domingo, junho 01, 2008

Um Resultado e dez notas

Manuela Ferreira Leite é a nova lider do PSD.
Merece as felicitações,normais em democracia,por ter sabido merecer a confiança de um número importante de militantes do partido.
Mas não esquecendo que,pela primeira vez na sua História,o PSD tem uma liderança largamente minoritária.
E esse é um dado a não esquecer.Especialmente por quem ganhou.
Não significa tal que a nova lider não mereça a solidariedade e o apoio de todos os militantes do partido neste inicio de uma liderança que vai enfrentar um tremendo ,e desgastante ,ciclo eleitoral.
Merece.
E espero que de todos tenha muito mais solidariedade e apoio do que alguns dos seus apoiantes deram ás anteriores lideranças.
Nomeadamente á de Luis Filipe Menezes "bombardeada" desde o primeiro dia !
Depois é importente registar o bom resultado de Pedro Passos Coelho.
Alguns terão admitido que poderia ganhar (pessoalmente nunca me pareceu mas enfim...) mas há que admitir que é um resultado que gerido com inteligência e bom senso pode render no futuro.
Finalmente Pedro Santana Lopes.
Podia ter apoiado um dos outros candidatos mas optei por ele.
Se fosse hoje voltaria a fazer o mesmo.
Não por teimosia mas por pura convicção.
Se no inicio do processo eleitoral já estava disso convencido hoje,passadas três semanas de contacto diário em campanha e reuniões de trabalho,tenho a certeza ainda mais profunda que era dos três o que reunia melhores condições para derrotar Sócrates em 2009.
Os militantes foram de outra opinião e temos que respeitar.
Em 2009 os portugueses farão a prova dos...nove .
Dez curtas notas:
  1. Não gostei do discurso de vitória de Manuela Ferreira Leite.Faltaram algumas coisas.Nomeadamente uma palavra para Santana Lopes e Passos Coelho.É importante saber ganhar.
  2. Ao contrário de Marcelo Rebelo de Sousa entendo que os presidentes de distrital,quase todos,devem meditar profundamente nos resultados.
  3. A capa do "Público" de hoje corporiza os piores receios daqueles que entendem que em direitos e deveres os militantes são todos iguais.
  4. Patinha entregou mais de 2000 assinaturas,em dois lotes distintos,mas teve trezentos e poucos votos.Há aqui qualquer coisa que não bate certo.Nada certo !
  5. Parece-me que Sócrates deve estar razoavelmente feliz em,pelo menos,um aspecto;os debates quinzenais vão ser muito mais fáceis sem Santana Lopes a liderar a bancada do PSD.
  6. Esta eleição provou que em Portugal se continua a "brincar" ás sondagens.O "Semanario Económico",por exemplo,a 24 horas da eleição dava 45% a Ferreira Leite e 15% a Santana Lopes.Espero que na proxima edição com destaque idêntico peçam desculpa pelo logro.
  7. A escolha do secretário geral será decisiva no êxito da liderança de MFL.Ou tem uma personalidade que saiba dar os passos certos para a unidade ou então...E alguns nomes que se vão ouvindo deixam as maiores preocupações no ar.
  8. O próximo lider parlamentar,rosto visivel da nova liderança no Parlamento,vai ser outra escolha dificilima para MFL.Porque substituir Santana Lopes num lugar que ele vinha exercendo com grande brilho vai ser bem dificil.Até porque os militantes vinham-se habituando aquela rotina simpática de quinzenalmente verem Sócrates derrotado.
  9. As derrotas são sempre dificeis de digerir.Mas de uma coisa a nova lider pode estar certa:nos apoiantes de Pedro Santana Lopes não se assistirão a atitudes de virar as setas para baixo.Nós,ao contrário de outros,gostamos do partido sempre.Seja quem for o lider.

Depois Falamos

P.S. Em tempo: eram dez as notas e por isso aí vai a ultima:em 2009 votarei PSD e Manuela Ferreira Leite.Óbviamente !


7 comentários:

JAbreu disse...

Caríssimo,
O PSD deu uma prova de grande vitalidade ao acorrer no sábado às urnas. Podia-se pensar em passeio eleitoral de um ou outro candidato, os resultados mostraram que quem quer autocracias internas o partido responderá com a diversidade de opinião em voto.
Nem Santana foi tão mau assim em 2005, nem Menezes tão forte há 6 meses atrás e nem o desnorte anunciado por opiniões diferentes à última liderança era verdade.
Aquele Abraço

rei dolce disse...

caro Dr.Cirilo,
eu votei PPC, e não vencendo, marcou bem a sua posição dentro do partido.
quanto a mfl, espero que consiga unir o partido e criar uma dinâmica de vitoria, o meu voto e o meu apoio politico/partidário tem.

Anónimo disse...

Caro Cirílo,

Obviamente que em 2009 todos votaremos no nosso PSD, não podemos fazer como a senhora em 2005. Enfim... é a presidente que temos.

Poderia, eventualmente escrever muito mais, mas ainda estou magoada com a má escolha dos militantes.

