segunda-feira, novembro 08, 2010

Desconforto!


As imagens da chegada do Benfica ao Porto causaram-me desconforto.
Porque , apesar de tudo, não é "aquele" o país em que vivemos.
Não é nem pode ser nunca.
Trinta viaturas da policia, mais não sei quantas não identificadas,motos, um helicóptero a sobrevoar a comitiva (o que aliás se verificou de novo no dia do jogo) e aquela imagem terrível de policias com as espingardas a saírem das janelas dos automóveis é demais.
Não estamos no Iraque nem no Afeganistão.
Estamos em Portugal.
E nunca se viu semelhante aparato por causa de um jogo de futebol.
O que se pretendia provar ?
Que a policia é eficaz na prevenção de distúrbios ?
Ou que o norte do país é uma zona de guerra ?
Lamentável.
Até porque esta mesma policia é menos bem eficaz na defesa de outras equipas e outros adeptos quando se deslocam a certos estádios do distrito do Porto.
E,sejamos francos, toda a gente sabe como é possível evitar as lamentáveis cenas de que o Benfica é vitima no Porto ou o Porto é vitima em Lisboa.
Basta deixar de contemporizar, policia e dirigentes de clubes,com as autênticas associações criminosas que existem dentro de algumas claques e que ao abrigo dos símbolos clubistas apenas de dedicam ao crime.
Este aparato de sábado, que nos envergonha a todos, apenas serviu para "mostrar serviço".
E mostrar ao país que quando o presidente do Benfica vai fazer queixinhas ao (benfiquista )ministro da administração interna aparecem logo resultados.
No aparato.
Porque quanto ao resto...
Depois Falamos

8 comentários:

Unknown disse...

Caro Luis Cirilo, acho que nem qúe fosse o Obama o aparato seria igual.
Por causa de um jogo de futebol?
Só faltavam as ´chaimites` e os submarinos novinhos em folha.
E não sei se estaria algum debaixo da ponte do Freixo.

Como se continua a esbanjar surperfulamente.
E tira-se o ´ordenado` ás crinaças, para quê? Para isto?

Anónimo disse...

Estou para ver qual irá ser o castigo que o porto vai ter por causa das bolas de golf?

O vitória por menos já ficou 5 jogos sem ficar sem jogar no seu estádio.

Como é que elas entram lá para dentro é outra coisa que me intriga, já que nós nem com os sapatos podemos entrar(espero que fale disto no seu programa de televisão).

Uns e outros gozam de uma condição que os outros não têm, porquê?

Anónimo disse...

Tudo o que falou (e bem) sobre os adeptos criminosos que em nada dignificam o futebol também se aplica à rivalidade Vitória-Braga. É de louvar uma rivalidade sadia...afinal é disso que o futebol é feito! Agora, com agressões e tudo mais basicamente reduzimos aquilo que deveria ser um espectáculo futebolístico num espectáculo...de animais! Rivalidade nas bancadas/campo sim! Agora, fora deles que cada um siga com a sua vida (tirando as tradicionais 'bocas') e que deixem de lado os instintos primários! (isto aplica-se tanto a adeptos do Vitória como do Braga)

Saudações!

Anónimo disse...

O Benfica perdeu bem, muito bem , pois o Porto foi de longe a melhor e unica EQUIPA ( enquanto colectivo), mas ....mesmo com muita policia e Stwarts...as bolas de Golf que se acertar na cabeça de alguem , podera provocar uma tragedia,conseguiram uma vez mais ser utilizadas......estamos no iraque ??????

luis cirilo disse...

Caro cb:
Boas questões.
Caro Anónimo:
Existe uma tolerância com certas claques que raia a cumplicidade.
Bolas de golfe,tochas,petardos,etc.
Com as claques do Vitória tudo é rigor!
Caro Anónimo:
Estou totalmente de acordo.
Rivalidade desportiva e nada mais.
Caro Anónimo:
Se as autoridades quiserem resolvem esse e outros problemas.
Tem é de querer.

il disse...

Estavam a treinar para a cimeira -há pois uma boa desculpa.

Mas realmente enquanto os clubes apoiarem gangues de criminosos, disfarçados de claques, isto vai ser sempre -mais, ou menos- assim.

nb - cb o submarino não cabe sob a ponte, senão não digo nada. Aliás para entrarem em Lisboa, barcos com o calado muito profundo, é preciso baixar a rede anti-submarina. Os submarinos têm de navegar à superfície, ou batem na dita cuja.

Luis Melo disse...

Aproveito para transcrever aqui um comentário que escrevi noutro blogue, sobre o mesmo assunto:

Gosto do desporto. De todas as modalidades. Talvez muitos achem tempo perdido ver um jogo de ténis, de voleibol, de andebol, de basket. Eu, até jogos de futsal dos distritais vejo, se tiver tempo.

Gosto do desporto e não dos clubes. Obviamente, como é natural, tenho as minhas preferências. No futebol sou Portista. Ontem fiquei contente por termos vencido. Como ficaria se o adversário tivesse sido o Beira-Mar ou o Barcelona.

Revolto-me muito com certas coisas que se passam no mundo do futebol. Desde a corrupção e viciação de resultados, até à excessiva importância que a comunicação social lhe dá.

A questão que aqui se coloca é muito pertinente. Tanta polícia que é preciso no país, e nestas alturas são deslocados às centenas para os jogos de futebol. Mas dou isso de barato, e falo apenas nos jogos...

Se eu, adepto do Benfica ou Porto, for para o jogo, no meu carro, com a bandeira de fora, vejo o meu carro apedrejado. Se for na rua de cachecol, arrisco-me a levar nas trombas de uns imbecis quaisquer. O que faz a polícia? Nada.

Ora eu, sossegadinho da vida, educado e respeitador, vou no meu pobre carro (que não tenho dinheiro para comprar outro) com a intenção de passar uma boa tarde/noite a ver futebol. Acabo com o carro partido e as trombas feitas num 8 porque não havia polícia que me protegesse.

Mas os dirigentes e atletas, que se desrespeitam mutuamente, que proferem declarações que incendeiam ânimos dos adeptos menos racionais, que ganham milhões de euros - e no caso dos dirigentes, nem sequer gostam da modalidade a não ser para ganhar dinheiro e poder - são escoltados por batalhões de polícia e acabam inteiros, a queixarem-se de um arranhão no autocarro que nem são eles que vão ter de pagar.

Há coisas que me fazem cócegas no cérebro... esta é uma delas...

luis cirilo disse...

Caro il:
A solução dos problemas passa mesmo pelos clubes.
Que tem de ser os primeiros a exigirem disciplina e civismo aos adeptos.
Caro Luis:
Estou inteiramente de acordo com o seu texto.
Mas são os dirigentes que temos.
E de que os clubes gostam.