quinta-feira, janeiro 22, 2015

Lições de Setúbal

O jogo de ontem entre os dois Vitórias terá de ser visto, na óptica vimaranense, muito mais como uma oportunidade de rodar jogadores e dar tempo na equipa A a alguns do que como uma tentativa empenhada de a equipa se manter na luta pelo apuramento para as meias finais de que terá "desistido" (prematuramente do meu ponto de vista) depois da derrota caseira com o Sporting.
Significa isto que o Vitória não tentou ganhar o jogo?
Nem por sombras.
Jogou muito razoavelmente, foi a equipa que criou mais oportunidades, mas é evidente que não colocou a "carne" toda no assador e talvez por isso não conseguiu vencer.
Analisemos então as prestações individuais: 
Douglas: Sofreu dois golos de penalti e pouco mais teve que fazer que não fosse agarrar bolas despejadas para a área. No lance mais perigoso...teve sorte.
Plange: Como de costume esteve melhor a atacar do que a defender.
Moreno: Pouco trabalho porque o adversário também não atacou muito. Cometeu o primeiro penalti.
Kanu: Dificuldades com a mobilidade de Suk parecendo algo preso de movimentos.
Luís Rocha: Boa exibição. Seguro a defender e perigoso a atacar com alguns cruzamentos bem medidos. Injustamente expulso. Depois desta exibição fico ainda com mais curiosidade sobre o valor de ...Breno.
João Pedro: Uma exibição personalizada com a visão de jogo que se lhe conhece e o excelente toque de bola. Contudo pareceu-me jogar quase sempre longe dos terrenos que mais gosta de pisar.
Zitouni:Tem qualidade, já se sabe, mas está ainda algo "verde" para a 1º liga. Ontem isso foi evidente. Mas vai lá porque tem talento.
Crivellaro: É o jogador deste plantel que melhor pensa o jogo no ultimo terço do terreno. Fez prova disso em vários momentos e ainda teve o remate mais perigoso do Vitória.
Ricardo Gomes: Melhor na área do que fora dela tem uma apetência por rematar que é positiva mas tem de ser doseada. 
Areias: Muito boa exibição. Fez dois "golos" (ambos anulados por fora de jogo) com o sentido de oportunidade que é a sua imagem de marca. Movimentações de ponta de lança e o reafirmar de uma candidatura à equipa A.
Gui: Mais uma exibição discreta em que não conseguiu superiorizar-se ás marcações.
Valente: Entrou depois do 0-1 e passados três minutos a equipa sofreu o 0-2. Pouco havia a fazer.
Arrondel: Entrou a 5 minutos do fim. Não sei se tocou na bola.
Isaac: Tal como Arrondel.
Assis, Lima Pereira, Cafu e Fábio Vieira não foram utilizados.
Uma palavra final sobre o árbitro João Capela.
Não gostei do seu trabalho o que é mais ou menos normal dado ser um apitador de pouca qualidade.
O segundo amarelo a Luís Rocha foi uma "brutalidade". Os penaltis foram bem assinalados.
"Esqueceu-se" foi de marcar pelo menos um (logo nos minutos iniciais numa mão na área setubalense) a favor do Vitória.
Depois Falamos.

P.S. A fotografia que encima o texto diz tudo sobre jogos às 5 da tarde num dia de trabalho.
308 espectadores numa competição que se "mata" a ela própria com o regulamento e o agendamento dos jogos.

6 comentários:

Anónimo disse...

O Vitória levou a Setúbal uma espécie de equipa B com os jogadores menos rodados, Sr. Luís Cirilo. Se houve vontade de ganhar eu não a vi antes do jogo porque a convocatória ditava o contrário. Mas antes assim do que no próximo sábado perdermos o quarto lugar a favor do Braga.

Quim Rolhas

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
A convocatória indiciava como prioridade a rodagem de jogadores menos utilizados e o dar oportunidades a jovens. A exibição mostrou vontade de vencer, em especial na segunda parte, o que acabou por não ser possível. Agora é claro que o jogo de sábado é muitíssimo mais importante

Mike_the_Bike disse...

Achei a convocatória muito interessante, a demonstrar a forma como encaramos esta competição. Não acredito, nem aceitaria, que a vontade de vencer não estivesse lá. Não ganhámos o jogo? Paciência! Pelo menos que se tenha tirado alguma coisa de positivo (não vi o jogo).
Esta taça da liga é uma coisa que nem dá para entender, parece que ninguém a quer jogar, parece que ninguém quer ver os jogos... enfim, acho que seria bom repensar a forma como está estruturada, torná-la mais atractiva para os clubes e para os adeptos (quer financeira, quer desportivamente), porque se assim não for, e tal como o Luís Cirilo referiu, e bem, esta competição está-se a matar a ela própria. Bem fazem os clubes que não têm grandes aspirações nesta prova, participarem de forma cautelosa, sem correr grandes riscos!

Miguel

luis cirilo disse...

Caro Miguel:
A taça da Liga não dá para levar muito a sério realmente. Porque é feita para ser ganha por um dos clubes do regime. E isso tira-lhe verdade desportiva. Depois com estes horários é claro que não desperta qualquer entusiasmo.
Quanto ao jogo teve aspectos positivos e outros nem tanto no que ao nosso Vitória concerne. Rodaram-se jogadores, deram-se oportunidades e a exibição foi aceitável.

Francisco Guimarães disse...

No momento em que as 6 equipas B nasceram colocadas na 2ª Liga, ou seja no futebol profissional da liga, a taça da liga teria de ser logo logo repensada.

Ela nasceu com a boa intenção de que houvessem mais jogos entre as equipas profissionais e que neles fossem utilizados os jogadores menos vistos nos campeonatos.
O certo é que a 1ª premissa do maior numero de jogos levou à maquiavelica estrutura que esta taça tem pois neste pais da troika futebolística,mais jogos é sinonimo de mais benfica-portos ou porto-sportings e só se conseguiam juntar os-3-da-vida-"airada" com um regulamento destes; a 2ª premissa morre com as equipas B pois é lá que muitos aproveitam para rodar/preparar os seus jogadores, o que leva até a que na taça da liga joguem jogadores menos utilizados das A e das B ou seja, sem entrosamento nenhum nem sequer rodagem competitiva.
Tudo isto implica um arrastar pastoso de jogos de caca!

Caca essa que as moscas dos operadores com direitos televisivos ainda vão piorar impondo os seus já famosos horários, também eles de caca!

luis cirilo disse...

Caro Francisco:
O seu comentário é também uma das lições que este jogo de Setúbal nos dá.É que este modelo de taça da liga está completamente esgotado. Não tem interesse para ninguém e por isso os clubes cada vez usam mais a competição para fazer rodar jogadores. Para salvar a competição é preciso outro regulamento, outros horários e outra "cenoura" para os clubes. Como,por exemplo, o vencedor ocupar uma das vagas europeias. Mas não acredito que haja a coragem necessária a isso e portanto acredito que a taça da liga acabará por se extinguir mais que não seja pela falta de patrocinadores.