domingo, dezembro 18, 2011

O Melhor do Mundo


Melhores de Espanha,melhores da Europa,melhores do mundo.
Yokoama consagrou hoje a mais fabulosa máquina de jogar futebol que alguma vez pisou os relvados do mundo inteiro.
Uma equipa que joga um futebol deslumbrante, que atropela os adversários, marca os golos atrás de golos e ainda fica a dever a si própria mais uns tantos.
Uma equipa que assegura percentagens de posse de bola alucinantes para o futebol destes tempos modernos.
Uma equipa que ganha tranquilamente em casa do Real Madrid e dias depois dá "baile" ao campeão da América do Sul e uma das melhores equipas do Brasil.
Uma equipa que para além de todos os sucessos nas suas provas internas ainda domina as europeias e o mundial de clubes e nos intervalos ainda tem tempo para ser a base da selecção espanhola campeã europeia e mundial.
Sou um admirador do Barcelona desde os tempos de Cruyff enquanto jogador.
Por lá vi passar alguns dos melhores futebolistas mundiais de todos os tempos e algumas equipas fabulosas.
Para além do já citado Cruyff lembro-me,ao correr do pensamento,de grandes jogadores como Neeskens,Maradona,Simonsen,Laudrup,Romário,Guardiola,Stoichkov,Figo, Ronaldinho.
Ronaldo, Baquero,Koeman,Deco ou Etoo.
E das equipas treinadas pelo mesmo Cruyff,por Bobby Robson ou Rijkkaard.
Mas nenhuma dessas grandes equipas jogava como esta.
Que reduz os adversários a uma ineficácia absoluta e neles gera,seguramente,uma perfeita sensação de impotência.
Quando se vê jogar o Barcelona percebe-se na sua plenitude o fascínio do futebol.
Depois Falamos

9 comentários:

Anónimo disse...

Mais que um clube sem duvida. E em total acordo. Vi a jogar a equipa de cruyft, de robson e do frank mas nenhuma jogou tanto futebol como esta do guardiola. Para mim a melhor de sempre, pelo que ouvi e de todas as que vi jogar. No final do jogo do Vitória com o Gil pensei para mim mesmo, é uma pena o Barça não jogar hoje para ver bom futebol e me animar um pouco... Campeão europeu, campeão espanhol, supertaça de espanha, supertaça europeia e no fim o campeonato do mundo de clubes. Uma época quase perfeita, á imagem da primeira de Guardiola, só faltou mesmo a taça do Rei. Ainda assim houve alguns que quiseram fazer desse troféu mais importante que todos os outros, mas este Barça fez questão de nos deixar dizer que aquele jogo foi apenas um acidente de percurso. Parabéns e obrigado a deus por estar vivo para ver esta maravilha!

luis cirilo disse...

Caro vitoriadofuturo:
Como dizia outro dia,e bem,Ronaldo os troféus que se ganham com golos valem mais do que aqueles que se ganham em votações.
É o caso do Barcelona.
Que tem ganho todos os troféus que lhe aparecem,com uma ou outra excepção,prova evidente da superioridade do seu futebol.
Por isso também acho piada aqueles madridistas de incubação recente que acham que a taça do rei vale mais que os 5 troféus ganhos pelo Barcelona.

Agostinho Marques disse...

É evidente que não vale. Como não vale mais que três pontos a vitória em Madrid. Os mesmos que separam a tal melhor equipa do mundo dos líderes da liga espanhola. Ou até os mesmos três golos que vão voltando a dar a tal bota a Ronaldo em vantagem sobre o tal melhor do mundo. Pois, são números.

Anónimo disse...

E números são aqueles que nos deixam ver que o Real Madrid já não ganha em 90 minutos ao Barcelona desde de 2008. Numeros são aqueles que consideram esta equipa a melhor de sempre que em 3 anos apenas perdeu uma liga dos campeões e duas taças do Rei. Números são que desde que assumiu o comando técnico do Barcelona a equipa de Guardiola nunca teve menos posse de bola que adversário. Mais que números é a constante humilhação ao clube madrileno por um futebol espectacular que muitos ainda põe em causa dizendo que é sempre por causa dos árbitros. Preocupado estava se o Barcelona não depende-se dele para chegar ao titulo e como não importa como começa nem como vai a meio, mas sim como acaba penso que este será mais um ano a acabar da mesma forma. Ainda me lembro do festival de bola na supertaça com um Barça com uma semana de preparação. Enfim, números e factos que fazem de Messi o melhor do mundo e do Barça a melhor equipa de sempre!

Anónimo disse...

