terça-feira, janeiro 20, 2015

Eleições!

Não tenciono escrever muitos textos sobre as eleições no Vitória.
Este e outro, que será publicado em 5 de Fevereiro depois de conhecidas as listas candidatas ás eleições, são certos.
A partir daí logo se vê.
E o que tenho a dizer , neste momento, é mais factual que opinativo.
As anteriores eleições no clube foram em 31 de Março de 2012.
Ontem, através de publicação no site oficial, foram convocadas eleições para sete de Março de 2015 três semanas antes da conclusão do mandato dos actuais orgãos sociais.
Com a entrega de listas a ter de ser feita até 4 de Fevereiro, ou seja, de amanha a 15 dias!
Uma pressa que não tem explicação.
Ou se tem não é ainda conhecida.
Recordo a propósito, e são factos, que a 17 de Dezembro de 2014 no decorrer da Gala do Vitória o seu presidente da Assembleia Geral (Isidro Lobo) desafiou o actual presidente da direcção (Júlio Mendes) a recandidatar-se a novo mandato.
E este, em declarações à comunicação social no fim do evento, disse que apenas tomaria uma decisão durante o mês de Fevereiro!
São factos repito.
Uma decisão no decorrer de Fevereiro mais os trâmites necessários à formalização de uma candidatura implicariam uma entrega de listas até final de Fevereiro e eleições em finais de Março.
No sábado dia 28 por exemplo.
Afinal a decisão, seja no sentido de se recandidatar ou de não o fazer ( e isso, para já, só é do conhecimento do próprio e de quem ele entenda que também deve ter conhecimento), já está tomada.
Muito antes do que tinha sido passado para a opinião pública como o timing ideal.
Não faço ,neste momento, juízos de valor sobre os motivos da antecipação de prazos e do engano a que a opinião pública vitoriana foi sujeita pelas declarações anteriores sobre o assunto.
Mas entendo que o presidente do Vitória tem o dever moral de dizer imediatamente se é ou não candidato a novo mandato.
E isto não tem nada a ver com outras listas , outras candidaturas ou outros candidatos.
Tem a ver com a transparência no relacionamento entra orgãos sociais e associados do Vitória.
E a transparência foi, recordo aos mais esquecidos, uma das bandeiras mais usadas na campanha eleitoral de 2012  pela lista liderada por Júlio Mendes.
Depois Falamos

17 comentários:

Luis Costa disse...

Meu caro
Que eu saiba, o Orgão da Assembleia Geral é independente da direção, logo toma as decisões que bem entende desde que dentro dos estatutos.

E os estatutos dizem que as eleiçoes são durante o mês de Março . . . logo onde está o problema ?

Ou acha, que se devia andar a reboque do calendário de um pretenso candidato?

Só porque JM (que ainda não é candidato) disse que so numa certa data é que de decidia, o presidente da assembleia geral tem de ficar à espera dele ??


Ou será que alguém ficou preocupado porque só "acordou" agora para as eleiçoes ?

Na minha opinião, JM não tem nenhuma obrigação de se pronunciar já se é ou não candidato, tal como todos os outros (se é que vai aparecer alguém) tem até ao dia 4 de Fevereiro para o fazer.

P.S. Com essa do "qual é a pressa" parecia o Seguro :)

luis cirilo disse...

Caro Luís Costa:
Deixe que lhe explique uma coisinha elementar. Nunca umas eleições foram marcadas no clube sem acordo entre direcção e mesa da assembleia geral.
Nunca!
Por outro lado não há nenhuma razão válida (que se conheça) para antecipar o fim de um mandato quase um mês.
Finalmente entendo que JM tem o dever de ser claro porque foi ele que induziu os vitorianos em erro ao falar de tomar uma decisão em Fevereiro.
De resto é preciso muita credulidade para acreditar que o presidente da AG que o convidou a recandidatar-se ia marcar eleições sem o acordo dele.
Se alguém ficou preocupado por só agora ter "acordado" para as eleições não sei nem me interessa. Não é problema meu. Aqui falo de princípios não de tácticas.

Anónimo disse...

