sábado, janeiro 10, 2015

Há Dias Assim

É fácil dar receitas para o sucesso depois do ...insucesso.
E ainda mais fácil é ficar calado e fazer de conta que não se passou nada.
Racionalmente há que dizer duas coisas:
Uma é que nos trinta e quatro jogos do campeonato o Vitória é favorito nos 17 que joga em casa e numa dezena dos que joga fora, discute o resultado "olhos nos olhos" em mais cinco visitas e há apenas dois em que pode aspirar a pontuar se tudo correr muito bem.
Refiro-me,como é evidente , aos que disputa na Luz e no Dragão os recintos onde moram as duas únicas equipas da Liga que tem plantel claramente melhor que o do Vitória e por isso normalmente ganham-nos os jogos em que os visitamos.
A outra é que logo por azar o Vitória hoje foi à Luz desfalcado de jogadores que tem sido essenciais na manobra da equipa e que por lesões e castigos não puderam dar o seu contributo.
Refiro-me a Traoré (entretanto vendido ao clube corrupto de Basileia), a Bouba, a Alex e a Álvez já que Defendi é uma ausência mais antiga.
E se com todos os jogadores disponíveis ,de  ambos os lados, o Benfica já é melhor com este Vitória desfalcado de três titulares e de uma primeira opção para entrar(Álvez) é evidente que a diferença se acentua a favor do clube de Lisboa.
E em boa verdade foi essa a principal condicionante do jogo.
Porque o Benfica tendo feito uma boa exibição, e merecendo por completo o triunfo, também não deslumbrou (nem tem hoje equipa para tanto)e o Vitória teve uma postura inicial de equipa "pequena" que se deixou influenciar pelo ambiente mas teve "vergonha" de por um autocarro em frente à baliza e por isso sujeitou-se a um resultado que podia ter sido bem pior.
A partir da meia hora, aí sim,o Vitória libertou-se de algumas inibições e mostrou em duas ou três jogadas que o adversário merecia respeito mas não pavor e que com outra atitude podia aspirar a outro resultado.
A verdade,há que sermos justos, é que hoje o "lençol" era demasiado curto e o adversário demasiado forte.
E por isso numa segunda parte com oportunidades repartidas,embora mais para o clube da casa, acabou por resultar apenas num golo dando ao marcador uma expressão que tem de se considerar justa face ao volume de oportunidades de que o Benfica dispôs.
Noutro post falarei das exibições individuais mas não posso deixar de dizer aqui que com todas as atenuantes derivadas das ausências me parece que Rui Vitória não acertou com a equipa inicial nomeadamente com Ricardo Gomes que ainda não tem andamento para jogos desta responsabilidade.
Valia mais, mas lá está agora é fácil dizê-lo, ter apostado num meio campo mais "povoado" nomeadamente com a chamada de Moreno(deixando na frente apenas Tomané e Hernâni) e a experiência que podia ter dado a uma equipa jovem e a quem falta...experiência destes palcos.
Que sirva de lição útil num processo de aprendizagem e crescimento que em vários casos ainda está longe do seu fim.
Até porque,em boa verdade, os pontos deste jogo davam jeito mas não entrariam nas contas do apuramento europeu.
As coisas são o que são.
Depois Falamos

P.S. Pior que a derrota foi a saída de Traoré. Mas isso são outros contos...

17 comentários:

Anónimo disse...

A jogar com estes e sem autocarro, perdemos na Luz mas vamos ganhar muitos mais jogos. O Vitória está a ganhar identidade, pena que você discorde desta postura.
Disse bem, é fácil falar depois...

Anónimo disse...

O Vitória perdeu e não se questiona o mérito da vitória do BEN.

Contudo, no primeiro golo existiu falta a favor do BEN? Ah... não existem imagens porque são da BTV! Nesse golo podia perfeitamente ter sido assinalado fora de jogo. O Hernâni simulou penalti e levou amarelo, o Samaris entrou sobre o Tomané e... nada!

O que mais me chateou foi ter de ouvir o comentador passar o jogo a dizer o ex jogador do BEN Cafú e nem sequer referiu que antes de ir para lá foi formado no VSC.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
E mais fácil ainda é ter opiniões anónimas. Isso é que não custa mesmo nada.
Caro Anónimo:
Eu vi o jogo sem som porque era só o que me faltava ouvir esses pseudo comentadores. É evidente que houve dualidade de critérios mas não foi pelo árbitro que perdemos. Foi mesmo por culpa própria

Anónimo disse...

Será que contra o Benfica o Rui Vitória gosta de facilitar? Sempre sempre com essa sensação após a postura do Vitória contra o Benfica. Que lhe parece caro Luís Cirilo?

Anónimo disse...

Com todo o respeito por todos eu acho que o Vitória actuou como uma equipa pequena sem nunca ter assumido o jogo pelo jogo. Que diabo!O Benfica não é assim tão papão que obrigasse o Vitória a encolher-se como o fez esta noite. A timidez da equipa, a que certamente não foi alheia a timidez do treinador foi fatal num jogo que era o grande teste para confirmar a justiça do actual terceiro lugar. Ou melhor: o jogo da Luz só veio confirmar que no campeonato português há apenas duas equipas com direito a estatuto. O resto é a nossa fantasia a trabalhar...