Todos nós fizemos um óptimo trabalho e isso deixa-nos mais conformados.

Um grande cumprimento
Rita Fragoso Lopes (Leiria)

Anónimo disse...

De tudo isto retiro uma conclusão:

Esta coisa de directas só com uma volta, leva a estas conclusões de subir ao poder um líder que só é lider porque a sua oposição não se entendeu.

Numa situação como esta seria necessária a realização de uma 2ª volta.

Anónimo disse...

Caro Cirilo:
Embora fosse cortês que MFL se referisse aos outros companheiros, não se esperava de quem pensa que o PSD é só para eles, que isso acontecesse. Cortesia, vem de corte local de reis e nobres e não de burgueses arrivistas e esfaimados.
Patinha Antão pediu a militantes anónimos, porta a porta que assinassem. Na tradição democrática do PSD assinaram a possibilidade de concorrer, mas não eram apoiantes dele. Temos de notar que em muitas secções não havia delegados e nas que havia, ainda se teve de gritar para que os caciques não preenchessem os boletins –isto foi em Lisboa, cidade…

Claro que Sócrates está eufórico –ganhou a candidata dele!. Não inventei, vem no jornal (CM) a conversa à mesa do jantar, em local público.

Parece que MFL está incomodada com a demissão de PSL e teve mesmo de alterar a sua agenda.
1º PSL teve uma atitude digna de não ficar a ver se o lá deixavam ficar –só os apoiantes de MFL é que ficam agarrados aos tachos…
2º MFL deixou que os seus apoiantes ameaçassem que iam ficar sozinhos com tudo, que iam fazer cair tudo. E durante a campanha demitiram um assessor autárquico, que ousou não assinar a candidatura de MFL!
Estavam à espera de quê? De ter hipótese despedir à francesa o líder de bancada? Depois das ameaças e dos capangas da mala, ninguém espera nada de mais credível do que o que já foi visto. Agora, só haverá repetições destas ‘credibilidades’.
Caro Cirilo, MFL não tem de ter ninguém a contrapor a Sócrates –se ela quer perder as eleições, para quê um líder de bancada competente. Vai ser o atrasado mental do grupo.

Os média, controlados por quem nós sabemos, fazem as sondagens que lhes encomendam. Agora teremos sondagens com o PSD a subir –até às eleições vai ser sempre a subir. O pior, vão ser os resultados. É que, se nós, os que não gostamos de FL, votamos PSD –ao contrário da citada FL- muitos que votaram em MFL, no PSD, não votam PSD. São votos que ‘as malas’ compram a 25 Euros cada.
E claro eu, que estou no PSD há mais tempo que a companheira? Manuela, estou sentada. Depois do 15% de Lisboa, esperemos que PTC fique com o record, mas…

Em 2010, depois falamos…Até lá beijinhos/cumprimentos a todos OS MILITANTES do PSD.

Luis Cirilo disse...

lciriloCaro jabreu:
Tudo que diz é verdade.
Esperemos é que agora as coisas corram melhor.
Mas tenho duvidas.Muitas dúvidas.
Caro rei dolce:
Eu nao votei PPC,mas é óbvio que fez um excelente resultado que lhe abre perspectivas interessantes.
Cara Rita:
Essa é a marca genética que nos distingue de muitos dos que estiveram com MFL.
É que nós votamos sempre no PSD porque gostamos do PSD.
Muitos deles apenas gostam do que o PSD lhe proporciona !
Penso que em termos de trabalho fizemos tudo que era possivel e podemos estar de consciência tranquila.
Mas fique tranquila porque,como diria José Mourinho,isto ainda não acabou...
Bjs
Caro Carlos Manuel:
Admito que tenha razão.Mas as coisas não foram previstas assim e agora é tarde.
Cara Inês:
Comprendo bem a sua mágoa com tudo o que se passou.
É evidente que a todos custa ver regressar á ribalta alguns dos responsáveis pela "catástrofe de Lisboa",para já não falar de outras catástrofes,como se nada se tivesse passado. de resto estou genéricamente de acordo com as suas considerações muito especialmente com as que faz sobre a "felicidade" de Sócrates ou a manipulação das sondagens.
Agora até 2009 resta-nos cumprir as nossas responsabilidades como militantes.
Ajudar o partido a vencer as três eleições nacionais que tem pela frente.
Sem perda de sentido critico e sem deixar de salientar as diferenças que nos separam

Anónimo disse...

Eu como PSD, melhor, passei a ser um ex PSD. Como disse ontem Manuel Alegre, temos que ter acima de tudo liberdade para agir. E eu, como ex PSD, confesso a minha desilusão. O PSD, é um partido cada vez mais idoso, falta ideias novas. Apostei na candidatura de Passos Coelho, mas infelizmente as novas ideias não vingam. Então eu não votarei PSD, enquanto isto não mudar.

Cumprimentos Luis Cirilo, talvez gente como o senhor, (ainda novo) é que faz falta no partido.