Bom dia
Antes de ir ao ponto principal, quero desde já dizer, que na globalidade apreciei a gestão desta direcção e penso que os resultados conseguidos são dignos de realce.Agora quanto à marcação de eleições, não concordo com a data de 4 de fevereiro como limite para apresentação de listas.Os requisitos exigidos,direcção,assembleia,conselho fiscal e conselho juridico são demasiado exigente para em 15 dias se poder preparar lista condignas.Como diz o Snr. Cirilo estendia-se até final de Fevereiro o periodo das candidaturas e marcava-se eleições para final de Março. Assim dá ideia que se quer impedir o aparecimento de eventuais candidatos.
J.M.

luis cirilo disse...

Caro J.M.:
Eleições no final de Março(por exemplo no sábado 28) seriam o adequado.
Mandato cumprido e regras do jogo claras para todos.
Antecipadas quase um mês abrem caminho a que se especule em torno das reais motivações.
A que o "Desportivo de Guimarães" de hoje ajuda ao anunciar que o actual presidente pondera não se recandidatar.
Sinceramente acho que o Vitória não precisava destes tabus e destas situações mal explicadas para nada.

Anónimo disse...

A questão que se impõe: O Sr. Cirilo vai-se candidatar ?

Tal como você acusa o JM, também o Sr. Cirilo tem muita responsabilidade para com os sócios do Vitória. Alguns que conseguiu seduzir para um projecto que mais tarde veio a desaguar na direcção do JM.
Não sente o Sr. Cirilo que enganou quem em si acreditou ? Está a pensar fazer alguma coisa para dar uma justificação aos sócios que objectivamente enganou ?

Por outro lado penso que o JM já sabe que se vai candidatar. Está, digamos que, a criar uma vaga de fundo. E sejamos sinceros, para bem do Vitória é bom que continue, porque o trabalho feito neste mandato mais que positivo foi exemplar a todos os níveis e requer continuidade. Haverá muito por onde melhorar, mas por muito que se queiram encontrar defeitos neste mandato, julgo que tal é muito difícil. Desportivamente ganhamos uma Taça de Portugal e caminhamos para estabilizar o Clube num patamar que é o seu, estamos a criar uma mística muito forte com o aproveitamento fundamental das camadas jovens/equipa B.
Financeiramente foram dados passos seguros para a recuperação do Clube, o passivo reduziu consideravelmente, mas acima de tudo vejo uma estratégia que me leva a crer que o despesismo e o regabofe que quase nos levaram à ruína (você confirmou) estão a acabar.

Factos inegáveis que nem o maior detractor desta direcção conseguirá rebater.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Acho interessante que se venha lembrar,mais de dois anos depois, que eu também saí. Porque nestes dois anos a festa e a festança foi tanta que isso já nem parece importante.
É verdade que há muita gente que votou na então Lista A por eu a integrar e lamento que a minha saída os tenha desiludido. Mas ninguém se desiludiu mais que eu até porque ,como diz e bem,eu já tinha um projecto que integrei na candidatura de que fiz parte. Infelizmente depressa percebi que tinha feito má opção e por isso vim embora. Sem dramas nem tabus.
O rumo desportivo que o clube segue é aquele que constava do meu projecto e cujas bases lançei enquanto lá estive e por isso apenas lamento que aqui e ali esteja a ser desvirtuado. Mas no essencial mantem-se no rumo correcto. Quanto á parte financeira espero que tenha razão no que diz.

luso disse...

compreendo as questões levantadas, e reconheço que de repente estamos com pressa.
Mas também é verdade que se alguém tem a ideia de se candidatar, não é a partir do anúncio da data que vai começar a arranjar apoios.
Seria muito amadorístico

Anónimo disse...

Ah bom, então se o mérito do sucesso e rumo desportivo é seu, desde já parabéns e como Vitoriano agradeço.
Presunção e água benta...

luis cirilo disse...

Caro luso:
Não misturemos as coisas.
Fazer as coisas bem feitas, no tempo correcto e com transparência total nada tem a ver com existirem ou não outras candidaturas.
Tem a ver com respeito pelo clube e pelos associados.
Caro Anónimo:
Dizem-me alguns amigos leitores deste blogue que não percebem porque perco tempo a responder seriamente a alguns anónimos que só aqui vem deturpar factos e interpretar conforme lhes dá jeito aquilo que escrevo. Se você leu o que escrevi das duas uma:Ou não percebeu ou integra-se naqueles com quem não vale mesmo a pena perder tempo.

Anónimo disse...

Mas o sr é candidato ou não?

