sábado, janeiro 24, 2015

É preciso ter "Galo"...

É preciso ter muito "galo" para não ganhar a uma das equipas mais fracas do Gil Vicente que me lembro de ver nos últimos largos anos.
E o Vitória, pese embora uma primeira parte "relaxada", fez mais que suficiente para alcançar um triunfo folgado e não um empate absolutamente desadequado do que se passou ao longo de um jogo de sinal único.
71 % de posse de bola.
31 remates contra 5 do Gil.
56 ataques contra 14 do adversário.
16 cantos a favor e dois contra.
9 faltas cometidas contra 18 sofridas.
São números esmagadores e que provam que apenas o Vitória jogou para ganhar.
Jogou mas não ganhou. E não ganhou porque esta equipa criando inúmeras situações de golo tem de rematar muito para conseguir marcar...pouco.
Hoje mais uma vez aconteceu assim.
Isso não desculpa, contudo, a responsabilidade própria na forma como entrou mal no jogo, nos erros que cometeu em dois lances e que permitiram os dois golos do Gil, no contraste brutal entre a forma como jogou com o resultado a zero e depois quando teve de correr atrás do "prejuízo" e chegou a empolgar pela forma como procurou o golo e remeteu o adversário a uma aflição que até daria para rir se tivéssemos ganho.
Mas não ganhamos.
E a equipa do Gil Vicente, que chegou a sonhar com os três pontos, regressa a Barcelos com um caído do céu e que premeia o esforço dos seus jogadores e o vergonhoso anti jogo em que o seu treinador é useiro e vezeiro como se sabe.
Jorge Ferreira teria feito uma boa arbitragem se tem marcado mais um penalti contra o Gil Vicente (remate de Josué cortado com  a mão por um gilista caído no relvado) e dado 10 minutos de compensação de tempo em vez dos cinco minutos que deu.
Mas não foi pelo árbitro que deixamos de ganhar.
Foi mesmo por culpa própria 
Depois Falamos.

P.S Em tempo: Nos minutos finais de avalanche vitoriana sobre a baliza adversária o Vitória jogou mais de três minutos com 10 jogadores. Bruno Gaspar tinha sangue na camisola e teve de sair do campo para a trocar. Só que tiveram de ir ao balneário buscar outra. Será que dava muito trabalho levar para o banco um saquinho com 18 camisolas para prevenir situações destas? 

11 comentários:

Anónimo disse...

Caro Luís, esta completamente equivocado.e,mais uma vez,denoto nos vitorianos uma determinada vergonha condescendente com a incompetência. O Luís que não perdemos por causa do arbitro. Mas olhe que foi. E não foi um pênalti. Foram 2! Exatamente iguais aos que sofremos na quarta feira. E,isso, são lances que influenciam o resultado. Mais do que isto é impossível! Para lá da cumplicidade com um anti jogo vergonhoso de uma equipa treinada por um rancoroso descompensado mental, ou não fosse proveniente do distrito deles... Basta olhar para o histórico do pateta do apito para se perceber que apenas uma equipa falhou os objectivos. Não tenha medo! O VSC tem sido prejudicado nos seus jogos mas tambem,e muito, naquilo que se passa nos outros campos.
José Vieira de Castro

Anónimo disse...

O Vitória tem tendência a perder com equipas assim. Na próxima semana vai ser mais do mesmo. É uma questão de correção tática que o treinador deve esquecer-se de fazer. É diferente de jogar com adversários que jogam ao ataque. Nestes jogos precisamos de ter o nosso meio campo povoado e uma 'raposa' na frente, pelo menos até estarmos em
vantagem no marcador, só assim o adversário abre o jogo e se pode jogar normalmente... E na direção do Vitória devem achar que os médios vão continuar a marcar 3 golos por jogo, mas desde Outubro que se percebe que não. Precisamos de mais avançados, jogadores que saibam finalizar as jogadas. E a direção insiste num problema que é crónico nos últimos anos. Deveriam ter a mesma atenção com a gestão desportiva como a que têm na área financeira. O Vitória antes de ser uma organização financeira é um clube que deve lutar pelo mérito desportivo.

luis cirilo disse...

