segunda-feira, dezembro 19, 2011

Figuras do Século

Às vezes entretenho-me a pensar, até pelo gosto que tenho em ler biografias ou livros de memórias ,quem terão sido as maiores figuras dos últimos 100 anos em termos de importância histórica e de relevância na evolução da humanidade.
Os grandes estadistas ?
Como Churchill, De Gaulle,Adenauer,Roosevelt ou Deng Xiao Ping ?
Os ditadores responsáveis por crimes contra a humanidade como Hitler,Estaline, Mao Tse Tung ou Pol Pot?
Os grandes cientistas como Einstein, Madame Curie ou Von Braun?
Os visionários como Steve Jobs, Bill Gates ou Carl Sagan?
Os grandes artistas como Picasso,Andy Warhol ou Salvador Dali?
Os revolucionários como Che Guevara, Lenine ou Lech Walesa?
Os grandes escritores como Jorge Luís Borges,Ernest Hemingway ou Gabriel Garcia Marquez?
E por aí fora na certeza de que deve ser dificil encontrar algo mais subjectivo do que escolher,por exemplo três,personalidades acima de todas as outras.
Mas arrisco uma opinião.
Para mim as três mais importantes personalidades dos últimos 100 anos foram Winston Churchill,Nelson Mandela e o Papa João Paulo II.
Pelo que fizeram enquanto lideres politicos e espirituais mas também pelo exemplo de vida que deixaram á humanidade.
Churchill como um símbolo da democracia, da coragem,da riqueza intelectual.
Mandela como símbolo da tolerância,do perdão e da grandeza humana.
João Paulo II como símbolo da esperança, da evangelização e da dignidade no sofrimento.
Não sei ,obviamente,se terão sido as maiores personalidades do ultimo século.
Para mim foram.
Mas tenho a certeza que sem eles estes ultimos 100 anos teriam sido bem piores.
Depois Falamos

2 comentários:

Anónimo disse...

São escolhas muito dificeis.
Concordo com esses nomes mas podiam também ser outros.
Gandhi, Einstein,Kennedy,Gorbatchov eu sei lá.
É realmente dificil.

Luisa Gomes

luis cirilo disse...

Cara Luisa:
Sem duvida que sim.
Até porque cada cabeça cada sentença