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
O Vitória tem 29.379 associados a fazer fé nos números publicados no site do clube.
Exceptuando os menores de idade todos os outros tem o direito de serem candidatos.
Eu faço parte desse número.
Não tenho é nenhuma obrigação de me pronunciar sobre o exercício desse direito no contexto de um artigo de opinião que escrevi . E não o farei.

Francisco Guimarães disse...

E pronto, começou a "silly season" eleitoral no Vitória!

Por um lado, para mim não é muito relevante a data das eleições ser a que é/foi marcada. Se eu quisesse ser candidato a estas eleições já há muito que me estaria a preparar para elas, com aparecimentos nos média salientando o que de mau esta direcção possa estar a fazer e dizendo que queria fazer melhor o que ela tem feito de bom.
Com esse mediatismo e "pré-candidatura"/"pré-campanha" iria ser fácil recolher as assinaturas no tempo certo.
Por outro lado esta marcação aliada ao tabu (do vai/não vai) do actual Presidente tem algo de estranho sim, que eu não consigo descortinar.

Para mim as coisas são simples: se uma pessoa se sente bem consigo próprio, com a família e com o trabalho que terá pela frente AVANÇA, se não NÃO AVANÇA, qual é o problema? Não é obrigatório se recandidatar nem é proibido.

Sei que o ilustre blogger terá, pela sua experiência politica (sem ofensa), pensado já nas verdadeiras motivações desta tele-net-novela e expero que as deslinde num seu próximo post.

Luis Costa disse...

Meu caro

Tenho a dizer-lhe que nunca fui crédulo em relação a esta direcção, aliás faço parte da minoria que não votou na vossa lista e da minoria que muitas vezes critica a gestão desportiva (utilizando algumas vezes este seu espaço, o que agradeço).

Quem foi crédulo ao, mais uma vez, ir na conversa de JM a achar que as eleições seriam só no final de Março e agora se sente "defraudado" também não sou eu.

Quanto às eventuais especulações que poderão ser levantadas por causa desta data, terão certamente haver com um eventual condicionamento ao aparecimento de mais listas.
Mas muito mal estaríamos se os potenciais candidatos à presidencia do VSC só agora começassem a preparar uma candidatura.

lobo disse...

Eu quero e ver o plantel do vitória so com portugueses e se possivel vimaranenses,e com uma voz forte na defesa do nosso clube simbolo e cidade ....por isso tem de ser voce a liderar este enorme clube

Carlos Silva disse...

Qualquer candidato que apareça para as próximas eleições no VITÓRIA será dar um tiro na cabeça, puro suicídio, pois que é mais que certa a recandidatura de J.M. Não faz sentido ele sair, até porque está a fazer um bom trabalho tirando a tentativa de querer ir para a Liga, e tem o técnico principal com uns anos mais de contracto.
Penso eu de que...

Anónimo disse...

ola
a transparência que o sr defende e a mesma que enquanto secretario geral do vitoria apadrinhou a celebre assembleia geral dos capangas (que foram a assembleia para bater nos sócios ).como diz um colega eu so dou agua benta.saudacoes vitorianas

luis cirilo disse...

Caro Francisco:
Concordo com a forma como põe as coisas. Há motivação, projecto,paixão,disponibilidade pessoal e profissional pelo que está a fazer...recandidata-se.
Não há?
Fala claro e diz que não se recandidata.
Agora o que estamos a assistir não é a isso. É a uma antecipação das eleições que nada justifica e um tabu quanto à candidatura.
Caro Luis Costa:
A obrigação de as coisas serem feitas com a maior das transparências não tem nada a ver com haverem ou não outras candidaturas. Tem a ver com respeito pelo clube e pelos associados.
E aceitar tudo que nos põe no prato nunca foi apanágio dos vitorianos.
De resto, e isso nada tem a ver com o que eu penso sobre o assunto, pode muito bem dar-se o facto de haver vitorianos que apoiariam uma recandidatura de Júlio Mendes mas não de outro pessoa da actual direcção. E que aí,com toda a legitimidade, poderiam decidir candidatar-se. Se os prazos o permitissem.
Caro lobo:
Obrigado pela confiança.
Caro Carlos Silva:
Não dê o incerto por certo. Pode ter uma surpresa.
Caro Anónimo:
se se preocupasse mais com o rigor e menos com a maledicência saberia que aquando dessa Assembleia Geral eu não ocupava nenhum cargo no Vitória. Nenhum!
Mas compreendo que com o aproximar das eleições já começam as calúnias. Eu sei de onde vem...