João Silva disse...

Ora vejamos. Porto e Benfica teem plantel claramente melhor que o do Vitória. No entanto, quando joga em casa o Vitória é favorito.

Favorito é também o Vitória em outras 25 partidas, o que perfaz um total de 27 jogos em que o Vitória se apresenta como a equipa mais capaz de arrebatar os 3 pontos. Sendo assim quais são os objetivos da época? Liga Europa? Champions? Ou o titulo?

No resumo que o Sr. fez do jogo, refere oportunidades repartidas na segunda parte, embora mais para a equipa da casa. Assim sendo, as oportunidades não foram repartidas, visto que o Benfica teve mais. Já agora, na segunda parte o Benfica marcou 2 vezes.

Li e reli o seu texto e não encontro referencia à arbitragem. Depreendo então que o árbitro não tenha tido influência no resultado. O que vai de certo modo contra as previsões do post anterior. Afinal, parece que a missa foi. ..santinha santinha.

luso disse...

o traoré foi embora?
esta ainda não sabia...
A nossa direção é um espetáculo; deve ter feito um negócio de milhões...
ou de tostões?

Anónimo disse...

Certíssimo, Sr. Luís Cirilo.
Com apenas dois jogadores portugueses em campo, o Lisboa ganhou porque Gaitán esteve bem, é a principal estrela, e correspondeu. Não tivesse ele jogado, e mesmo sem as três ausências que referiu, o Vitória discutiria outro resultado.
Estou preocupado com a venda de Traoré, principalmente pela notícia se saber após negócio consumado como o Sr. Luís Cirilo referiu, e muito bem, ao clube corrupto do Basileia! Compreendo que o sigilo é fundamental quando o negócio vale milhões, mas quando se vende peças vitais para equilibrar a contabilidade sem dar cavaco a ninguém é o mesmo que mandar os sócios cagar.
Lamentável.

Quim Rolhas

Anónimo disse...

O que se viu ontem não me surpreendeu em nada!
E bastou apenas um Benfica vulgar para esmagar a fraude a que chamam equipa, construída no imaginário de muitos ingénuos e ajudados pela imprensa e por enganos de arbitragens.
Reportando-me à identidade de aqui falam, o Vitória é na sua génese um clube "fadado" para para falhar!
Como Vimaranense não gosto de escrever isto, mas é a pura realidade!
Aliás a história documenta o que afirmo.No passado com Grandes Equipas em momentos decisivos faltava sempre aquele élan e aquele estofo necessários aos que almejam estar entre os eleitos.
Também faltou e continuou a faltar visão,engenho e inteligência às sucessivas direcções que tem vindo a passar pelo clube.
Depois, tivemos equipas apenas normais como esta que beneficiaram de sorte, erros de arbitragem entre outros factores para se colocar em lugares classificativos, que honestamente não são consentâneos com a sua real valia, que podiam ter explorado a situação favoravel mas aí... nos tais momentos voltaram a falhar!
Infelizmente os adeptos na sua cegueira de se recusar a ver o óbvio vem alimentando o nosso fracasso... sempre com as habituais desculpas de coitadinhos.. que somos perseguidos pela imprensa, pelas arbitragens, pelos bastidores... Parecem o Dom Quixote que via monstros em pedrinhas de cascalho...
Aborrece-me sobremaneira não termos um clube ao nivel da dimensão de Guimarães.
Uma Cidade vencedora não rima com clubes perdedores!

António

luso disse...

o jogo do Vitória não foi bom, mas note-se que em indicadores que costumam mostrar a verdadeira valia em jogo, ganhámos quase todos.
Mais remates, mais remates à baliza, mais cantos (o triplo), menos faltas (indicador importante), menos advertências disciplinares (cartões amarelos).

Ou seja, quem ler alguns comentários e análises, pode pensar que fomos varridos, o que não corresponde à verdade.
Aliás ontem achei curioso porque os comentadores da BTV estavam precisamente a dizer que o Benfica dominou, esmagou, etc, até que apareceram as estatísticas, que eles começaram a ler.
Como dava tudo em sentido contrário ao que estavam a dizer, retiraram rapidamente o quadro

