quarta-feira, julho 30, 2008

Telhados de Óbidos

Tenho com Óbidos uma relação recente mas de profundo entusiasmo.
Exceptuando uma visita casual de que não guardo especial memória nos anos 80 ,só nestes ultimos anos posso dizer que apreendi a conhecer aquela magnifica vila carregada de História e histórias.
Tendo lá estado nos ultimos três anos por diversas vezes em deslocações profissionais (algumas bem a correr) ainda assim foi sempre possivel arranjar um tempinho para percorrer aquelas ruas,espreitar os monumentos e deliciar-me com a paisagem que se avista do alto das suas muralhas.
Faz agora um ano,aquando do congresso do PSD em Torres Vedras,foi em Óbidos que foi montado o quartel general dos operacionais que tinham apoiado Luis Filipe Menezes na conquista da liderança do partido.
Oportunidade para conhecer ainda melhor a vila dentro de muralhas,os seus restaurantes e o encanto inexcedivel das suas ruas á noite em que tão fácil era imaginar os tempos medievais.
Recentemente voltei a Óbidos.
Pude constatar a animação das ruas,os inumeros turistas que passeiam pela vila,o magnifico trabalho que a autarquia liderada por um jovem e competente autarca,Telmo Faria,tem vindo a fazer em prol daquela que é uma das sete maravilhas de Portugal.
Confesso que cada visita me permite descobrir um novo encanto.
Desta ultima vez percebi o quão agradável pode ser um pedaço da tarde,numa esplanada,vendo o movimento,a animação,o bulicio de que Óbidos goza neste tempo de Verão.
E saboreando tranquilamente o estar,o deixar correr o tempo,o disfrutar de toda a envolvência.
E imaginar tambem como será agradável no Inverno,no aconchego da magnifica Pousada ou de outros estabelecimentos hoteleiros da vila,passar um fim de semana por aquela vila cheia de História.
Voltaremos.
Depois Falamos

1 comentário:

Anónimo disse...

Óbidos é uma das jóias da coroa de Portugal, não só pelo vasto património edificado e natural que possui, mas também pelo grande dinamismo cultural existente. Por tudo isto, Óbidos e o seu Castelo são uma das 7 Maravilhas de Portugal!
Nas casas caiadas de branco com cunhais pintados de azul ou amarelo são bem patentes traços medievais, tais como portas e postigos, e a cada passo surgem pitorescos recantos de sabor antigo. Por todo o lado, igrejas, sóbrias fachadas, janelas manuelinas e vestígios histórico-monumentais são complementados pela policromia das flores e trepadeiras que dão vida a esta Terra de Reis.

Da pintura à arquitectura, da gastronomia ao artesanato, passando pelas bonitas paisagens, pelas histórias de conquistas, pelos amores e desamores, pelos reis e rainhas e o mistério de um passado, Óbidos é um local de passagem obrigatória.