sábado, janeiro 31, 2015

Bodo aos Pobres

É uma maldição que nos persegue de há muito.
Esta de darmos o "bodo aos pobres" que necessitam de pontos em alturas cruciais do campeonato em que esses pontos nos dariam tanto jeito a nós.
Esta época, uma vez mais,parece que vemos por esse caminho.
Nos dois primeiros jogos da segunda volta, defrontando os dois últimos classificados, fizemos dois pontos.
Um pecúlio péssimo.
E se com o Gil Vicente o empate foi uma injustiça, face à segunda parte que fizemos e ás oportunidades criadas, hoje acabou por ser uma sorte dado que em boa verdade não merecendo perder também não merecemos ganhar.
Uma primeira parte francamente deplorável em que não fizemos um único remate(!!!) e em que sofremos um golo e por pouco sofríamos outro com uma equipa atarantada, sem fio de jogo, e sem uma única individualidade que fizesse a diferença.
Hoje nem "pérolas" de cultura quanto mais verdadeiras "pérolas".
É claro que o onze inicial, com Plange a lateral direito e Bruno Gaspar a lateral esquerdo, também não ajudou nada mas disso falarei noutro texto.
Na segunda parte o Vitória melhorou, até porque piorar era praticamente impossível, mas mesmo assim só fez o primeiro remate à baliza de todo o jogo aos 60 minutos(!!!)por Hernâni a recarga a um livre de Bernard que batera na barreira.
A partir daí a equipa ganhou ligeira supremacia, muito por força da boa entrada em jogo de Alex, mas não deu para mais do que um desolador empate alcançado da marca da grande penalidade por André com a eficiência habitual.
Nos últimos minutos Rui Vitória ainda lançou em jogo Ricardo Gomes para o lugar de Valente ,que curiosamente até vinha sendo o melhor dianteiro, mas sem qualquer efeito prático.
Uma exibição muito discreta do Vitória, com jogadores (especialmente as denominadas "pérolas")muito longe do seu rendimento habitual e mais dois pontos ingloriamente perdidos perante um adversário que xurdiu mas pouco mais do que isso.
Duas notas finais quanto ao Vitória.
Uma para destacar que a maioria dos pontapés de canto (e isto já vem de há algum tempo) são marcados ao primeiro poste e direitinhos ao primeiro defesa adversário. Dá até a sensação(errada é claro) que há jogadores que não podem com a bola!
A segunda para fazer um reparo: Há demasiada gente na equipa a arriscar passes de trinta metros que em mais não resultam do que dar a bola ao adversário. Há que por travão a isso porque esses lances são para quem sabe e não para quem quer. 
Bruno Paixão anda a mais no futebol e na arbitragem.
E isso não é de hoje mas sim desde o dia em que começou a apitar.
Um conjunto de decisões incompreensíveis, em que o Vitória foi o mais lesado, apenas serviram para comprovar que pô-lo a arbitrar um jogo é um desrespeito a quem paga bilhete!.
Vale que neste jogo,ao que parece, quase ninguém pagou.
Mas mesmo assim o futebol merece outro respeito.
Ele a "trinco" e o fiscal de linha que acompanhou o ataque vitoriano na segunda parte a "libero" foram dois dos melhores jogadores penafidelenses tanto ajudaram o Penafiel a defender.
Mas, sejamos claros, não foi por culpa deles que empatamos.
Mais uma vez foi por culpa própria.
Depois Falamos.

P.S. Esperemos que amanhã e segunda feira não apareçam más notícias em termos de saídas.
É que a "manta" está a ficar curta...

13 comentários:

Anónimo disse...

Esperemos que não, Sr. Luís Cirilo. Com a manutenção assegurada e o título cada vez mais afastado, a Liga dos Campeões vai-se esfumando e os lugares europeus são prémios de consolação menores para aquilo que esta equipa seria capaz de nos dar se não falhasse nos momentos decisivos ou com adversários facilmente 'derrotáveis'. Portanto, saindo alguém nesta altura que falta nos faria quando se vai perdendo a moral?
Para uma equipa jogar bem futebol são precisas três coisas em todos os jogadores: velocidade, inteligência e técnica. Todos sabemos disso desde miúdos. Mas para se ganhar jogos de futebol é preciso juntar mais uma condição extra. É preciso ter atitude ganhadora. Em todos os jogos. De princípio a fim.
Se a atitude ganhadora só aparece no fim dos jogos ou nas segundas metades, corremos o risco de perder ou empatar com equipas perfeitamente acessíveis nas atuais circunstâncias.
Já aqui se falou que este plantel pode valorizar-se 4x ou 5x se começar a jogar com o potencial que sabe, e com alguma sorte, chegar à Liga dos Campeões.
Se as saídas a meio da temporada reduzem a ocorrência de bons resultados, é porque alguém não quer que o Vitória lucre como deveria de ser no final da temporada. Aliás, se fosse verdade que o Hernâni, por exemplo, fosse para a Grécia Turquia, sabemos bem o mau agoiro que o futebol desses lados causa nas carreiras dos jogadores. Eu vejo o Hernani a encaixar-se no futebol francês ou espanhol em equipas como Mónaco ou Atlético de Madrid. Para lá se chegar a bom preço, o escadório que o Vitória tem para oferecer nas próximas 2 ou 3 épocas serve perfeitamente. Nesta altura, mesmo jogando mal ou em lugares à experiência, como hoje à noite, o Hernâni e André André valem cada um cerca de 40 milhões de euros. Muitas vezes estes jogadores, com a pressa de enriquecerem, estragam-se em contratos de 1 ou 2 milhões para equipas que não os sabem pôr a render perante todo o mundo como o VSC faz de montra aberta. Só se faz crescer água na boca de quem quer comprar e precisa quando os resultados são consistentes. Depois do valor estar comprovado, o preço torna-se secundário e irrelevante.

