domingo, janeiro 25, 2015

O Nosso 14


É extremamente difícil perceber, por razões que não radiquem na imprevisibilidade do futebol, como foi possível o Vitória não vencer um jogo em que dominou totalmente o adversário e criou inúmeras situações de golo especialmente no segundo período.
Depois de uma primeira parte em que a equipa não jogou mal mas jogou...devagar assistiu-se a uma segunda parte de domínio esmagador e jogada muitas vezes a uma velocidade alucinante por parte do Vitória perante um "salve-se quem puder" de um Gil Vicente acantonado no último terço do seu meio campo face à intensidade de jogo vitoriana.
Mas no futebol para se ganhar tem de se marcar golos e a verdade é que o Vitória precisou de rematar 31 vezes para marcar dois golos. É uma média que merece reflexão.
Individualmente:
Assis: Uma boa exibição como ...libero dando pronto "despacho" ás muitas bolas "mortas" que lhe foram chegando. Como guarda redes sofreu dois golos sem qualquer culpa e ainda evitou um terceiro(!!!) com uma excelente defesa.
Bruno Gaspar: Podia ter feito mais qualquer coisa no lance do primeiro golo. Acabou o jogo a defesa esquerdo e ao longo do jogo foi mais um extremo do que um defesa. Teve ainda um excelente remate.
Josué: Surpreendente a sua saída quando estava a rubricar uma boa exibição sendo o jogador mais esclarecido da rectaguarda nas saídas com a bola jogável. Teve um remate para golo desviado com a mão num lance que o árbitro não terá visto. A defender no pouco que teve para fazer...fez bem.
João Afonso: Tal como Josué pouco trabalho a defender. Integrou-se no ataque sempre que pôde e teve um remate a rasar a barra.
Chemman: Responsabilidade nos dois golos numa exibição muito descolorida. Se tivesse saído ao intervalo não se estranharia.
Cafu: Procurou jogar simples e quase sempre o conseguiu. Face ao balanceamento ofensivo da equipa,em especial na segunda parte, teve um papel fundamental a desempenhar que foi o de cobrir os enormes espaços no meio campo vitoriano o que fez a preceito. Acabou a central na fase do tudo por tudo.
André: Melhor na segunda parte (o que a equipa agradeceu) fez um primeiro tempo incaracteristico com algumas oscilações nomeadamente nas entregas de bola que nem sempre lhe saíram bem. Mas como não sabe jogar mal foi um dos "motores" da recuperação. 
Crivellaro: Surgiu no lugar que vem sendo ocupado por Bernard (lesionado) e procurou as jogadas de 2x1 e a circulação de bola ao longo da frente de ataque. Não estava a fazer uma grande exibição mas também não se justificava a saída ao intervalo. Na segunda parte a sua forma de pensar o jogo podia ter sido útil.
Hernâni: Na primeira parte, salvo um remate perigoso, não se viu. Na segunda foi dos mais inconformados e só à sua conta teve pelo menos quatro remates perigosos. Dois a rasarem o poste, um defendido pelo guarda redes e outro nos instantes finais desviado para canto nem o defesa gilista saberá como. Com um pouco mais de acerto ( e de sorte) no remate e o jogo teria outra expressão bem mais agradável no marcador.
Tomané: Uma boa exibição. Jogando sobre o flanco esquerdo e aparecendo na área a preceito deu muitas dores de cabeça à defesa do Gil. Não teve grandes oportunidades de rematar mas fez uma assistência preciosa para Valente no lance do primeiro golo.
Valente: É reforço. Autor do primeiro remate perigoso do Vitória esteve sempre em jogo denotando bom entendimento com Tomané como se viu no lance do golo que marcou. É homem de área e dele se podem esperar mais golos porque tem o feeling da baliza.
Gui: Primeira opção de Rui Vitória a sua entrada deu alguma animação ao jogo. Irrequieto, repentista deu preocupações à defesa gilista fruto da sua rapidez. Falhou um golo à boca da baliza nem ele saberá como.
Plange: Uma entrada...misteriosa. Foi para lateral direito (saiu Chemman),passando Bruno Gaspar para lateral esquerdo, mas pouco mais trouxe ao jogo do que algumas bolas despejadas para cima da baliza adversária. 
Ricardo Gomes: Mexeu com o jogo usando o seu poderio físico para "massacrar" uma já aflita defensiva adversária. Protagonizou alguns lances de perigo e num deles depois de tirar bem um adversário da frente atirou a rasar o poste. Talvez devesse ter entrado mais cedo.
Douglas, Moreno, Kanu e Zitouni não foram utilizados.
Depois Falamos.

10 comentários:

Anónimo disse...

O desvio sem saber como do jogador do Gil ao remate do Hernani foi com o braço. Foi bem visível na hora. Dois penaltis que ficaram por marcar...

Paulo Cunha

Anónimo disse...

Esta toda a gente com vergonha de o assumir! E, pior que isso, a tentar aproveitar o facto para ajustar contas com alguém do clube. O vitoria foi seriamente prejudicado. Pelo anti jogo. Pelo pateta do apito, por uma imprensa pouco seria e assalariada de interesses sinistros. Noutros campos até na policia ameaçam bater por muito menos. Os vitorianos são envergonhados e condescendentes da incompetência, desonestidade, e parolice. Querem ficar bem numa fotografia para a qual nunca serão convidados a estar... Como se vê!
José Vieira de Castro

Anónimo disse...

Caro Cirilo

O jogo menos conseguido do André na 1ª parte tem a ver com o Crivellaro, que não marca ninguem o que obrigou o André a jogar mais recuado e claro a equipa ressente-se disso.Ao contrário do meu amigo, penso que o RV consuegue o empate com a entrada do Pelange, pois o Tunisino além de estar nos 2 golos não faz um ataque digno desse nome.Nota mais para o Valente, bom jogador.