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Não acredito que se deem facilidades contra o SLB. Basta a final da Taça para provar isso. Mas a estratégia para este jogo não me pareceu a melhor lá isso não. Faria todo o sentido ter entrado com mais precauções e povoar melhor a intermediária. Com Moreno ao lado de Cafu por exemplo.
Caro Anónimo:
Este jogo não belisca o nosso terceiro lugar. Mas confirma,obviamente,que não temos equipa para mais do que isso. E mesmo para isso...dir-lhe-ei à meia noite de 31 de Janeiro.
Caro João Silva:
Ser favorito não significa ganhar. Háequipas que são favoritas a tudo e não ganham nada como aconteceu em 2012 com o Benfica que perdeu as finais que jogou mais o campeonato. As oportunidades foram repartidas com mais para o lado do Benfica e por isso não percebo a sua estranheza. Ou acha que só há repartição quando são 50% para cada lado?
Quanto ao árbitro não foi preciso. Porque se fosse estava lá como bem mostrou na dualidade de critérios enquanto o jogo esteve empatado.
Caro luso:
Ainda não se sabe. Se é que alguma vez se vai saber.
Caro Quim Rolhas:
Mesmo com Gaitan,que realmente é doutro campeonato,posíamos ter discutido o jogo com o SLB mais fracos dos ultimos anos. Mas fomos ingénuos e quisemos jogar o jogo pelo jogo sem argumentos para tal. Com Bouba, Traoré, Alex e Álvez a musica podia ter sido outra. Sem eles justificavam-se outras precauções. Até porque face a uma equipa que joga com dois pontas de lança justificava-se a entrada de Moreno no onze em detrimento de Ricardo. Mas isto é um treinador de bancada a falar como é evidente.
Caro António:
escreveu como vimaranense mas não como vitoriano. Mais valia ter-se identificado ,desde logo, como benfiquista(ou outro ista qualquer) que lhe ficava bem melhor. De resto discordo totalmente da sua opinião que só pode ser proveniente de quem não só ignora o que é o Vitória como também não gosta do clube.
Caro luso:
É verdade o que diz. Mas na estatistica que mais interessa, a dos golos, foi o que se sabe. O que não obsta a que não tenha sido o tal "massacre" de que alguns falam.

João Silva disse...

Sr. Cirilo,

Concordo em absoluto quando diz que ser favorito não significa que vá ganhar. Mas então se o Vitória é favorito em cerca de 80 por cento das partidas, permita-me que lhe pergunte a sua opinião sobre os reais objetivos do Vitória. Liga Europa, Champions ou campeão?

luis cirilo disse...

Caro João Silva:
Realisticamente o Vitória é candidato à Liga Europa. Mais do que isso não é possível

João Silva disse...

Agora sim, concordo absolutamente consigo. E será bom que todos os vitorianos assim pensem. Para que se possa crescer sustentadamente.

luis cirilo disse...

Caro João Silva:
Sem duvida.
Porque para sermos candidatos a mais que ir à Liga Europa tínhamos de ter mais três ou quatro jogadores e neste momento não teremos possibilidades financeiras para isso.
As coisas são o que são.

Luis Costa disse...

Para mim esta exibição/resultado tem um unico responsavel, que é Rui Vitoria.

E é responsavel por 2 razões:
1 - Pela forma como não preparou convenientemente este jogo.
Não é vergonha admitir a teorica superioridade do adversário e preparar o jogo de acordo com isso. A 1ª prioridade deveria ser estancar os ataques do slb e depois espreitar uma oportunidade. Mas por incrivel que pareça (ou talvez não) não atacamos nem defendemos !
Ainda para mais, na conferencia de imprensa antes do jogo, veio com habitual conversa dos coitadinhos, da falta de dinheiro, da falta de experiencia etc . . .

2 - Pela forma como não soube ler o jogo (algo que já estamos habituados).
RV não foi capaz de indentificar as nossas defeciencias/necessidades e alterar a equipa de acordo.
E quando fez alterações, já depois do jogo estar perdido ( podiamos já estar a levar 4-5), foram completamente sem nexo, sendo que a 2ª e 3ª são de uma incompetencia de bradar aos céus.
Se há alguém que devia ter alguma aprendizagem com este jogo deveria ser RV e não só os jogadores, mas não me parece que isso aconteça.
Aliás repare-se que JJ na conferencia de imprensa demonstrou que sabia exatamente como nós jogamos, e como nos condicionar . . . do nosso lado ninguém sabia o que fazer.

luis cirilo disse...

Caro Luís Costa:
No post de análise ás exibições dos jogadores disse qualquer coisa deste género: Nem soubemos atacar como um "grande" nem defender como um "pequeno".
Sem jogadores experientes como Traoré,Bouba e Defendi nem titulares como Alex tem sido(já para nem falar em Álvez) todos eles com rotinas defensivas bem assimiladas seria de assumir essa fraqueza e jogar com outras precauções. Que do meu ponto de vista passariam por ter Moreno no meio campo (até porque o Benfica joga com dois pontas de lança)ao lado de Cafu e deixar na frente apenas Tomané e Hernâni. Assumindo que naquele jogo a primeira prioridade era não sofrer golos e o que viesse a mais seria bem vindo. Entrar na Luz como em Arouca ou em Setúbal querendo jogar o jogo pelo jogo, com as baixas atrás referidas, era um quase suicídio. Como acabou por ser. Porque Jorge Jesus pode ter muitos defeitos como pessoa mas é um bom treinador que estuda os adversários de forma exaustiva. E isso percebeu-se. Quanto ás substituições acho que depois de estarmos a perder 0-2 pouco havia a fazer em termos ofensivos com aquele banco.