Luís Cirilo

luis cirilo disse...

Caro Anónimo(Provavelmente Quim Rolhas):
É evidente que se continuarmos a empatar jogos que tínhamos a obrigação de ganhar o apuramento europeu vai-se afastando e uma época que começou tão bem poderá,uma vez mais, acabar em frustração.
Para que isso não aconteça é preciso que não saia mais ninguém porque caso contrário será inevitável uma queda classificativa para lugares "indignos" do Vitória.
Infelizmente a 36 horas do encerramento do mercado, embora até ao lavar dos cestos seja víndima,o balanço de entradas e saídas é pouco animador.
Entrou um claro reforço,Valente, mas os restantes contratados são incógnitas. Kanu a treinar desde Novembro é claramente o quarto central e passará a quinto com o regresso de Defendi. Denis, Breno e Hasschim tem valor desconhecido em termos de 1ª liga e Mateus ao que parece foi devolvido à proveniência. Em contrapartida sairam três jogadores com provas dadas e que me pareciam ter claramente lugar no plantel como são os casos de Crivellaro,Amorim e Barrientos. Quanto a André e Hernâni estou de acordo que devem continuar a valorizar-se no Vitória para depois protagonizarem transferências como deve ser. Para Espanha,Inglaterra, Itália, França ou Alemanha que são os campeonatos que valem a pena. Turquia só se for para ganharem dinheiro porque em termos de carreira é um "cemitério".

Anónimo disse...

Exatamente, Sr. Luís Cirilo.
Fui eu que escrevi. Iniciei as primeiras palavras de uma frase pelo seu nome, mas não dei continuidade apagando até ficar o seu nome. Como no final do pensamento estava lá qualquer coisa que eu pensei que fosse o meu nome, assim ficou. Nem confirmei. Desculpe, era mesmo para assinar com o meu nome.

Quim Rolhas

luis cirilo disse...

Caro Quim Rolhas:
Bem me pareceu :-)

João Silva disse...

Carissimos,

Eu li bem aquela parte dos 40 milhões de euros? ?

luso disse...

Não sei se o campo era pequeno, o relvado era mau, ou se foi mesmo incapacidade nossa, principalmente até ao golo do Penafiel, mas o Vitória foi completamente dominado nesse período.
Quando o Penafiel marcou, lá aliviou a pressão, e tivemos finalmente a oportunidade de ver o todo do campo, onde estavam os nossos adeptos.
Tudo muito temeroso, e curiosamente, nas últimas jogadas poderíamos ter feito golo.
Obviamente que a discussão do título estava fora do nosso horizonte, mas continua tudo em aberto, dentro da nossa realidade

luis cirilo disse...

Caro João Silva:
Só o autor da avaliação lhe pode responder. Mas quando vejo avaliar jogadores como o William Carvalho em 30 milhões não me parece um grande exagero.
Caro luso:
A nossa realidade é disputar o acesso à liga Europa. E para isso não podemos perder quatro pontos com os dois últimos. Acho que com o regresso de Álvez, Bouba e Alex as coisas vão melhorar. Mas mesmo sem eles tinhamos obrigação de ter ganho esses jogos

Luis Costa disse...

Mais um jogo em que RV, demosntrou toda a sua falta de competencia.

1º Na praparação do jogo:
Depois da anedótica preparação para o jogo com o slb, em que mais parecia que RV foi levar os meninos a visitar o estadio da luz, a equipa tinha de entrar estes 2 jogos (com os ultimos), com a atitude de "até os comemos) mas o que assistimos de uma forma totalmente diferente. Em ambos a equipa entrou lenta, displicente e com notoria falta de concentração e agressividade. Em resumo sem a minima vontade.

