (especialmente o tal ponta de lança)que não se verifiquem saídas. A "manta", repito, está a ficar curta.

4 comentários:

cards disse...

caro luis cirilo, então amanhã o su vitória joga contra o meu Benfica a final da taça hugo dos Santos, em basquetebol e o senhor não dá q notícia sobre esse facto? se o Benfica vencer soma a 7 final consecutiva a vencer se for o vitória conquista a primeira vitória no seu historial. espero um bom jogo com vitória do Benfica.

luis cirilo disse...

Caro cards:
Isto não é um jornal digital,é um blogue!
Mas sei muito bem do jogo e já o referi no meu facebook.
O Benfica ter sete triunfos não admira ninguém. Com o orçamento obsceno que tem para a modalidade admirava era se não ganhasse. Mas ainda assim naturalmente que confio num triunfo do Vitória.

cards disse...

Caro luis cirilo,

Orçamento maior não significa vitória certa, se bem que ajuda muito.
o orçamento do basquetebol do Benfica não é nada obsceno, quando havia o fc porto, os dragões tinham um orçamento maior do que Benfica e sistematicamente perdiam com o Benfica.

luis cirilo disse...

Caro cards:
Claro que é obsceno e só possível num clube a quem tudo é permitido. A começar por um passivo colossal. Ou acha que milhão e meio de euros de orçamento numa modalidade que não tem receitas não é uma obscenidade?