terça-feira, junho 21, 2011

Mãos á Obra

Temos governo.
Empossado hoje pelo Presidente da República o novo governo entra de imediato em funções.
Duas tarefas prioritárias:
A elaboração do programa de governo e a escolha das respectivas equipas para que possam ter todas as condições de trabalho.
No primeiro caso sabe-se que o programa estará fortemente influenciado/dependente das medidas negociadas com a troika pelo que na sua globalidade pouco poderá ter de novo.
Espelhará também o acordo politico celebrado entre PSD e CDS.
Na escolha das equipas é que poderá estar algo de decisivo para o sucesso do governo.
Porque a opção por 11 ministros e a consequente concentração de pastas nalguns deles obrigarão a um grande acerto na escolha dos secretários de estado respectivos.
Ministérios há em que os secretários de estado face ao perfil do ministro terão de ter uma componente essencialmente técnica e noutros exactamente o contrário.
Onde os ministros se destacam pela sua valia técnica e conhecimentos teóricos será necessário que os respectivos secretários de estado tenham um perfil essencialmente politico.
Da feliz combinação entre perfis e valias especificas se fará, em boa medida, o sucesso deste governo e a recuperação de que o país precisa.
A partir de hoje, e apoiando inteiramente a tese do primeiro ministro de que não vale a pena falar do passado como desculpa, é tempo de governar.
É isso que os portugueses esperam deste governo.
Depois Falamos

4 comentários:

il disse...

Amén.
A sorte deles será a nossa.

luis cirilo disse...

Cara il:
Ora nem mais

Tobias Torres disse...

eu acho que este governo acaba por não ser nada de especial. são muitos as segundas e terceiras escolhas e vários os ministros em pastas erradas. para além de neófitos que ainda são muito verdes para ministros. vejam o caso daquele que foi de lambreta para a tomada de posse. exibicionismo ? imaturidade? falta de chá? se calhar de tudo um pouco. e vai ele tutelar os assuntos sociais. e a da justiça? A senhora que não limita o uso do avental á cozinha.que deu a camara de Lisboa aos camaradas socialistas.tem como prémio um ministério que exige equilibrio,bom senso,ponderação afinal tudo que lhe falta. E o relvas que parecia o villas boas. ambos juravam que não iam. ambos foram! neste governo gosto do passos coelho,do aguiar branco,do das finanças ,do nuno crato e do da economia. o resto ? muito fraco.
Ah e o Portas a MNE? deve estar como peixinho na água...

luis cirilo disse...

Caro Tobias:
Formar um governo não é fácil.
Entre o idealizado e o conseguido vai sempre alguma diferença.
Creio que globalmente é um bom governo tendo algumas fragilidades.
Como todos os governos.
Importa agora é que governe e depois cá estaremos todos para avaliar os resultados dessa governação.