sábado, julho 05, 2008

Elementar Justiça

Ás vezes na espuma remanescente dos congressos, no rescaldo da luta pela liderança e pelos lugares,acaba por se esquecer que estes conclaves vivem de outras coisas,de outras pessoas,de motivações diferentes.
Não cabe aqui e agora discutir se é bem se é mal um congresso a que se chega com lider eleito durar três dias;nem sequer se a apresentação de 29 moções temáticas enriquece ou não o conclave.
Importa é que nessas moções,quantas delas ditadas "apenas" pela necessidade de as bases terem voz por 10 minutos,aparecem ideias,sugestões,formas diferentes de abordar problemas.
A militante de Gaia ,e jurista, Maria Manuel Leite Moreira (na imagem) levou ao congresso uma moção sobre a deficiência.
Bem construida,bem apresentada,com ideias e sugestões que as moções teóricamente mais importantes não abordam.
Nem se lembram.
Foi,no plano ideológico,um dos bons contributos deixados por militantes de base.
Mas foi mais longe,na criatividade e até na coerência.
Hoje os congressos do PSD,para além dos directos televisivos,são trasnmitidos on line no site do partido de forma continua.
Então se se tratava da apresentação de uma moção sobre a deficiência fazia todo o sentido um intérprete de linguagem gestual para tornar a moção inteligivel para os que sofrem de surdez.
E assim,pela primeira vez na História de um congresso a apresentação de uma moção foi acompanhada por linguagem gestual.
Foi um dos melhores momentos do ultimo congresso.
Pela ideia,pela apresentação,pela moção mas essencialmente pela carga ideológica que contém.
Ser social democrata é saber passar das palavras ás acções.
É ser coerente e saber dar o exemplo.
Foi um bom momento do PSD.
Talvez um pouco abafado na espuma do acessório.
Mas existiu.
E quero crer que valeu a pena.
Depois Falamos

Foto:www.sol.pt

2 comentários:

Dri disse...

Enquanto tivermos um partido que só olha para o seu umbigo jamais conseguiremos atingir a diferença, ou seja, jamais conseguiremos olhar para o outro que não vê, não ouve ou não fala mas que tem capacidades para expressar as suas ideias e para mostrar ao país que tem soluções.

Anónimo disse...

Concordo.Também vi e gostei imenso da apresentaçao e da ideia da tradutora.a moção pareceu-me muito objectiva e bem pensada.