domingo, dezembro 11, 2011

E Agora Palhaço?

Cartoon: http://miguelsalazar.blogs.sapo.pt/

Recupero este excelente cartoon de 2008 do Miguel Salazar, a propósito do assalto de que o Vitória foi vitima em Basileia,para traduzir a vontade que tenho de perguntar a Platini o que pensa do escândalo da passada quarta feira.
A história conta-se em poucas palavras:
Ajax e Lyon lutavam pelo segundo lugar no seu grupo da Champions e consequente apuramento para a fase seguinte da competição visto o Real Madrid,primeiro do grupo e que nada tem a ver com o acontecido,já estava apurado.
E o que aconteceu foi tão simples quanto inacreditável.
O Ajax tinha clara vantagem no desempate com o Lyon face a uma diferença entre golos marcados e sofridos que parecia inatacável.
Parecia...
Porque os holandeses receberem um Real Madrid, em poupanças para o jogo com o Barcelona(que de nada lhe serviram mas isso é outra história...)e perderam por 0-3.
Mas tiveram dois golos limpos anulados pelo trio de arbitragem português que teriam feito toda a diferença quer no goal average quer no próprio resultado do jogo.
Curiosamente esse árbitro,Jorge Sousa,que anulou dois golos limpos por mal assinalados foras de jogo acaba de validar a vitória do Benfica no Funchal com um golo em fora de jogo!!!
Nada que nos admire em bom rigor.
Aliado a esse resultado falseado pelo trio de arbitragem assistiu-se a uma inimaginável vitória do Lyon em Zagreb por 7-1(!!!)com 1-1 ao intervalo e seis golos em meia hora !
E ao senhor Platini, que tanto gosta de embirrar com clubes portugueses e tanta azia demonstra quando o FCP ganha provas internacionais, face a este cambalacho (bem pode a Uefa negar que ninguém acredita)a favor de um clube francês só apetece perguntar:
E agora palhaço, não tens nada para dizer?
Depois Falamos

8 comentários:

Anónimo disse...

Caro Luis Cirilo
se um dia vier a ser presidente do Vitória, veja lá se aparece alguém que venha desenterrar este post...

Ainda lhe arranja problemas com a hierarquia

Daniel Gonçalves disse...

Excelente pergunta Dr. Cirilo,

Platini demonstra a parcialidade e a falta de isenção que sempre o caracterizou. Foi no gabinete, com a escolha e manipulação de árbitros com ordens prévias para "falsear" esses jogos, que se ajudou uma equipa francesa a seguir em frente na Champions, e simultaneamente subir a França no ranking de clubes.
Já quando se prejudica o Vitória, como em Basileia, ou outros clubes portugueses noutras situações, o Sr. Platini não parece preocupado com essas injustiças, porque ele, do alto da sua arrogância ( tipicamente francesa) não gosta de portugueses e só quer ajudar a manter o "status" dos poderosos mesmo que à margem da legalidade.
Mas Platini continuará a fazer das suas, e a ajudar de forma ilegítima as equipas do seu País e os poderosos do futebol europeu.
Desde o EURO 1984, quando Portugal defrontou nas meias-finais a França, e fomos injustamente eliminados para deixar a França seguir para a final e ganhar esse EURO, nunca mais apreciei Platini.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Tenho a certeza que se um dia for presidente do Vitória vou ter muitos problemas com as hierarquias do futebol.
Porque não me calarei quando vir o clube a ser prejudicado.
Caro Daniel:
Estou inteiramente de acordo com a sua opinião. Platini teve tanto de bom jogador como de mau carácter enquanto pessoa. E não esqueço que a unica Taça dos Campeões que ganhou foi através de uma grande penalidade a castigar uma falta cometida fora da área uns bons dois metros.
Na fatidica noite de Heysel Parque.

Ricardo Campos disse...

ainda me lembro do cajuda mascarado de d afonso henriques a entrar no estadio do Vitoria...
grande cajuda!

slbaddicted disse...

Concordo com tudo o que diz a respeito de Platini, excepto quando fala a respeito das conquistas do FC Porto, porque todos sabemos (incluindo o Platini) que tanto a forma como conseguiram o acesso a essas provas, como o campeonato mentiroso que fizeram durante essa mesma prova (as competições internas não passavam de treinos pois as ajudas eram constantes, podendo desta forma dedicar-se apenas às competições internacionais), tiveram pelo meio alguns episódios caricatos e no mínimo duvidosos (cafezinhos...fruta...envelopes vazios...conselhos matrimoniais...etc).
Quanto ao árbitro mencionado, que saiba V. Excia. foi um fervoroso sócio dos Superdragões, não percebo a analogia entre o jogo do Ajax e o jogo deste domingo do Benfica frente ao Marítimo...mesmo porque gostaria que me explicasse o fora-de-jogo no momento do golo...e já agora o que foi assinalado no momento imediatamente anterior ao falhanço clamoroso do Cardozo...

Sérgio Ferreira disse...

Amigo, desculpe mas eu, como Vitoriano, vivo bem com os erros da arbitragem que prejudiquem os nossos adversários mais ou menos directos, como é o caso do marítimo.

Da mesma forma não entendo a pertinência do comentário. O que é que o nosso Vitória ganha com o clube da fruta e do café isolado no primeiro lugar?!

Pedro disse...

Caro Cirilo, fico sem perceber a pertinência deste post.......Com todo o respeito, já não é a primeira vez que, nessa sua saga contra o Benfica, dá a entender um fraquinho pelo Porto. Pode não ser, mas que parece, lá isso parece!

Vamos dar atenção ao momento do Vitória, isso sim é que é assunto!
Abraço

luis cirilo disse...

Caro Ricardo:
Que boa memória que voce tem.
Também se lembra dos jogadores do Porto vestidos de apanha bolas para participarem num truque do luis de matos? É que alguns parece que se esqueceram de despir esse traje...
Caro slb:
No futebol português há poucas coisas mais divertidas do que ver portistas e benfiquistas a falrem dos pecados uns dos outros.
Até parece que o SLB não é vergonhosamente ajudado pelos árbitros nas provas nacionais.
A diferneça para o o FCP é que lá fora sem as ajudas de cá de dentro não vale nada.
Nada!
QUanto á arbitrage da Madeira as imagens são claras.
Caro Sérgio:
Criticar o slb não significa defender o fcp.
Há contudo um reparo a fazer:é por causa desses erros dos árbitros(e de erros nossos que não são para aqui chamados)que os nosso adversário é o Maritimo e não o Benfica.
Caro Pedro:
Não há saga nenhuma contra ninguém.
Agora que me conste não é proibido denunciar o constante favorecimento do "sistema" a esse clube ao longo de dezenas de anos.
Ainda esta época,e num jogo que nos diz todo o respeito,perdemos na Luz com três penaltys inventados.
Acha que isto é saga contra o slb?
Ou é verdade dos factos?
Porque para os defender já há vários canais de televisão,vários programas desportivos,jornais desportivos e não desportivos e por aí fora.
Não tenho fraquinhos por ninguém que fique claro de uma vez por todas. Tenho é o direito de não gostar do benfica.