Tenho por Miguel Sousa Tavares (MST) a solidariedade humana e a comiseração intelectual possiveis por quem sendo filho de uma grande escritora e de um grande jornalista não conseguiu,em nenhuma das áreas,atingir um patamar sequer equivalente ao dos progenitores.
Paciência.
O filho de Pélé também era guarda redes e não veio mal ao mundo por isso.
Percebo pior,e reprovo totalmente,é que o senhor MST venha aliviar as suas azias,através de uma escrita truculenta,agressiva e bastas vezes malcriada para cima de quem apenas procura defender os seus direitos.
É o caso de um artigo publicado no orgão oficioso do SLB (oh quanta ironia...) na passada terça feira e em que elege o Vitória como alvo preferencial.
Apenas porque a direcção vitoriana,com toda a legitimidade,procurou defender os seus direitos junto da Uefa face a um caso de comprovada (e não contestada pelos próprios !!!) batota feita pelo Porto em anterior campeonato.
Refiro-me á condenação do FCP,feita pelos orgãos jurisdicionais do futebol,por tentativa de corrupção.
Quem prevaricou,sejamos claros,foi o FCP.
Não o Vitória.
Mas MST,cego pela hostilidade ao SLB e não admitindo sequer que desta vez o Porto não tem razão,escreve um artigo recheado de afirmações graves ,caluniosas e ameaçadores que só não é pior por vir de quem vem.
Ignorando-se,até,a que horas veio...
Sintéticamente repesquei as seguintes frases:
1)"...Trocaram uma amizade sólida e uma simpatia antiga da parte do FCP e seus adeptos pela sedução dos milhões...".
2)"...Pois,talvez ele(Pinto da Costa)não tenha,mas os adeptos,esses,garanto-vos que tem e não esquecerão tão cedo:é só esperar para ver a recepção que o Dragão lhes dispensará da próxima vez que lá forem...".
3)"...O Vitória,agora,que se prepare para experimentar o que lhe reserva o futuro da sua nova amizade com o Benfica...".
No lugar da direcção do Vitória,e ignorando se eventualmente já o terá feito,enviava imediatamente esta catalinária do senhor MST para a Procuradoria Geral da República,Conselho Nacional contra a Violência no Desporto,LPFP e FPF.
Responsabilizando o sujeito não só por eventuais incidentes nos próximos jogos entre Vitória e Porto por clara incitação á violência (segunda frase)como também exigindo a sua inquirição face ao teor da frase três.
Porque cheira,e muito, a ameaças de represália na verdade desportiva dos jogos em que o Vitória for interveniente.
Quanto á frase 1) bastará lembrar o caso Zahovic para perceber o quão sólidas e antigas são as amizades do FCP a respeito do Vitória...
O senhor MST fez gala ao longo de toda a sua carreira de se arvorar em consciência moral,em critico impiedoso de tudo e todos,em supremo valor da ética e da independência de opinião.
Descambou,agora,em paladino da "batotice" e dos "batoteiros" para usar terminologias de Platini.
De facto cada um nasce para o que nasce e trilha os caminhos que quer trilhar.
Por mim,e nessa matéria do futebol,sei bem os caminhos que vou percorrer.
No fim de semana de 16 de Novembro estarei no Dragão a apoiar o Vitória.
Sem medo,que nunca tive,mas com o desprezo pelos herois do sofá e dos teclados do computador como o senhor MST.
Com quem não voltarei a perder tempo neste blog.
Porque não tem importância suficiente para isso.
Depois Falamos
23 comentários:
Grande jornalista, o Tareco pai?! Por amor de Deus... Estava ao nível do filhote, tanto na manhosice (era contra a guerra colonial, mas vendia colchões à tropa...), como no emborcanço. Aquilo é de família!
Caro Dr.Cirilo,
opiniões, cada um tem a sua,e por muito que lhe custe as relações futuras entre o FCP e o vitoria não serão as melhores, e como deve imaginar os adeptos do FCP se na epoca passada tiveram uma "costela" pelo vitoria essa "costela" foi-se neste verão. A direção do vitoria escolheu outro caminho ( é normal), como também será normal que nós adeptos do FCP nesta época gardemos algum do sentimento que temos pelo slb para o vitoria. Mas só este época, porque nisto do futebol as coisas mudam rápido...
Caro Anti-tareco:
Achei piada ao seu pseudónimo inspirado na alcunha do pai de MST.
De facto era assim conhecido.
REspeito a sua opinião mas sempre vi Francisco Sousa Tavares como um homem corajoso,frontal e que deu a cara sem se esconder em várias causa dificeis nos tempos do PREC.
Caro Rei Dolce:
Cada um defende as suas cores e isso é normal.
Neste caso,e sabe bem o quanto "gosto" do SLB,entendo que o Porto se portou muito mal.
Porque foi o FCP que foi condenado por tentativa de corrupção e foi o mesmo FCP que não recorreu da sentença aceitando-a como justa.
A partir daí as coisas tomaram o caminho que se sabe.
