domingo, dezembro 25, 2011

25 Anos!


Esta foi provavelmente a melhor equipa da nossa História.
Se não o foi, e bem sei o quanto é difícil estabelecer comparações entre equipas de épocas diferentes, foi seguramente a que mais entusiasmou os adeptos vitorianos que a seguiram para todo o lado com verdadeira devoção e extraordinário entusiasmo.
Na fotografia estão Paulinho Cascavel,Carvalho,Miguel Nascimento e Néné na fila superior.
E em baixo Costeado,Adão,Jesus,N'Dinga,Ademir e Roldão.
Era,grande parte das vezes, a equipa titular.
Outros integraram este plantel.
N'Kama,Basilio,Basaula,Rui Vieira,Tozé,Vitor Pontes,Lopes,Peres,Nivaldo,Jorge,Castro,Paulo Jorge,Heitor,Dinis e Palecas.
Treinava Marinho Peres coadjuvado por Paulo Autuori, José Alberto Torres e Pina de Morais.
E se evoco hoje esta equipa é porque precisamente nesta temporada de 2011/2012 se completam 25 anos desde esse ano vitoriano perfeitamente inolvidável.
E seria certamente, num tempo em que o ânimo anda por baixo,uma boa oportunidade de puxar pelo brio vitoriano e lembrar aos adeptos que já fomos tão bons como os melhores.
Uma reedição dos equipamentos desses tempos, a edição em DVD dos principais jogos, a criação de uma linha de merchandising a recordar essa equipa e esses jogadores, e uma grande homenagem publica dos vitorianos aqueles que mais nos fizeram sonhar podia ser uma boa forma não só de comemorar os 25 anos como também de "abanar" consciências.
Depois Falamos

20 comentários:

josé manuel faria disse...

Marinho Peres o melhor treinador do V. Guimarães e do Belenenses dos últimos 25 anos.

Raquel disse...

Com muita pena minha não vi este Vitória. Mas cá por casa já ouvi falar muito de Paulinho Cascavel, Néné, Costeado, Jesus, N'Dinga e por aí fora... Muito bem por sinal! Também ouço, com muita pena minha, a frase "O Vitória já foi Vitória". Estamos a passar uma fase bastante má e precisamos de recuperar rápidamente!

jose disse...

Com grande gosto e estima, guardo religiosamente uma camisola "furtada" a um jogador do Vitória,em mais uma invasão de campo, pois naquele tempo não se compravam camisolas.

José Ferreira

luis cirilo disse...

Caro José Manuel:
Provavelmente sim. Embora no caso do Vitoria os nomes de Quinito e Cajuda também devam ser ponderados.
Cara Rae:
Para os desse tempo foi uma época extraordinária.
Inesquecível mas não irrepetível como diria um tal...Mourinho!
Caro José:
Guarde-a bem. É algo de muito estimável.

Telmo Silva disse...

a comemorar 25 anos de quê? de nada é o que é!

Anónimo disse...

De salientar que dessa equipa 3 jogadores titulares eram da n/ formação.
Só não fomos campeões por causa do dito "sistema".

lourenço lima disse...

Marinho Peres foi sem dúvida um dos melhores treinadores da História do Vitória, assim como Quinito e Manuel Cajuda. Creio que todos eles eles tinham uma particularidade muito semelhente, transmitiam confiançam aos jogadores e adeptos, faziam espectáculo no banco e sabiam trazer os adeptos para junto da equipa. Ainda hoje me lembro de ouvir o João Costeado contar uma história do celebre jogo em Madrid, onde o Vitória eliminou esse colosso do futebol europeu. Um jogo disputado debaixo de um frio tremendo e nosso Marinho Peres sentado no banco com a sua famosa camisa branca de manga curta, a fazer arrepiar os próprios jogadores. Certamente foi esta postura do nosso treinador a contagiar aqueles briosos jogadores que dentro do relvado conseguiram suportar o inferno do Vicente Calderón. Quinito também ele não deixa de ser um técnico carismático. Adorova o ver dar voltinhas ao banco dos suplentes em forma de aviãozinho quando o Vitória marcava um golo. Ele era um espectáculo dentro de outro espectáculo. Pedro Barbosa, Paulo Bento e mais tarde Fernando Meira e Pedro Mendes foram lançados por Quinito. A ele devem estes jogadores a brilhante carreira que tiveram ao longos dos anos. Manuel Cajuda um senhor que entrou no Vitória na fase mais negra da História do clube, quando já ninguém acreditava que era possivel voltar á ribalta do futebol Portugûes. Manuel Cajuda devolveu a esperança, alegria, o acreditar e conseguiu unir a massa associativa em torno de uma equipa desmoralizada. Devolveu-nos ao "céu" e no ano seguinte com uma equipa de segundo plano classificou-nos para a pré-eliminatória da Liga dos campeões. Com outra direcção talvez Manuel Cajuda fosse ainda hoje o treinador do Vitória.

