sábado, junho 07, 2008

Outros "Vitórias"...














Neste tempo de pausa futebolistica a nivel de clubes ,porque de selecções estamos em pleno Euro 2008,deu-me para procurar nos três principais campeonatos da Europa (Inglaterra,Espanha,Itália) os clubes que pela sua forma de estar,pelos adeptos,pela História maiores paralelismos podiam ter com um Vitória no rumo da Champions.
E cheguei a três conclusões.
Curiosamente todos eles clubes com titulos nacionais ganhos o que ainda não é o caso do Vitória.
Infelizmente !
As conclusões foram pelo Atlético de Bilbau,o Nápoles e o Newcastle.
E então em que são eles parecidos com o Vitória ?
O Atlético de Bilbau na forte identidade,no orgulho absoluto no emblema,na certeza de que é um clube diferente de todos os outros.
Bastará recordar que só alinha com jogadores bascos,é o unico de toda a Espanha que não aceita publicidade nas camisolas (até o Barcelona acabou por ceder) e a par de Real Madrid e Barcelona completa um trio daqueles que jogaram sempre na I Liga.
O Nápoles,detentor do maior estádio de Itália (o majestoso S.Paolo com 90.000 lugares),na forma como soube enfrentar a adversidade da descida,no crescimento do número de adeptos na II Liga,na forma como enfrenta com orgulho e coragem os todo poderosos de Roma,Milão e Turim.
O Newcastle,na cor dos equipamentos,na média de assistências independentemente dos lugares que ocupa,na paixão imensa dos adeptos pelo clube.
Não tem os jogadores,as classificações ou os troféus do Liverpool,Manchester United,Chelsea ou Arsenal mas detém algumas das maiores assistências da Liga Inglesa e uma média de espectadores que ano após ano se mantém nos quatro primeiros lugares.
De alguma forma são clubes como estes que dão uma dimensão extraordinária ao futebol.
Porque não sendo nos seus campeonatos os mais fortes,mais ganhadores,mais mediáticos,encontram na sua identidade,na sua História e nos seus adeptos a forma de compensarem a ausência de triunfos e titulos sabendo manter uma paixão sem igual por parte dos seus seguidores.
Sei que é mais fácil ser por quem ganha mais vezes.
Em Portugal então nem se fala.
Mas como são saborosos os triunfos daqueles que ganham menos vezes mas a quem as derrotas dão ainda mais força para continuarem,serem mais fortes e melhores.
Muitas vezes está mesmo aí a grandeza de um clube.
E dos seus adeptos.
Depois Falamos

1 comentário:

Guima disse...

Desses 3, tenho uma paixão especial pelo Newcastle. Não só pelas cores, pelos adeptos, mas porque sempre gostei de apoiar os "menos forte"... E depois havia Shearer, Andy Cole, Asprilla ou Ginola....