Acho que há alguém com quem os adeptos do FCP tem de estar aborrecidas é com a administração da sua SAD.
Porque é evidente que isto não vai ficar por aqui e a Uefa vai acabar por castigar severamente o FCP.
Quanto as alianças Vitória/SLB sou completamente contra e espero que não se venham a realizar nunca.
Caro rei dolce acho piada quando diz que os adeptos do porto tiveram uma costela vitoriana o ano passado, certamente nao veio a guimaraes ver o jogo vitoria-porto em que os adeptos do porto passaram 90 minutos a insultar o vitoria e os seus adeptos!
É engraçado, amigo Luís Cirilo.
Esse senhor cada vez se parece mais com uma pessoa que provavelmente ele desprezará tanto quanto eu – Leonor Pinhão.
Fico com a impressão que estes sentimentos de ódio, já sobejamente reconhecidos à senhora Pinhão, e que agora parecem ter contagiado o senhor Tavares, são muito mais intensos que o amor que eles afirmam sentir pelos seus próprios clubes.
São sentimentos indignos de pessoas bem-formadas e inteligentes.
Se em relação àquela senhora nunca tive nenhuma desilusão, porque de facto nunca lhe reconheci qualquer valor, já em relação ao senhor Tavares, a desilusão foi de facto grande.
Surpreendeu-me que assim pensasse e muito mais que o tornasse público.
Confesso que gostava dele… até à história d’O queixinhas.
Gostava…
Já não sei qual a diferença entre o senhor Pinhão e a senhora Tavares (ou será ao contrário?)...
Confesso que ri quando li aqui um comentário do reidolce.
Então os adeptos do FCP tinham cstela Vitoriana antes deste verão? Naão me pareceu isso na deslocação do Vitória ao Dragão, menos ainda quando fomos visitados pelo FCP no D. Afonso Henriques.
Insultos durante 90 minutos daquela gente vestida de azul e branco.
Pessoalmente acho que vivemos com as nossas possibilidades e amor ao Vitória. Dispensamos encostos, mas sendo eles de onde forem, muito menos do Porto.
O MST com a cronica publicada, sobre a posição do Vitoria de Guimaraes, relativamente ao castigo aplicado ao FCP, demonstrou afinal, que nao e pessoa bem formada e que no fundo e mais UM a contribuir NEGATIVAMENTE, para o estado MISERAVEL (a nivel de clubes) do nosso Futebol......
Caro Dr.Cirilo,
peço desculpa por utilizar o seu blogue para responder a dois comentarios que visam diractamente o meu.
- em relação aos adeptos( fcp) que foram a guimarães e insultaram os adeptos do vitoria, infelizmente de uns anos para cá faz parte do mundo do futebol esse tipo de comportamento principalmente quando existem claques envolvidas.
- quanto a tal "costela", por carolice existia pois o vitoria estava em posição de ocupar o 2º lugar à frente do slb e do scp,não havia outra razão, se fosse outro clube( em vez do vitoria) o sentimento era o mesmo.
- quanto aos "encostos", pois alguns adeptos do vitoria até podem nem estar de acordo mas o slb já anda por ai...o mundo da bola é assim, nas ultimas jornadas da época passada a direcção do slb visou constantemente a instituição do vitoria e os seus adeptos, hoje é o que é. Boa sorte para o vitoria dia 4, eles já andam por ai.
Cumprimentos a todos.
Caro Dr.Cirilo,
peço desculpa por utilizar o seu blogue para responder a dois comentarios que visam diractamente o meu.
- em relação aos adeptos( fcp) que foram a guimarães e insultaram os adeptos do vitoria, infelizmente de uns anos para cá faz parte do mundo do futebol esse tipo de comportamento principalmente quando existem claques envolvidas.
- quanto a tal "costela", por carolice existia pois o vitoria estava em posição de ocupar o 2º lugar à frente do slb e do scp,não havia outra razão, se fosse outro clube( em vez do vitoria) o sentimento era o mesmo.
- quanto aos "encostos", pois alguns adeptos do vitoria até podem nem estar de acordo mas o slb já anda por ai...o mundo da bola é assim, nas ultimas jornadas da época passada a direcção do slb visou constantemente a instituição do vitoria e os seus adeptos, hoje é o que é. Boa sorte para o vitoria dia 4, eles já andam por ai.
Cumprimentos a todos.
É verdade a questão da costela, e continua ser. Obviamente que se estamos a falar de um adepto do Porto em GMR, muito provavelmente é assim que vê as coisas, ié, que a relação se esfriou e até será comparável à relação com os seus rivais de sempre, vulgo, SLB. Convivo de perto com adeptos e associados portistas, sou vitoriano e sócio do vitoria à mais de 15 anos, e nesta época foram várias as vezes que recebi, enquanto vitoriano, incentivos destes. Claro que é sempre a questão de ficar á frente do SLB, mas não obstante havia realmente alguma simpatia genuina. Digo que se mantem, entre adeptos e como tal discordo do MST, que pouco deve saber sobre a realidade do seu clube...Todavia, na direcção será diferente! Quanto aos insultos durante o jogo, sáo verdade tb, mas mais uma vez estamos a generalizar. Reparem que estamos a falar da claque do Porto...E esses já sabemos como se portam. Duvido que um adepto comum estivesse envolvido nessas picardias. Inclusive, estive nessa bancada (não, não sou portista, fui simplesmente acompanhar alguém ligado ao Porto) o que foi em tudo estranho e, pela primeira vez vi-me do outro lado da barricada. Não foi realmente bonito, mas la estavam perfeitamente identificáveis os autores dos insultos.