E mais, não é por acaso que com a conquista da supertaça o Barcelona ultrapassou o Real em numero de troféus conquistados. Mais números!

Agostinho Marques disse...

Eu preocupado estou com... o Vitória. :) Os Espanhóis, são isso mesmo. Espanhóis.

Quanto ao resto, é história. O Barcelona tem sido claramente melhor nos últimos anos em Espanha. Neste momento, sublinho neste momento, tanto Real como Ronaldo estão claramente na frente.

luis cirilo disse...

Caro Agostinho:
As contas fazem-se no fim.
E nos ultimos anos o fim tem sorrido ao Barcelona.
Mas devo dizer-lhe que se este ano "La Liga" for ganha pelo Real Madrid isso em nada me incomoda.
Porque simpatizo com Mourinho,Ronaldo e Ricardo Carvalho e porque em nada essa eventual vitória apaga o extraordinário brilho do Barcelona e das suas 13(Treze) competições ganhas em 16 possiveis.
Quanto a Ronaldo e Messi não entro nesses despiques. São dois extraordinários jogadores e bem gostava de ter ambos no Vitória.
Caro vitoriado futuro:
Creio que ninguém que queira falar seriamente sobre futebol poderá por em causa a supremacia espanhola,europeia e mundial do Barcelona nos ultimos anos.
E a excelência do futebol que joga.
Caro Agostinho:
É como lhe digo,as contas fazem-se no fim. Mas sem duvida que prefiro ver Ronaldo a ganhar troféus do que Messi. Nisso não tenho a menor duvida.

José Duarte disse...

Estou triste, pois eu na boca dos do Sporting de Braga sou mais um "espanhol", que não tenho, infelizmente, nem Real nem Barcelona onde encostar o ombro e esconder as lágrimas que me faz chorar o meu rico Vitória de Guimarães!

O blog do senhor Luís Cirilo prima pelo conhecimento das coisas de que fala. E mais do que isso, respeita toda a gente respondendo com muita educação mesmo em situações de bastante indelicadeza por parte de um ou outro interveniente-comentador. Até aqui, tudo bem.

Sou capaz de entender o facto de se resguardar em momentos tão delicados como os que o nosso querido clube atravessa, refugiando-se em altas cavalarias como são os clubes de topo de Espanha, e é curiosamente apoiado por pessoas capazes de jogar consigo a canasta num canto de uma sala cheia de cristais - no tecto e em cima da mesa - enquanto cá fora, na rua dos sem abrigo, os sócios e adeptos do nosso clube se arrastam como ratazanas acabadas de sofrer com um banho de ácido clorídrigo para uma qualquer sarjeta, envergonhados do momento por que passamos.

Não tendes culpa, evidentemente, nem este "site" é panfletário ao ponto de uma ou outra daquelas humildes e martirizadas ratazanas usar qualquer canto da sala da volúpia para mijar a porcaria de um simples protesto.

Pois que useis do vosso direito em todo o tempo para que o tempo passe, eu entendo, repito. Não entenderei que a breve trecho, quando as ratazanas tiverem desbravado o campo como sapadores que são, surjam das salas de conforto outros jogadores para tomar a dianteira da revolução latente e cavalguem a máquina arvorando-se em condutores...(Estou a lembrar-me de um cidadão desta praça que aproveitou para subir a chaimite e passeou em redor do Toural, a vitoriar o 25 de Abril, tendo o povo vimaranense por via disso considerado que ele era um herói, promovendo-o a deputado da nação).

É assim a vida.

luis cirilo disse...

CAro José Duarte:
Agradeço sinceramente o seu comentário/desabafo.
Eu sou apenas mais um vitoriano preocupadissimo com a situação do nosso clube e com o pântano para onde parece encaminhar-se.
Por isso tomei a decisão de anunciar a disposição para ser candidato ás proximas eleições evitando com isso qualquer argumento de vazio.
Desde essa AG onde o fiz, por respeito aos nosso consócios,tenho-me remetido a uma posição discreta porque o clube não está ainda em campanha eleitoral. Mas tenho trabalhado com outras pessoas num projecto credivel para apresentar aos associados quando for tempo disso.Percebo a sua analogia do chaimite e daqueles que podem estar á espera na sombra para que o caminho esteja livre.
É assim a vida como diz e bem.
Mas esses, se existem(e creio que sim) uma certeza podem ter: lá nos encontraremos nas eleições.
E os vitorianos decidirão.
Agora uma coisa é certa: tenho o meu timing para me manter numa posição discreta.
O que significa que poderei tomar uma posição pública nos tempos mais próximos.