lourenço lima disse...

Esta equipa foi sem dúvida a melhor de sempre. Uma equipa com muita técnica, com muita disciplina táctica e com muita raça, chefiada por esse grande capitão de equipa chamado Jesus. Para Marinho Peres e para a Direcção daquele tempo, nunca foi foi um problema ter um Guarda-Redes a capitão de equipa. Só para Manuel Machado e dirigentes actuais esse problema existe. Falo deste tema, porque considero que na actual conjuntura NILSON deveria ser por direito prório o Capitão de equipa. É salvo erro o atleta com mais anos consecutivos no clube. Nilson carrega a mistica do clube, assim como Alex, Pedro Mendes e Nuno Assis. Não vejo em João Alves um simbolo do clube e como tal não deveria ser sequer capitão de equipa. Ser capitão de equipa é muito mais do que ter uma braçadeira colocada num braço. Para ser capitão tem de ter liderança, tem de ser respeitado e fazer-se respeitar por todos os colegas, por dirigentes e adeptos.
E certamente o que está a faltar neste Vitória é liderança dentro do Balneário. Fez muita falta o Moreno, esse sim um simblo do clube, um vimaranense e um grande vitoriano. Esse sentia verdadeiramente o clube. Pena que nunca foi compreendido pelos adeptos.

luis cirilo disse...

Caro Telmo:
Só pode dizer isso quem nunca viu aquela equipa jogar.Porque não são só os titulos que se festejam. O futebol de qualidade também.
Caro Anónimo:
Inteiramente de acordo. Foi o "sistema" e alguma falta de banco também.
Caro Lourenço:
Não tenho qualquer duvida em considerar Marinho/Quinito/Cajuda como os três treinadores que melhor perceberam o clube e mais empatia criaram com a massa associativa em todos estes anos.
Há outro,cuja verdadeira história no clube está por saber,que podia perfeitamente (embora de feitio bem menos expansivo)enfileirar neste rol.
Refiro-me a Paulo Autuori.
Infelizmente nem tudo correu bem com ele.
Quanto á questão do capitão de equipa é evidente que o Nilson devia fazer parte do lote de capitães. Não só por ser o mais antigo no plantel mas também pela liderança que demonstra dentro do campo. Pessoalmente não sendo grande defensor de guarda redes a capitão acho que há excepções. E Nilson cabe perfeitamente nas excepções.
Para mim,com todo o respeito porque está,os capitães deviam ser o Pedro Mendes,Alex e Nilson.

Ricardo Campos disse...

QUE GRANDE EQUIPA TINHA O VITORIA!!

VI ALGUNS JOGOS NO D AFONSO HENRIQUES!
VALIA A PENA VER OS MENINOS A JOGAR Á BOLA.
O ADEMIR ERA SIMPLESMENTE FABULOSO...´
NESSA ALTURA O VITORIA ERA UM SIMBOLO DE UMA REGIÃO, ERA UM BALUARTE DO FUTEBOL NACIONAL...

luis cirilo disse...

Caro Ricardo:
Essa grande equipa simboliza a história do Vitória.
Quase tocou o céu em 86/87 e quase desceu ao inferno em 87/88!
É certo que já sem Paulinho Cascavel e sem a mesma equipa técnica.
Mas sempre a irregularidade que nos impede de sermos maiores

Anónimo disse...

Todos estes atletas tinham lugar no actual team.