Quanto ao MST, sofre do mesmo mal da maioria dos portugueses,ié, falar de tudo e todos sem conhecimento de causa. E depois se o tem ou pretende ter, para quê misturar futebol?! So me da razáo, ou seja, tem uma opinião, direito a ela, mas nÃo ao "insulto", sobretudo sem fundamento. Quando se pretende ser credivel devemso falar de razões e náo dE seus devaneios irracionais.
Mas lembro ainda que já não é a primeira vez. Já fez o mesmo, naquelas comentários com Manuela Moura Guedes (?!) aquando de um jogo para a taça de portugal entre VSC e FCP, a realizar em Felgueiras. Lembro que no jogo anterior,para o campeonato, o SLB visitou-nos e houve incidentes, nomeadamene alguns petardos arremessados da bancada afecta aos vermelhos...Comenta de seguida Tavares que a culpe é do VSC, que o estádio não tinha condições e por isso ninguém do FCP deveria se deslocar a tal recinto...Lembro que foi dos melhores jogos da temporada, em que o arbitro, pela primeira vez e desde que vejo futebol, recebeu uma salva de palmas ao intervalo e em que o FCP acabou por ganhar sem se registarem quaisquer incidentes.
Portanto, já deve ser odio de estimaçáo. Talvez pudessemos querstionar tb se o estádio da Luz não tem condições quando os adepetos do FCP lá estão, ou até perguntar ao sr Tavares se o FCP queria po Geromel, e quanto queria pagar por ele?
É certo que alianças ao benfica nunca foram benéficas, mas o VSC não é um clube qualquer, muito menos satélite do FCP.
É certo que alianças ao benfica nunca foram benéficas, mas o VSC não é um clube qualquer, muito menos satélite do FCP.
Alinças com o FCP, tb nunca foram benéficas.
E o Alan? Já é retaliação?
saudações benfiquistas
ainda bem que estará no dragão...eu também estarei, com algumas pedras na mão, para o presentear...é o tratamento que merecem traidores e lampiões disfarçados....vai tudo para o hospital....ahahahahahahha
Pois tb nunca foram benéficas...
Caro Anonimo:
Infelizmente insultos entre adeptos são o mais normal no nosso futebol.Por isso nem dá para admirar.
Pior...só entre presidentes !
Caro Jose Rialto:
Partilho inteiramente da sua aversão a essa senhora.Que representa o que há de pior no fanatismo futebolistico.É pena que o senhor Tavares,apesar de tudo mais inteligente o que também não é grande desafio,lhe tenha seguido as pisadas.Problema dele.
Caro Jotafundador:
Estamos de acordo.O Vitória só precisa dos seus adeptos.Porque nos outros clubes estamos conversados.
Caro Anonimo:
De MST ja nao espero nada de bom.è um vulgar "hooligan" só que infelizmente com livre acesso á comunicação social.
Caro Rei Dolce:
Esteja a vontade.
Caro Anonimo:
Lembro-me bem desse jogo de Felgueiras.
É a prova provada que o sr MST não só não percebe nada de futebol como nem sabe onde são os estádios deste país.
Caro Justo:
Alianças...com ninguém.
Caro Anónimo:
Claro que é retaliação.E mais vão aparecer.
Caro anti vimaranense:
Há dias assim.Mas tome os comprimidos que isso acaba por passar.
pois há...e vo vosso dia de visitar o dragão vai-vos dar muita azia, e viagens ao hospital...ahahahahahah
Nunca discutas com um imbecil!
Porque a discussão rapidamente descerá ao seu nível intelectual, e aí nós seremos claramente vencidos, pois os imbecis, a esse nível, têm muito mais experiência do que nós.
realmente....por isso é que não vou discutir contigo...imbecil...
Sr. Anti-Vimanarenses
Tenha juízo. Sou Portista, por isso, não me envergonhe! O FCP dispensa o seu fanatismo, não seja imbecil! Fique bem.
o fcporto vive á custa do fanatismo de muita gente como eu...você é que não passa de uma portista rasca...mas eu compreendo, é mulher, e como tal nunca vai perceber....
Sr. Anti-Vimaranenses
Tenho pena de si, sabe porquê?
Porque de mulheres não percebe nada!
Seja feliz!
não é que elas dizem....se quiser também lhe ensino algumas coisas...como é de guimarães, inteligencia é coisa que não deve ter...por isso também percebo como pode ser uma portista rasca...cale-se, pk de futebol e apoio ao seu clube, percebe muito pouco...santa ignorância....
Enviar um comentário