2º Na forma como montou a equipa.
Com o desvio de B.Gaspar para a esquerda, ficamos sem LD e com um LE razoavel. O meio-campo continuou despovoado, pois nem Hernani nem Bernard recuam na ajuda e quando o fazem é sem a minima agressividade.
Com isto ficamos com a equipa separada em 2 blocos, pois não havia ninguém para ligar o jogo.
Além do mais todos os adversários, sabem que o nosso jogo atacante só tem uma "soluçao" . . . Hernani. Que mais uma vez foi alvo de uma marcação cerradissima (o DE do Penafiel segui-o para todo o lado).
Mas infelizmente RV ainda não deu conta disso e a alternativa encontrada é o pontapé pa frente.
Depois chovem criticas ao Hernani porque está em baixo de forma !!!

3º Na leitura que fez do jogo e consequentes alterações. Neste capitulo nem vou acrescentar mais nada pois já aqui o dissequei varias vezes.

Anónimo disse...

Luis Costa, o senhor pode acusar o Rui Vitória de tudo, de falta de competência é que não...
Competência é o que mais este homem tem mostrado em Guimarães, a todos os níveis.
O problema de jogar contra as equipas pequenas é que elas precisam de pontos e com o campeonato a entrar na 2ª volta também têm de fazer pela vida. Estão lá para nós criar dificuldades, não para nos estenderem um tapete.
Se ganhássemos os jogos todos, seríamos campeões, e como eu ia adorar. Mas é difícil e por muitos putos bons que tenhamos a manta dcontinua a ser curta. Chamar incompetente ao homem que a estica até mais não poder...

Temos neste momento jogadores muito abaixo do que já demonstraram, penso que a partir de amahã as coisas possam melhorar com o fecho da janela de transferências. Temos aí putos a ganhar 2000€ por mês a quem lhe acenam com 10x mais, é difícil isso não os pôr com a cabeça à roda. Mas sobre isso o Sr. Cirilo poderá atestar melhor que nós, pois já teve de lidar com estas situações.

luis cirilo disse...

Caro Luís Costa:
Não partilharei do seu ponto de vista sobre a competência de Rui Vitória mas há pontos do seu comentário com que estou perfeitamente de acordo.
A começar pela atitude com que a equipa abordou estes dois ultimos jogos e em que me pareceu haver excesso de confiança. Dó género se não marcarmos agora marcamos daqui a bocado. E isso tem a ver com alguma falta de experiência da maioria dos jogadores.
Concordo que algumas das opções para Penafiel eram no mínimo...discutiveis. Bruno Gaspar à esquerda é um desperdicio e Plange a lateral uma fragilidade. Bastaria meter Alex de início ou apostar em Luís Rocha para tudo ser diferente para melhor. E evitava desperdiçar uma substituição.
Em relação a Hernâni é verdade o que diz. Severamente marcado e com o cansaço de ter andado meio campeonato a fazer mais de 80% das despesas ofensivas da equipa. É terrivelmente injusto acusá-lo seja do que for porque muito tem feito ele.
Quanto ás alterações, e não percebendo porque não é Areias aposta para o banco, também não percebi a saída de Valente que estava a ser o nosso melhor avançado. Dos três da frente a sair,neste jogo,era Tomané.E por aqui me fico também.
Caro Anónimo:
Partilho da sua opinião. Com o fecho do mercado (se cá ficarem todos como se deseja)e a recuperação fisíca de Alex,Alvez,Bouba claro que o panorama vai melhorar e a equipa vai subir de rendimento. Mas o Vitória tem de gerir melhor as expectativas destes jovens nomeadamente no que concerne a transferências. Porque é fácil quem tem salários baixos iludir-se com perspectivas de grandes contratos.

Luis Costa disse...

Caro anónimo,
Li o seu comentário com toda a atenção e constatei que não rebateu nenhum dos pontos que foquei, apenas tentou arranjar desculpas para aquilo que esperamos que seja uma fade menos boa.

No entanto pela sua logica estamos tramados, pois contra as equipas pequenas é complicado jogar porque precisam de pontos, e nós não precisamos ? O nosso campeonato está feito ?
E agora acrescento, e quando jogarmos contra as grandes como será ? É que elas precisam de pontos para lutarem pelo titulo. E contra as médias, elas também precisam de pontos para lutarem pela europa.
Parece que toda a gente precisa de pontos, exceto nós !!

Caro Cirilo, constato que apesar que não considerar RV incompetente concorda com tudo o que eu disse !!
Falhas na preparaçã/abordagem aos jogos
Falhas na tatica
Falhas na leitura do jogo
Se isto não incompetencia é o quê ?
Um abaixamento de forma ??

Espero ser eu a estar enganado

Anónimo disse...