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Digamos que o plantel de 86/87 reforçado (se fosse possivel é claro...) com Nilson, João Paulo, Bruno Teles, Pedro Mendes, Nuno Assis,Toscano e Edgar,por exemplo,teria ganho o campeonato desse ano. E deste também.
Agora dos actuais seria de facto dificil algum ser titular naquela equipa.

lafuente disse...

Vejo quase todos os dias, vídeos de jogos desta época.Nasci em 87, e nesse ano o Vitória fez grandes jogos( ganhou-se ao Atlético de Madrid, foram romarias a todos os campos deste país). Nesta época, demos 4 em casa aos vizinhos, no 1º de Maio, houve também festival, dentro e fora do terreno.
Foi a melhor época de sempre, apenas igualada pela de 68-69, com os Branquinhos a ficarem em 3º lugar também, mas a apenas 3 pontos do título, e nessa época, o Vitória ganhava no confronto directo ao Benfica e Porto!
Vitória Sempre!

lafuente disse...

Já agora, e que se fala em 25 anos, e eu que estou prestes a completar essa idade, coloco aqui para mim, o melhor 11 do Vitória e respectivos suplentes, desde que vejo o Vitória!
Pedro Espinha

José Carlos

Fernando Meira

Geromel

Dimas

Paulo Bento

Vítor Paneira

Zahovic

Pedro Barbosa

Capucho

Paulinho Cascavel


Suplentes

Nilson

Neno

Andrezinho

Sereno

Márcio Theodoro

Quim Berto

Pedro Mendes

N´Dinga

Sodestrom

Nuno Assis

Edmilson

Desmarets

Ghilas

Dane

Gilmar

Saganowsky

O melhor treinador para mim, foi o Quinito, pelo prazer que tive a ver o Vitória jogar em 94-95, e numa 2ª fase, onde apostou em muitos jovens, como Meira, Pedro Mendes, Lixa, Rego, etc.

luis cirilo disse...

Caro Lafuente:
Foi de facto uma época extraordinária.
Em que o titulo rondou Guimarães como já acontecera em 68/69.
Quanto á "sua" selecção é uma das muitas possiveis.
A minha incluiria alguns desses e outros que vi jogar desde os anos 60.

luis cirilo disse...

Caro Lafuente:
Quanto ao treinador a questão é complexa.
Trés mereceriam destaque.
Marinho Peres,Quinito e Cajuda.
Com todo o respeito por Autuori,Inácio e João Alves que também cá fizeramépocas excelentes nestes 25 anos.

Anónimo disse...

Que saudades meu deus!
Tinha 13 anos quando aconteceu a melhor epoca do vitoria desde que eu sou associado(24 anos).
A elastecidade do saudoso JESUS,os raides do COSTEADO a personalidade do MIGUEL e do NENE, a raça do CARVALHO, o muro (NASCIMENTO),a classe do N DINGA, o futebol perfumado do ADEMIR,a velocidade do ROLDAO,os remates do ADAO e claro que está, o melhor de todos,o goleador,o craque o idolo PAULINHO CASCAVEL. Nao posso esquecer o camisa branca da sorte do MARINHO PERES e o expert na materia PAULO AUTUORI!
Nao me vou alongar muito mais,pois ate me da vontade de chorar! VIVA O VITORIA

AR

Pedro disse...

De facto tinhamos uma grande equipa e grandes jogadores. A figura de proa era obviamente o Paulinho, mas há um jogador que sempre me encheu as medidas e não é dos mais falados (pelos menos tanto como Adenmir, N'Dinga, Adão,Nascimento etc): o Roldão! Este homem era um portento de força e de classe.

O nosso grande problema foi a falta de soluções aos 11"magníficos".

A tristeza de tudo isto é que as nossas alegrias, mesmo sem títulos, já lá vão há muitos, muitos anos....infelizmente

Abraço

luis cirilo disse...

Caro AR:
Foi um ano inesquecivel pela qualidade dos jogadores,pela categoria das exibições da equipa,pelo percurso no campeonato e na Europa.
Inesquecivel mas não irrepetível!
Caro Pedro:
Concordo consigo. O Roldão era um jogador decisivo naquela equipa. Nomeadamente nas saidas para o ataque em que a sua velicidade era desiquilibradora.
Foi há muito tempo é verdade.E se ainda hoje recordamos essa equipa é porque ela foi,de facto,excepcional