domingo, junho 12, 2011

Mais uma Vez.

Este velho cartaz do PSD, utilizado no inicio dos anos 80 se bem me lembro,volta a estar estranhamente actual.
Porque mais uma vez estamos em crise.
A pior dos tempos democráticos.
Mais uma vez estamos sujeitos aos ditames do FMI desta feita travestido de troika.
E mais uma vez foi ao PSD que os portugueses deram um voto de confiança para resolver os problemas que os socialistas criaram ou não souberam resolver.
Já assim tinha sido em 1979 através da AD liderada por Francisco Sá Carneiro.
Novamente em 1985 com o primeiro governo minoritário ( a que se sucederam dois maioritários) de Cavaco Silva,.
Outra vez em 2002 com Durão Barroso.
E hoje, sabendo-se o que se sabe, percebem-se melhor as politicas restritivas de Manuela Ferreira Leite.
Mas os socialistas, liderados pelo camarada Sampaio então PR, achavam que "havia vida para além do orçamento".
E meteram-nos a todos na "má vida" que foram os governos de Sócrates patrocinado por Sampaio no seu inicio.
Agora é a vez de Pedro Passos Coelho.
Que tem pela frente, porventura, o mais difícil desafio jamais colocado a um primeiro ministro social democrata.
Tirar Portugal duma crise profundíssima, que impões tremendos sacrifícios, sem agravar ainda mais as condições de vida dos portugueses já tão precárias para uma enorme maioria.
Para sair desta crise a "todo o vapor" como diz o velho cartaz vai ser preciso um primeiro ministro excepcional e um governo de excepção.
Porque os encontros com a História não se repetem.
Depois Falamos

8 comentários:

Anónimo disse...

http://somosunicos1922.blogspot.com/

luis cirilo disse...

Caro Anónimo:
Não conhecia.
Mas é um excelente blogue vitoriano.

il disse...

Canalhices:
a) antes das eleições
http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1866626; e
http://www.abola.pt/mundos/ver.aspx?id=266578

b) depois das eleições http://economico.sapo.pt/noticias/uma-coisa-e-apoiar-o-plano-da-troika-outra-e-aprovar-o-do-psd_120506.html

E depois AINDA dizem que são democratas. Nem comento mais, senão estragava as teclas dos sinais gráficos, por uso excessivo!

luis cirilo disse...

Cara il:
Deixá-los falar.
Porque pprefiro v~e-los a resmungar na oposição do que a mandarem no governo.
Vão ter uns anos para descarregarem essa azia toda.

Anónimo disse...

Caro Sr. Luis Cirilo:

Antes de mais, queria dizer, que esta foi a única forma que de lhe colocar algumas questões, que não considero adequadas a este blog, procurei em vão o seu e-mail, que seria mais apropriado.

Não sei se me vai responder, e a tal não é obrigado, mas se o fizer, desde já lhe agradeço.

A verdade, é que estou presentemente a ler (e só li menos de 1/4 da sua totalidade):
"Camarate" de Augusto Cid (1ª edição), e sou confrontado; após intrepertação pessoal, dos dados inquestionáveis, factos palpáveis, credivéis e "autenticados" em deterimento das conclusões e insinuações do autor); com flagrantes descrepâncias (para não dizer muito pior) entre os factos e as conclusões dos inquéritos parlamentares, juduciais, civis (autoridades aeronauticas), e outros.

Mas o que me choca mais, é - vou chamar-lhes indicações, a "fugir" para provas plausivéis - o possivel envolvimento de algumas altas figuras do Estado na altura (Pinto Balsemão, Ramalho Eanes -os que ameu ver mais lucraram com o sucedido - e muitos outros). Não digo que estiveram directamente envolvidos no dito acidente (também não digo o contrário), mas o seu encobrimento (da tese de atentado), parece-me por demais evidente.

Eu só tinha 2 anos, e gostaria de saber se o autor redigiu uma elaborada teoria da conspiração e/ou forjou provas e depoimentos, ou se realmente há algo que ficou para sempre impune???
Já para nem citar Pessoa e dizer que ficou por cumprir Portugal...

Se me puder dar a sua visão pessoal e/ou instuticional, do que se passou à época; seria deveras interessante.

Se me puder responder, ficar-lhe -ei, muito grato.