A PROPÓSITO DO NOSSO MAIOR RECEIO - COMENTÁRIO A REPETIR SE O SR. LUÍS CIRILO RESOLVER ABRIR POST SOBRE A SAÍDA DE HERNÂNI:
Isto não se faz, Sr. Luís Cirilo. É uma filha da putice, ou para bom entendedor, uma canalhice de todo o tamanho! O maior receio acabou de se confirmar com a saída do nosso número 7, o Hernani. Deixa-se o pior para o fim para não haver tempo sequer de discutir ou reagir como deve ser. É este o respeito que os adeptos e sócios merecem?
Só para ter uma ideia daquilo que sinto neste momento, depois de uma noite às voltas, ocorre-me a saída de Paulinho Cascavel há mais de 20 anos. Foi como se estivéssemos este tempo todo a foder uma gaja boa e de repente nos pusessem à frente um cepo com dois buracos feitos por pica-pau. Não há piroca que aguente!
É ainda pior porque tínhamos aqui no Vitória a maior revelação de sempre: uma espécie de cruzamento entre Thierry Henry e Nany, com o desejo de ser Ronaldo e penteado à Pogba, mas acabou por ser tempo perdido! O miúdo podia ter saído daqui com uma estátua se tivesse tido paciência. Temos agora os nossos sonhos destroçados. Como sempre acontece quando vêm parar ao Vitória cagalhotos de Midas.
Independentemente daquilo que o Clube das Antas representa para muitos vitorianos, que para mim é zero, estes negócios têm dedo político e uma pressa invulgar. Desde que o Vitória se "africanizou" adopta políticas contrárias à valorização de recursos. Foi assim com Bebé que nem tocou na bola. Esta época coube a Hernâni dar-nos a conhecer um cheirinho do que é ser campeão durante a primeira volta e depois decide-se afundar a equipa porque a meio da época, em nome da capitalização urgente dos melhores ativos, opta-se jogar pelo seguro. Não se arrisca com medo da desvalorização de contratos que o Porto aproveitou e chama-lhe um figo. O que para mim é medo de arriscar para outros será cobardia? O Sr. Luís Cirilo lembra-se daqueles espetáculos engraçadinhos de encher o olho a plateias nas paredes do Toural no âmbito do programa Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012? É esse eco que se passa no Vitória. O Hernâni foi um Espetáculo engraçadinho que passou pelo Vitória, encheu o olho e que no fim de contas nem se valorizou por um terço do valor. Ser-se adepto do Vitória sempre foi sofrer em silêncio, engolir em seco e trabalhar para os outros colherem os melhores prémios. Não há respeito por quem ambiciona sempre mais para o VSC.
Já que estamos numa maré de baralhar e começar de novo, como é nosssa sina, o Clube da Antas bem podia levar, pagando o mesmo preço, o André André, visto que não tem ninguém melhor do que ele naquela posição, e levava também o Rui Vitória que é melhor treinador que o Lopetegui, Marco Silva e Sérgio Conceição juntos. Não me admirava nada que este projeto de treinador espanhol chamado Lopetegui, um dos piores treinadores estrangeiros que passou por Portugal nos últimos tempos, pusesse o Hernâni a jogar na equipa B para ganhar traquejo. Seria o cúmulo ou até um insulto, mas conhecendo a metodologia do Porto a vergar feitios de ex-jogadores do VSC, tudo é possível.
Apesar de tudo, desejo ao Hernâni os maiores sucessos seja em que clube for, que aprenda evoluir o talento que tem e que mude de empresário... e depressa! porque este até lhe vende a mãe se for preciso.

Quim Rolhas

luis cirilo disse...

Caro Luís Costa:
Tenho muito respeito e consideração pessoal por Rui Vitória. Trabalhei com ele na preparação da época 2012/2013 e durante os primeiros meses da mesma e sei que é um treinador qualificado,inteligente e que está a desenvolver um bom trabalho no clube. Não significa que concorde com todas as suas decisões e opções. Em Penafiel acho que também ele não esteve bem. Daí a considerá-lo incompetente vai uma distância que nunca ultrapassarei.
Caro Quim Rolhas:
Que quer que lhe diga?
O meu amigo chegou a sonhar com o titulo e eu contrariava-o (bem contra minha vontade) falando-lhe que não dava para mais do que para a Europa. Agora com a saída de Hernâni e de Traoré (convém não esquecer esse) que infelizmente um contentor de reforços não compensa começo a recear que nem Europa se consiga por este caminho. Desejo a Hernâni o que desejo a todos que nos serviram com profissionalismo ,dignidade e fazendo-nos desfrutar de momentos de grande espectáculo: que seja feliz na sua carreira. Mas isso deixou de ser preocupação minha porque ele já não é nosso jogador. A minha preocupação e grande é ver o Vitória voltar a transformar-se no paraiso dos empresários. 12 jogadores no mercado de Janeiro é um absurdo. Três jogadores emprestados por três meses uma aberração. Quo Vadis Vitória?