terça-feira, junho 07, 2011

Impasse

Sou um admirador incondicional de Francisco Sá Carneiro.
O que não será novidade para os leitores regulares deste blogue.
Tenho todos os livros por ele escritos e quase todos que sobre ele se escreveram.
E se posso dizer hoje que tenho todos é porque,finalmente, encontrei um que me faltava.
Comprei-o em 1978,altura em que foi escrito, mas perdi-lhe o rasto há muitos anos.
Provavelmente emprestado a alguém que se esqueceu de o devolver.
Procurei em livrarias,alfarrabistas, comerciantes de livros usados.
Em lado nenhum o encontrei.
Completamente esgotado.
Um destes dias, na internet,encontrei um anúncio de livros á venda entre os quais se encontrava o longamente procurado.
Fui hoje buscá-lo.
E garanto que não o empresto a ninguém.
Porque sendo um pequeno livro de 100 páginas,que reúne artigos e entrevistas de FSC durante o ano "quente" de 1978, é daqueles que melhor traduz o pensamento politico e estratégico do fundador do PSD.
Em boa hora o reencontrei.
Porque o pensamento de Sá Carneiro sobre Portugal deve continuar a ser uma referência fundamental do PSD agora novamente chamado á responsabilidade de governar.
Depois Falamos

9 comentários:

Ricardo Campos disse...

pode ser q o Senhor me diga o q fez Sá Carneiro para ser tão importante?
ele simplesmente morreu e o povo alimentou o seu mito...

pq raio não falam do eng Adelino Amaro da Costa?

luis cirilo disse...

Caro Ricardo:
Francamente!
Que fez Sá Carneiro?
Talvez fosse melhor você estudar a história de Portugal entre 1969 e 1980 para perceber a dimensão do politico e estadista que ele foi.

Ricardo Campos disse...

Caro Luís Cirilo:

Deixe-me ser preguiçoso e diga-me por favor o que é que o santo Sá CArneiro fez a bem de Portugal?
com as devidas proporções comparo sá carneiro ao santo da novela roque santeiro, o mito da morte fez dele alguém - não lhe reconheço politicas estruturais de fundo, não sei se deixou obra feita para as gerações vindoiras, apenas sei que os que cá ficaram o transformaram num santo que idolatram diariamente.
Por isso mais uma vez peço-lhe que me deixe ser preguiçoso e que me diga o que é que Sá Carneiro Fez??

Como marido parece que não era mt fiel...

luis cirilo disse...

Caro Ricardo:
Sinceramente acho incrivel que não tenha a noção do que fez Sá Carneiro. Combateu a ditadura, fundou o PSD, lutou por um estado de Direito,combateu os desvios esquerdiastas da revolução,foi primeiro ministro e promoveu reformas importantes nos dois anos que exerceu o cargo antes de morrer.
Nomeadamente foi o primeiro a entregar terras no Alentejo aos trabalhadores rurais.
Entre muitas outras coisas.
Mas se quer saber mais vai mesmo ter de deixar de ser preguiçoso.

Ricardo Campos disse...

antes de mais quero q saiba que foi das poucas pessoas q me disse aqui alguma da obra feita por ele.

contudo irei informa-me mais, para tentar perceber a "beatificação" de Sá carneiro por todos os militantes laranjas.

um grande bem haja e obrigado por estar disponivel.

luis cirilo disse...

Caro Ricardo:
Acho que faz bem.
E vai ver que terá uma surpresa bem positiva.
Sá Carneiro foi uma personagem fascinante.

Luciana Cândido disse...

Encontrei hoje esse livro.

luis cirilo disse...

Cara Luciana:
Teve sorte.
Ele está esgotado há muitos anos e nunca foi reeditado.

Luciana Cândido disse...

Sim.