quarta-feira, janeiro 21, 2015

João Amorim

Já o escrevi no facebook e reitero aqui.
Tenho imensa pena que o João Amorim tenha saído do Vitória.
Conheço-o desde as camadas jovens como jogador e depois na minha efémera passagem por esta direcção tive também a oportunidade de o conhecer como pessoa.
Excelente jogador, daqueles cujo brio nunca lhe permite virar a cara à luta, fez um excelente percurso na formação ao ponto de ser o jogador com mais internacionalizações na história da nossa formação o que é absolutamente relevante.
A pessoa corresponde ao jogador.
Excelente profissional, correcto e educadíssimo, é uma referência em qualquer balneário pelo exemplo que permanentemente dá.
Subido a sénior e depois de meia temporada cedido ao Freamunde regressou a casa na busca de uma afirmação na nossa principal equipa.
Fez parte do núcleo inicial de constituição da equipa B , mas com um pé na A, e aí o azar bateu-lhe à porta porque logo no inicio da época 2012/2013 num jogo da II liga sofreu uma grave lesão que o fez perder quase toda a época dado que só voltou a competir quase no fim da mesma.
E nessa fase difícil para qualquer profissional, porque impedido de jogar e obrigado a uma recuperação muito árdua (e dolorosa), percebi a tempera e a o espírito de sacrifício que fazem parte da sua personalidade.
E vi nele uma determinação invulgar no esforço para recuperar o mais depressa possível e voltar a vestir a camisola do "seu" clube.
Sim, o "seu" clube porque o João Amorim é um vitoriano de corpo e alma.
Regressado em pleno na passada temporada fez onze jogos pela equipa A e cinco pela B até que outra lesão o voltou a retirar da competição e obrigou a mais um longo período de recuperação.
Este ano que se supunha ser o da afirmação definitiva, uma vez recuperado dos problemas físicos, acabou por não o ser dado que foi utilizado em apenas seis jogos da equipa B e nunca foi opção para Rui Vitória.
Em fim de contrato e sem que da SAD houvesse intenção de o renovar  compreende-se que ambas as partes tenham acordado na rescisão do mesmo.
Vai agora terminar a época no Académico de Viseu, da II liga, e se as coisas lhe correrem bem e tiver a sorte que não teve no Vitória em termos de impedimentos físicos certamente que na próxima época voltará a jogar na I liga num clube que lhe permita mostrar todo o seu potencial.
Tenho pena deste desfecho.
Porque acredito que em condições normais o Amorim seria o principal concorrente de Bruno Gaspar (que está cá por empréstimo convém não esquecer) pelo lugar de defesa direito da nossa equipa A face ao panorama que se nos oferece para a posição.
E depois de ver hoje o jogo entre os dois Vitórias para a taça da liga ainda reforço mais a minha convicção nesse sentido.
É com pena que vejo sair uma das principais referências da nossa formação.
Já tinham saído o Diogo Lamelas, o Dinis, o Rafael Vieira, o André Matos, o Gonçalo.
Para além dos transferidos Ricardo, Paulo Oliveira, Tiago Rodrigues.
Num tempo em que se voltam a contratar brasileiros de 19/20 anos (num dos casos por empréstimo) e um naipe de jogadores de nacionalidades diversas que cá chegam não se sabe muito bem porquê nem que qualidades superiores possuem em relação aos que já cá estavam feitos nas nossas escolas.
Recordarei a titulo de exemplo ( e citando apenas os que chegaram numa manhã de nevoeiro e partiram numa noite escura,ou seja, já cá não estão nem se sabe porque estiveram) nomes como Touré, Balazs, Obama,Mauricio, Machis, Mejia, Valter, Nita, Zázá, Jean Pablo, Hawsawi, Awadh, Omar e Housem por exemplo.
Espero sinceramente que esta saída, bem como algumas das anteriormente referidas, não signifiquem o regresso aos tempos em que a formação era constantemente preterida em detrimento da "importação" massiva de jogadores de outras proveniências e nacionalidades com grande satisfação dos intermediários mas pouco proveito para o clube.
Porque isso seria um retrocesso grave, e inadmíssivel, numa politica de aposta na formação e nos futebolistas portugueses que se tem revelado acertada e dado ao clube frutos desportivos e financeiros.
A ver vamos...
Depois Falamos

4 comentários:

Anónimo disse...

Vi-o jogar pela primeira vez e pensei logo que tínhamos a posição garantida. Excelente marcação aos adversários, decidido a lançar os ataques. Grande lucidez de jogo, parecia um sénior experiente. Depois de o ver a primeira vez na A esperei vê-lo sempre a titular. É pena que não o deixem recuperar. As finanças falam mais alto. Devem achar que pagar-lhe o salário para recuperar é deitar dinheiro fora. Estão enganados. A qualidade está lá e o Vitória precisa dele!

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
É a minha opinião também.
Mas parece que estamos a voltar ao tempo em que o que importa é ir buscar fora. É pena...

Diogo Ferreira disse...

Não o conheço como pessoa e acredito em tudo o que diz...! De qualquer forma, João Amorim, sempre que o vi jogar de facto não fez bons jogos...provavelmente precisaria de ser mais utilizado para que pudesse mostrar o seu real valor. Resta-me desejar-lhe a maior sorte do MUNDO.

luis cirilo disse...

Caro Diogo:
Com pena minha o Amorim já é passado em termos de Vitória. Embora espere que ainda venha a ser futuro. Que tenha muita sorte nesta nova fase da sua carreira