J.M.

Anónimo disse...

E o que se passará com Moreno Sr Luís Cirilo. Ando intrigado. Quarta-feira um penalty, hoje na B com o Feirense novo penalty e expulsão por acumulação de amarelos.

luis cirilo disse...

Caro Paulo Cunha:
Sim. Confirmei na televisão que são dois penaltis por marcar. O que evidentemente teve toda a influência no resultado.
Caro José V. Castro:
Compreenderá que os que mais tinham obrigação de se insurgirem são os primeiros a ficarem calados. E quando assim é...pouco há a fazer.
Caro J.M.:
O André jogou mais recuado? Não concordo. Contra este Gil Vicente bastava jogar com três defesas que era capaz de ainda sobrar gente. Mas ,pronto, está na moda dizer mal do Crivellaro e por isso é dele a culpa de tudo. Se calhar até foi ele que lesionou o Bernard a subiram para o autocarro...
Caro Anónimo:
Não faço ideia. Mas já em Setúbal o achei abaixo do habitual.

Anónimo disse...

quem nunca mais chega é o ponta de lança que segundo a Bola já era para ter chegado na outra semana.
Será que é o tal Alfaro da Lázio?
É que é bem preciso

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Não faço ideia.
já fico contente se o Álvez regressar em pleno.
Quanto a este Alfaro a avaliar pelos números que se deixe estar sossegadinho lá por Montevideu que está bem

Francisco Vale disse...

O resultado não foi bom, é verdade, mas poderia ter sido bem pior, portanto há a ressalvar a reação da equipa que abafou por completo um Gil Vicente com uma equipa muito abaixo daquilo que é normal e daí também o último lugar que ocupam. É um clube vizinho que até simpatizo mas a jogar assim será muito complicada a manutenção... De salientar também, mais uma vez, a lata deste José Mota que no final do jogo na conferência de imprensa
queixou-se da arbitragem!!! Bem mediante a postura em campo das equipas deste treinador, especialmente neste jogo e ouvindo estas declarações, só me apraz dizer que se trata de um problema de diarreia mental permanente ou pura e simples desonestidade, quando há realmente esses lances na área do Gil que poderiam resolver a partida para o nosso lado.

Quanto aos jogadores, na minha opinião, Crivellaro continua a desiludir quando se lhe pedia um carater mais decisivo na primeira equipa. Tenho sido um defensor deste jogador mas realmente já está cá algum tempo, já tem penso que 25 anos não é propriamente um jovem, tem jogado muito bem na II Liga mas chega à primeira equipa e efetivamente não rende, começo a ficar sem argumentos para defender a sua titularidade na primeira equipa, e não sendo titular será um jogador caro para continuar, assim como o Barrientos, mas este nem sequer na equipa B tem sido utilizado ultimamente.
Chemmam despertava-me bastante curiosidade e expectativa dadas as suas credenciais no futebol tunisino, é certo que só fez 3 jogos, 1 dos quais contra o Benfica na Luz, sempre difícil ainda por cima com Gaitan pela frente, no jogo com Académica apesar dos 4-0 foi muito discreto, neste jogo teve a infelicidade de estar diretamente ligado aos 2 golos que sofremos, pouca agressividade e má abordagem aos lances, algo lento, praticamente não ataca, sendo especialista em livres não os tem marcado, terá muito a melhorar ou parece-me que não ficará cá para além do final da época. É um jogador com 27 anos, portanto pouca margem de progressão, muito rotinado ao futebol tunisino, será difícil, não me parece a solução ao Traoré. Talvez o Luís Rocha, talvez Breno, talvez B.Gaspar com Arrondel à direita pois Nii Plange não me parece boa opção...
Ricardo Valente é realmente reforço, não se lhe podia pedir mais, jogador combativo, agressivo, dá tudo que tem encarnou muito bem o espírito Vitoriano, entrosou-se melhor ainda na equipa e tem-se entendido muito bem com Tomané e Hernâni, boa contratação, é um jogador extremamente útil à equipa.
Aguardemos pelos próximos jogos. Com uma vitória frente ao Gil Vicente poderíamos ter ficado com uma pontuação bem agradável, encurtado distância à frente e aumentando para trás, mas como diz o nosso técnico, o caminho faz-se caminhando, o Gil Vicente, o Penafiel, a Académica ainda vão causar muitas dificuldades também aos nossos adversários, acredito que sim.

Luis Costa disse...

Concordo totalmente quando diz que quem devia ter saído ao intervelo era o Chemann. Jogador fraco. Não ataca nem defende!

O Crivellaro devia era ter saído durante a 1ª parte.
Foi, mais uma vez, uma nulidade completa que perdeu muito jogo e obrigou o nosso motor (AA) a correr muito atrás dos jogadores do Gil.

Mas isto no futebol, como em muitas outras coisas na vida, cada um tem a sua opinião.

luis cirilo disse...

Caro Francisco Vale:
De Crivellaro não vale a pena falarmos mais. Foi embora e deixou de ser assunto. Por mim que sempre apreciei as suas qualidades futebolisticas (e pessoais) é uma pena. Para outros será um alívio. Importa é que fica na nossa melhor História porque foi um dos "homens do Jamor" e deixou marca relevante nesse jogo.
Quanto ao Gil é realmente uma equipa fraca (mas que na Luz só perdeu com um golo em claro fora de jogo) e que vai ter dificuldade em manter-se. O que será uma pena. É um clube vizinho e tem um estádio moderno.
Caro Luís Costa:
É como diz. cada um tem direito à sua opinião. Quanto a Crivellaro deixou de ser assunto de discussão dado ter saído.