Caro José V. Castro:
Tem razão. Já pude confirmar via televisão que foram dois penaltis que distorceram completamente a verdade desportiva do jogo.
Eu não tenho medo e nunca deixei de denunciar os atropelos de que somos vitimas. Mas não é, em primeira linha,aos adeptos que compete defender publicamente o clube.
E a quem compete...primam pelo silêncio.
Caro Anónimo: É evidente que estes jogos contra candidatos à descida (ontem o Gil e sábado o Penafiel) obrigam a especiais cautelas a defender e a muita matreirice a atacar. E nessa matreirice, sendo possível, deve incluir-se um homem de área experiente. Acredito que com o regresso de Álvez o problema se atenue mas não sei se resolve. Isto sem qualquer desprimor para Tomané e Valente que tem jogado muito bem.

Mike_the_Bike disse...

Caro Luís Cirilo,

Pese embora até possa concordar que fomos prejudicados pelo árbitro, acho que não foi só por aí que nao ganhámos. Em jogos como estes, se não marcamos cedo, e se a outra equipa tem a felicidade de marcar, torna-se um calvário alcançar o objectivo de ganhar o jogo. De qualquer das formas, gostei bastante da reação na segunda parte. O Gui e o Ricardo não são, a meu ver, ainda alternativas válidas, acho que lhes falta alguma qualidade, mas principalmente alguma da maturidade que os "habituais" estão a ter, cada vez mais.
Não sei o que se passou com o Bernard, mas pode ser que lhe faça bem uma paragem.
Em relação à camisola do Bruno Gaspar, parece-me incrível como é que numa competição que é o expoente máximo do desporto nacional, o nosso clube tenha em alguns aspectos comportamentos de amadorismo, quando mais não não se trata de uma situação pioneira, lembro-me perfeitamente de há uns anos, o Andrezinho também estar uns poucos minutos fora do jogo porque lhe foram buscar a camisola, e quando a trouxeram, estava trocada... enfim, faz lembrar um pouco aquilo que falou há uns tempos sobre os "apanha-bolas".

Miguel

luis cirilo disse...

Caro Miguel:
O árbitro prejudicou-nos,é bem verdade, mas a principal responsabilidade do insucesso é nossa. Falhamos golos em série. Pese embora ter gostado das entradas de Gui e Ricardo concordo que ainda lhes falta alguma maturidade competitiva. A questão da camisola é realmente caricata. Até porque tinham sido dadas instruções, em tempo anterior, para que fossem levadas para o banco camisolas "suplentes". Esperemos que tenha servido de lição.

Rui Cordeiro Silva disse...

Adorei ver na SPORTV a cara de parvo do Ze Mota depois do apito final! Impagavel! :)

Ainda nao percebi a azia dele contra o Vitoria! Sera que em tempos alguem lhe prometeu algum lugar e depois nao cumpriu?

Seria interessante se um dia se soubesse...

luis cirilo disse...

Caro Rui:
Sabes já.
No final de mandato de Pimenta Machado, e numa altura em que as coisas corriam da pior forma e estávamos mal classificados, ele contactou José Mota sondando-o sobre a possibilidade de vir treinar o clube.
Depois preferiu contratar Jorge Jesus e o Mota ficou a falar sozinho.
Daí a azia contra o Vitória.

Rui Cordeiro da Silva disse...

Luis,

Eu bem digo que tu sabes tudo!
Estou esclarecido!
Obrigado.

luis cirilo disse...

Caro Rui:
Se eu soubesse tudo era a mim que outro "galo" cantava. A mim e não só

Rui Cordeiro da Silva disse...

Caro Luis,

Referia-me, claro, ao Vitória. Quanto a esse, sabes quase tudo! :)

luis cirilo disse...

Caro Rui:
Cá para nós os dois ás vezes até sei mais do que gostaria de saber.