Sempre tive uma admiração muito grande por Francisco Sá Carneiro, embora seja militante desde tenra idade no CDS-PP (por motivos que são tudo menos politicos) e por preguiça ou comodismo nunca me desvinculei.
Não tenho preferências partidárias, no entanto tenho fortes convicções politico-ideológicas, localizadas sempre (ou quase), à direita, tão à direita que não me revejo neste cenário de (ausência total de ideologias, com a excepção dos radicais de esquerda e direita) ou de centro-esquerda em que vivémos (e falo do seu partido também).



O meu e-mail é:
extraze@hotmail.com



Cumprimentos;

J. Araújo / GATE 12

luis cirilo disse...

Caro J.Araujo:
A resposta corre o risco de ser um pouco longa.
Filiei-me na JSD em 1975 muito por causa de Francisco Sá Carneiro.
Sempre o vi como um grande líder para o partido e um estadista de excepção para o país.
Fiquei chocadissimo com a sua morte e tive a oportunidade de participar no seu funeral deslocando-me a Lisboa num autocarro fretado para o efeito pelo PSD de Guimarães. Naquelas longas horas de viagem,complementadas com a vigilia no Jerónimo e as horas a pé até ao cemitério ouvi centenas de pessoas a falarem do acontecido. A esmagadora maioria delas defendendo a tese do atentado. Era a chamada "vox populi".
Nestes trinta(!!!) anos decorridos muito se disse e escreveu sobre Camarate.
Nomeadamente Augusto Cid nesse livro que está a ler e que eu próprio li anos atras.
Uns defendendo a tese do atentado outros a do acidente.
ENquanto deputado fiz parte da penultima comissão de inquérito a Camarate que concluiu pela tese do atentado.
Li os relatórios das comissões anteriores, umas concluindo de uma forma e outras de outra,bem como muito material publicado. Nomeadamente um interessante livro do advogado RIcardo Sá Fernandes.
Hoje,passados trinta anos,e desconfiando que nunca se saberá a verdade toda,tenho uma convicção profunda e já inabalável.
Camarate foi um atentado.
Que se destinava a matar Adelino Amaro da Costa e não Francisco Sá Carneiro. Que só no próprio dia 4 de Dezembro decidiu acompanhar o seu ministro da defesa na viagem para o Porto.
Creio que os motivos do atentado tem tudo a ver com negócios de armas e o celebérrimo fundo de defesa do ultramar e nada com motivações politicas.
Não acredito que Ramalho Eanes ou Pinto Balsemão tenham tido qualquer responsabilidade no sucedido.
Tenho é pena,muita pena, que o Estado permitisse que um primeiro ministro e um ministro da defesa(mesmo em tarefas partidárias)viajassem numa "lata velha" daquelas.
Era o "nacional porreirismo" tão português no seu pior.
Espero ter respondido ás suas questões.

Anónimo disse...

Caro Luis Cirilo:

Muito obrigado pelos esclarecimentos; já me tinha ocorrido a hipotese do alvo ser Adelino Amaro da Costa, mas naquela altura tão conturbada no xadrês politico (inter e extra prtidário) e em vésperas de eleições Presidenciais, nenhuma hipotese pode ser descurada (agora sou eu, com teorias conspirativas!!!).

De qualquer das formas, muito obrigado, fiquei ainda mais interessado neste caso,teve o condão de esclarecer muitos factos,e, provocar novas e adensadas dúvidas e teorias...



P.S.Sem querer abusar, gostaria de lhe perguntar se conhece o teor do discurso que Sá Carneiro iria realizar nesse mesmo dia/noite, no Porto, e que prometia ser o golpe de misericórdia, na candidatura do G. R. Eanes, em prol do G. Soares da Costa???

Cumprimentos;

GATE 12

luis cirilo disse...

Caro J. Araujo:
Vai ver que quanto mais ler mais vai achar o assunto fascinante. Eu ainda hoje leio muita coisa sobre Camarate e releio outras.
Quanto ao discurso dessa noite não faço a minima ideia.
Creio que os dirigentes da AD sabiam que as eleições presidenciais estavam perdidas e portanto admito (mas sem qualquer facto a confirmá-lo)que fosse um discurso virado para o pós eleições e para a recomposição do governo já que Sá Carneiro e Freitas do Amaral tinham afirmado que não ficariam nos seus cargos com Eanes a presidente.
Mas é apenas uma suposição.