terça-feira, dezembro 13, 2011

Gestão Desportiva

Embora a fotografia possa induzir nesse sentido a verdade é que este post não vai comentar a vitória do Barcelona em Madrid, por 3-1, porque aquilo que é normal já nem merece comentário especial.
Foi apenas mais uma entre muitas nos últimos anos.
Tão pouco se falará do duelo particular entre Ronaldo e Messi que pendeu claramente para o argentino face a uma noite menos conseguida do português.
O que gostaria de realçar,isso sim, é a vitória do Barça a meio da semana face ao Bate Borisov para a Liga dos Campeões.
É que a equipa catalã venceu no Nou Camp por 4-0,tranquilamente,sem utilizar nenhum dos habituais titulares em poupança lógica para o jogo de Madrid.
Nem um!
Tudo jovens da cantera,habituais no Barcelona B, "reforçados" por Pedro Rodrigues,Thiago Alcantara e o guarda redes suplente Pinto.
Sem as super estrelas Messi,Xavi e Iniesta a verdade é que jogaram o mesmo tipo de futebol,com tempos idênticos de posse de bola e a eficácia concretizadora típica da equipa principal.
E para além da gestão de esforço do plantel,importante mas não a mais importante,o que importa realçar é a gestão desportiva extraordinária que existe hoje no FCB e que permite a existência de um modelo de jogo eficaz e sem paralelo no mundo do futebol.
Não vou dizer,obviamente,que é a mesma coisa jogar com ou sem Messi/Xavi/Iniesta mas afirmo sem problemas que face á cultura futebolistica e ao modelo de jogo o Barcelona vai continuar a ganhar titulos e troféus mesmo depois de esses geniais jogadores não estarem lá.
Um exemplo a seguir.
Depois Falamos

9 comentários:

Anónimo disse...

E sobre o Vitória e o momento atual?

Depois Falamos?

É que pode ser tarde. Não entendo o seu silêncio e o "deixar andar". Afinal o que esperava dos sócios? Não agiram já?

Desculpe a franqueza. É mesmo candidato a presidente do VSC?

Amadeu

Daniel Gonçalves disse...

De facto o Barça tem uma cultura única, faz sentir aos seus jogadores o peso e o símbolo da camisola que envergam. Uma mentalidade diferente dos rivais de Madrid, que compram jogadores geniais, que o são, mas que apenas estão no Real Madrid pelo dinheiro e fama que recebem para jogar, daí a diferença de atitude quando os jogadores merengues pressentem que existe outra proposta financeira superior à espera deles e que o Real Madrid é apenas um patrão transitório, pelo contrário para um jogador produto da cantera do Barça, envergar aquela camisola é um sentimento mais profundo do que apenas dinheiro. Os resultados estão à vista: o futuro do Barça passa pelo sucesso, o futuro do Real é incerto, até pode passar pelo sucesso, mas para tal depende da quantidade de dinheiro que o Presidente merengue pode dispor.

luis cirilo disse...

Caro Amadeu:
A situação no Vitória está pendente da realização ou não da AG Extraordinária.
Até existir uma decisão da Mesa/Conselho de Jurisdição sobre a marcação da mesma nada pode ser feito de concreto.
E acredite que nem tudo que está a ser feito pode ser público.
Caro Daniel:
Essa é,de facto,uma das diferenças essenciais. Que no presente e no futuro,estou crente,desiquilibrará a favor do Barcelona o já relativo equilibrio entre os dois clubes

Ricardo Campos disse...

Parabéns Guimarães!
Que seja uma grande capital europeia da cultura.

Anónimo disse...

Caro Luís, é aquilo que eu ando a dizer há muito tempo. Um modelo de jogo definido da base ao topo, com todos os grandes princípios bem definidos e aplicados a todas as equipas. Neste jogo contra o Bate parecia que estava a ver o Barcelona actual jogar mas com jogadores com menos 10 anos. Eu acredito ser possivel isto no vitória!

luis cirilo disse...

Caro Ricardo:
Se quer que lhe diga tenho expectativas baixas quanto a isso.
Caro vitoriadofuturo:
Eu também acredito.
Mas muita coisa vai ter de mudar para que se possa seguir esse caminho.
E uma das coisas que tem de mudar é a exigência desmesurada dos adeptos quanto aos jovens da formação que sobem à equipa principal.

Anónimo disse...

Mas esse caro Luís é um logo e tenebroso caminho que teremos que percorrer se queremos algum dia atingir o sucesso que ambicionamos para o clube. Existem várias formas de o fazer e nenhuma delas muito dispendiosas. Aliás tipo as conferencias vitorianas, mas com uma direcçao em que ninguem acredita é dificil passar a mensagem. Pode ser dificil, mas eu sei que você não acredita que é impossivel!

Rui Rodrigues disse...

É por aqui que o Vitória devia ir.
Apostar na prata da casa.
Especialmente jogadores e dirigentes.
Porque de estrangeiros sem qualidade e lampiões a dirigir já estamos todos cheios.

luis cirilo disse...

Caro vitoriadofuturo:
Eu também acredito que o modelo pode ser adaptado ao nosso clube. E copiar bem quem faz muito bem não é crime nenhum.
Mas é um longo caminho o que temos pela frente se quisermos ir por aí. Talvez não fosse pior começá-lo depressa.
Porque além de longo é árduo.
Caro Rui:
Não há outro caminho se quisermos um clube financeiramente sustentável.
E é evidente que uma próxima direcção terá de ir por aí.
Com determinação e coragem.
E com a preocupação, não existe há muito,de ir formando também dirigentes e não apenas atletas