terça-feira, julho 22, 2008

Mais Um


Já tinham abandonado Vitor Baia e Rui Costa.
Parece que Fernando Couto se prepara para os seguir.
Hoje foi João Vieira Pinto que anunciou o há muito esperado abandono.
Com Figo,ainda em grande actividade,são o quinteto maravilha da chamada "geração de ouro" que deu grandes alegrias ao futebol português.
Sempre admirei a qualidade futebolistica de JVP,menos alguns traços da sua personalidade,embora ache que a sua carreira ficou aquém do que o seu talento fazia supôr.
Começou como profissional,e chegou á I liga, num clube de bairro do Porto onde a qualidade desde logo demonstrada atraiu a atenção de outros emblemas.
Decidiu-se ainda muito jovem pelo Atlético de Madrid B.
Talvez a emigração prematura para Madrid o tenha marcado negativamente e feito recear nova experiência em campeonatos mais competitivos.
A verdade é que depois de ter jogado numa excelente equipa do Benfica (dos tempos longinquos em que o SLB tinha disso...)e de ter sido a primeira vitima das "vale azevedices",JVP ainda conseguiu ser campeão em Alvalade de onde saiu de forma algo esquisita,terminando a sua carreira a jogar em dois clubes menores.
Bi campeão mundial de sub 20 fez uma bonita carreira na selecção A que terminaria muito mal com aquele episódio no mundial da Coreia/Japão.
E foi esse o percurso de JVP;altos,baixos,polémicas e algumas confusões (especialmente com Paulinho Santos) mas um talento e uma qualidade futebolistica que ninguém põe em causa.
E a certeza de que podia ter ido mais longe.
Depois Falamos

2 comentários:

António Lopes da Costa disse...

Eu era muito pequeno, mesmo muito, mas não me esqueço daquele jogo em que o comentador da RTP disse "lá vai João Pinto, finta um, finta dois, remate e é golo do Benfica, grande golo de João Pinto, é a explosão encarnada em Alvalade". Foi o 6-3, um jogo histórico, que tem de ser recordado.
Arrepiei-me quando o vi a chegar ao Sporting e a ajudar o clube a ser campeão nacional, numa daquelas épocas memoráveis. Fomos campeões.
Ele dava tudo em campo e encantou toda a gente. Daí os altos e os baixos da sua carreira!
João Pinto passou pelos dois grandes de Lisboa. Foi campeão nos dois! Mas não será só por isso que a camisola 8 do Benfica e a 25 do Sporting serão lembradas para sempre. Por causa de João Pinto, esse grande artista que ontem se despediu dos relvados.

José Rialto disse...

João Vieira Pinto, um grande jogador, mas com uma personalidade um pouco... viscosa. Talvez por isso tenha passado ao lado de uma carreira grandiosa.
Confesso que nunca gostei muito dele...