quarta-feira, junho 08, 2011

Legislativas 2011-Distrito de Braga

O PSD obteve um bom resultado no distrito de Braga.
Da ultima vez que aí tinha ganho as legislativas, em 2002, elegera nove deputados através de 201.458 votos e uma percentagem de 44.4%.
Desta feita obteve uma votação inferior( 194.217 votos e 40,09% de percentagem)mas voltou a eleger nove deputados e esse era o objectivo essencial.
Aspectos a realçar:
A vitória em 11 dos catorze concelhos a demonstrar uma hegemonia eleitoral que se estendeu aos municípios governados pelo PS.
Foi o caso de Braga, Barcelos,Vieira do Minho e Terras de Bouro.
Saliência muito especial para a excelente vitória obtida em Cabeceiras de Basto onde o PSD não vencia em legislativas há muito tempo e onde o poder autárquico socialista se faz sentir de forma quase asfixiante.
De menos bom as derrotas em Guimarães,Fafe e Vizela.
Três dos apenas cinco municípios (os outros dois foram Santo Tirso e Matosinhos)a norte do Mondego onde o PSD não venceu estas legislativas.
De salientar ,contudo, que em Vizela de 2009 para agora se captaram quase 1000 votos ao PS.
Em Fafe a recuperação ainda foi mais evidente.
De 5992 votos de diferença em 2009 passou-se agora para uma vantagem do PS de apenas 908 votos o que é assinalável.
De Guimarães se falará em próximo post.
Em conclusão pode dizer-se que o PSD obteve um bom resultado neste distrito mas terá ficado a dever a si próprio um resultado ainda melhor.
Que era possível.
Nos restantes partidos , e por comparação com 2009, vimos o PS perder 48.537 votos e dois deputados naquilo que é uma pesada derrota.
O CDS manteve dois deputados e cresceu 2.197 votos bastante aquém do que esperava e bem longe do ansiado terceiro parlamentar.
O PCP manteve o seu deputado e aumentou em 671 votos o seu resultado o que pode considerar-se satisfatório até em função do eclipse do partido á sua esquerda.
Finalmente o Bloco de Esquerda.
Que acompanhou em Braga o desastre sofrido a nível nacional.
Perdeu o deputado e 18.463 votos no que se pode considerar uma perfeita hecatombe.
Merecida aliás.
Conclusão?
Braga acompanhou o resto do país na onde de mudança e deu um contributo interessante para a vitória do PSD.
Mais do que isso, e agora importa é o futuro, deixou indicações muito interessantes para as autárquicas de 2013.
Porque, á excepção de Vizela, o PSD sozinho ou em coligação com o CDS tem maioria em todos os restantes 13 concelhos do distrito a repetirem-se estes resultados.
Eu sei que são eleições diferentes.
Mas os cidadãos eleitores são os mesmos.
Importa é dar-lhes bons motivos para continuarem a votar no PSD.
Depois Falamos

2 comentários:

Tobias Torres disse...

Concordo na generalidade com a análise feita que me parece bastante objectiva e traduz a realidade dos factos que acompanhei de perto.
Chamaria contudo a atenção para alguns pormenores no que respeita ao PSD.
- Uma lista de deputados dificil de compreender com dois de Guimarães nos cinco primeiros e dois de Braga nos dez primeiros. Isto enquanto concelhos como Póvoa de Lanhoso ou Cabeceiras de Basto ficavam uma vez mais sem deputados.
- Um para quedista lisboeta(Fernando Negrão)que nada tem a ver com o distrito e que duvido que cá volte a aparecer.
- Um sexto lugar para Fafe apenas atribuivel ao apelido dado tratar-se de pessoa sem qualquer actividade politica conhecida.
Um nono lugar para Celorico apenas pelo facto de apresentar uma mulher que toda a gente sabe que jamais ocupará o lugar. A isto chama-se brincar com os eleitores. Claro que a manobra visa dar o lugar ao jovem da jota de Braga.
- Uma campanha feita ao deus dará em que raramente se viam mais de três ou quatro candidatos ao mesmo tempo excepto nos dias em que Passos Coelho veio ao distrito em que a afluência "misteriosamente" aumentou em flecha.
- Uma agenda de campanha muito concentrada em Famalicão e Braga e deixando poucas iniciativas nos restantes concelhos.
- Uma campanha pouco imaginaitiva e sem iniciativas que atraissem o eleitorado. As feiras,os mercados e quase mais nada a não ser as visitas a instituições que valem zero votos.
- Saliência apesar de tudo para a apresentação do observatório do emprego em Famalicão e para uns colóquios em Cabeceiras de Basto com bons oradores.
-Encerramento da campanha frouxo e sem chama em Guimarães ao final da tarde de sexta feira.
Conclusão para dizer que o resultado foi bom mas podia ter sido bem melhor se tivesse existido mais trabalho e mais organização. E mais competência na formação de uma lista decepcionante nos critérios e nalgumas escolhas para os primeiros lugares.
Os outros partidos tiveram os resultados que se esperava (incrivel como o CDS ainda queria o terceiro deputado com uma lista tão fraca)mantendo posições no cado do PC e do CDS,descendo no caso do PS e desaparecendo no caso do BE em que os eleitores se fartaram das palhaçadas do paraquedista Pedro Soares.
Não sou tão optimista como o Luis Cirilo e relação ao prolongamento destes resultados em autárquica. São eleições diferentes e o PSD está longe de ter candidaturas atractivas em alguns concelhos. Mas concordo que os eleitores estão lá.Deem-lhe motivos para confirmarem o voto.

luis cirilo disse...

Caro Tobias Torres:
Tenho alguma dificuldade em responder ao seu comentário.
Direi que estou de acordo com algumas das criticas e nem tanto com outras.
Fazer listas é das tarefas mais dificeis num partido democrático.
É impossivel agradar a todos.
Mas concordo que esta lista especifica tinha algumas fragilidades evitáveis.
Nomeadamente o escalonamento de alguns candidatos.
Fernando Negrão pode vir a ser uma mais valia para o distrito. Esperemos que seja.
Para já terá sido um acto de semear para colher.
Não conheço em pormenor a agenda concelho a concelho mas fiquei também com a sensação,que admito errada, de pouca actividade no geral. Com excepções como é óbvio.
Pessoalmente, e com alguma experiência de campanhas que julgo ter,não teria optado nunca pelo modelo de campanhas concelhias.Em 1999,2002 e 2005 campanhas a que estive muito ligado,o modelo seguido foi sempre o de uma campanha distrital complementada por iniciativas concelhias.
Também concordo que não teve iniciativas que fugissem ao tradicional.
Foi muito na base do mais do mesmo.
Confirmo,porque assisti a dois deles,que os colóquios em Cabeceiras de Basto foram muito interessantes e foi pena o exemplo não ter sido seguido noutros concelhos. As pessoas tem apetência por ouvir e debater.
No fundo para a História fica o bom resultado obtido pelo PSD.
Que podia ter sido melhor é verdade.
Como também a nível nacional o podia ter sido.
Quanto aos outros partidos estamos de acordo.
Acentuo apenas, e com satisfação, o "apagão" do BE e do seu deputado lisboeta caido de para quedas em Braga. Foram-se. Espero que de vez.