quinta-feira, janeiro 15, 2015

Curiosidades

Vi no passado fim de semana um grande jogo de futebol.
O Barcelona vs Atlético de Madrid.
Em que o actual campeão espanhol, e que apesar da derrota continua a aspirar à renovação do titulo, foi completamente dominado pelo melhor Barcelona desta época muito por força das grande exibições do tridente ofensivo catalão que "pintou a manta" como costuma dizer-se.
Com um Real Madrid muito forte, pese embora as recentes derrotas face a Valência e a este Atlético de Madrid, é bom para a Liga espanhola que "Culés" e "Colchoneros" também eles se encontrem em excelentes momentos de forma para que a disputa pelo titulo seja o mais intensa possível.
Mas a razão para destacar este jogo é outra e faço-o apenas pela curiosidade que encerra nestes tempos de futebol global e globalizado.
O Barcelona venceu por três a um com os seus golos a serem marcados pelos jogadores que fotografia mostra.
Neymar, Suárez e Messi.
E não deixa de ser curioso que uma equipa catalã, que foi sempre uma bandeira da Catalunha "contra" Espanha, e que assenta muitos dos seus valores e da sua afirmação numa lógica de rivalidade com Madrid e com o Real Madrid tenha um trio de ataque constituído por um brasileiro,um uruguaio e um argentino precisamente a expressão das maiores rivalidades futebolisticas da América do Sul.
O que equivale a dizer que se subordinam outras rivalidades à rivalidade essencial.
Que é , como atrás foi dito, contra o Real Madrid como clube da capital e símbolo de uma Espanha unida.
Curiosidades politicas a que o futebol não só não é alheio como muitas vezes, como neste caso,lhes dá a expressão mais visível.
Depois Falamos.

P,S. Em minha opinião, e com todo o respeito por Ronaldo/Bale/Benzema e Van Persie/Rooney/Falcao, este é o melhor trio atacante do futebol mundial.

4 comentários:

Rui Cordeiro da Silva disse...

Na foto, só o Neymar não tem dentes... :)

Veremos se estes 3 chegam para fazer frente ao Real este ano!

luis cirilo disse...

Caro Rui:
O futuro o dirá

Francisco Guimarães disse...

Atléeeeeti!!
Atléeeeeti!!
Atléeeeeti!!

luis cirilo disse...

Caro Francisco:
Devo dizer-lhe que apesar da minha pública simpatia pelo Barcelona fiquei satisfeito pelo Atlético ter ganho a Liga. Acho que para o futebol é bom quando os favoritos não ganham