terça-feira, junho 24, 2008

Dia triste


Hoje é um dia triste para o PSD !
O dia em que a nova direcção politica institucionalizou a existência de dois partidos dentro de um só.
Existe um partido para a esmagadora maioria dos militantes,que tem de cumprir estatutos e regulamentos,aguardarem seis meses para poderem votar e um ano para serem eleitos.
E outro partido,qual "fato á medida",para os escolhidos que estão dispensados dessa maçadora formalidade de cumprirem as normas internas.
O nome de Paulo Rangel,porque é dele que estou a falar e também não gosto de me exprimir nas entrelinhas,não consta de nenhuma listagem de militantes relativa aos três ultimos anos.
Nem para o congresso de Lisboa em 2006,nem para o da Póvoa de Varzim,nem para o de Torres Vedras tãopouco para o de Guimarães.
Não constava de nenhuma listagem relativas ás directas de 2006 (Marques Mendes sózinho) nem ao duelo Menezes/Mendes de 2007.
E claro que também não aparecia em nenhuma listagem relativa ás recentes directas.
Paulo Rangel não é militante do PSD á tempo suficiente para poder ser lider parlamentar com a inerente ocupação de um lugar na comissão permanente do partido !
É a todos os titulos,mas mesmo todos,lamentável que o conselho de jurisdição venha evocar artigos de jornais e não sei mais quê para lhe atribuir a antiguidade necessária ao exercicio das funções.
Cria-se um precedente gravissimo e uma situação de favôr completamente inaceitável !
Paulo Rangel,para além de um curriculum politico (não falo dos méritos pessoais porque sinceramente não conheço) algo curto para ser lider parlamentar tem ainda um outro óbice importante.
Acredito piamente que tenha manifestado vontade de se filiar logo em 2005.
Não ponho em causa.
Mas a vontade pelos vistos era tanta que durante três anos nunca deu por ela que não pagou cotas,não recebeu correspondência do partido,não frequentou a sua secção e a sua distrital.
Alheou-se de congressos,ausentou-se de directas,enfim nunca teve nenhum interesse pela vida interna do partido.
Até ao dia em que foi convidado para lider parlamentar.
Aí sim lembrou-se que era militante.
Que mau exemplo !
Imagino que se toda esta trapalhada se tivesse passado nas lideranças de Luis Filipe Menezes ou Pedro Santana Lopes o que não iria já por aí de criticas.
Do inscrito da Marmeleira que já tinha virado o blog todo de pernas para o ar ao comentador das noites de domingo que já auguraria resultados de 15% !.
Mas não.
Foi no tempo da credibilidade,da coerência e da ética e por isso não há problemas.
Deve ser este o significado do regresso daqueles cuja debandada fora anunciada.
Estatutos e regulamentos para as bases e previlégios para as elites.
Começa mal a nova liderança.
Muito mal mesmo.
Depois Falamos

6 comentários:

Anónimo disse...

São os pequenos (ou grandes) sinais de incoerência e falta de seriedade que legitimam a ideia generalizada que, dos políticos, pouca coisa boa se pode esperar. É pena que no seio de gente séria, porque o PSD tem muita gente séria a começar pela sua líder, coexistam e vivam tranquilamente os que o são menos. É um país onde habita um povo com falta de coragem. Assim, com estes tristes exemplos, concordo, não vamos lá.

Anónimo disse...

Não falamos depois -É JÁ!
Estes &%=?»#$§£ vão-se todos afogar no depósito da ETAR. Já agora, a mais próxima da S. Caetano é na Av. de Ceuta (inf. necessária aos não alfacinhas).

Isto tira-me do sério -a minha ficha também andou dois anos 'retida' na minha secção e eu não fui inscrito com a data da entrega, mas da chegada à distrital.

Mas agora quero a vingança: QUERO SER INSCRITO DESDE O DIA 24 DE ABRIL DE 1974. Leram bem -antes do 25-04 e da fundação do partido, eu já la estava. De fraldas, mas estava.

Que grandes trafulhas! Mas não era de esperar outra coisa da madrinha do Toni das malas...

Anónimo disse...

São elites, e está tudo dito!
Abraços

Maria Manuel disse...

É uma realidade e razão tinha o Pedro Santana Lopes no seu discurso de sábado...que ética, que moral.
Mas o Paulo Rangel não é o unico. Devem haver muitos outros e um deles é o Luis Menezes filho cuja aparição metiorica promovida pela destrital do Porto em tudo viola as regras da boa militancia e querencia politica.
Que ética é esta?
É lamentável, mas logo veremos como fica...
Não podessos esquecer que o PSD é um partido de Vida e Mudança.

Anónimo disse...

Ùltimamente todos os dias tem sido tristes para o PSD.Esta direcção é uma completa tristeza!O Paulo Rangel qual extraterrestre cai no Partido para ocupar um lugar que poderia ser de muitos outros mais bem preparados e sem aquela cara de enfado que o caracteriza.MFL como mulher não soube aproveitar esse facto para dar um sinal de abertura a mais mulheres na politica .Tenho vinte anos de partido e nunca o vi como agora.O que eu penso é que esta liderança se conseguir chegar ás eleições (Queira Deus que não)já tem muita sorte.

luis cirilo disse...

Caro Cristal: Sérios somos quase todos.E quem é sério não precisa,não contrário de algumas pseudo elites,de andar constantemente a apregoá-lo.
Cara Inês: O pior de tudo isto é ver o regresso de alguns que nunca fizeram nada pelo PSD e de outros que na liderança de Marques Mendes cometeram as tropelias que se conhecem.
Pessoalmente tenho boa opinião da dra Manuela Ferreira Leite mas de alguns que a rodeiam...a pior possivel.
Sinceramente,sem dramatizar porque não vale a pena,creio que a trapalhada Rangel é um péssimo sinal.
Caro Carlos Manuel:
Pois.São as tais élites que de tanto disparate nos deixaram com 15% em Lisboa.
Aquelas que só se lembram do partido quando lhes dá jeito.
Cara Maria Manuel: O discurso de Pedro Santana Lopes,no congresso de Guimarães,pôs o dedo nalgumas feridas.Não foi por acaso que quando se referiu ás questões éticas teve direito á maior ovação do congresso.
Cara Paula Caeiro: É verdade que a nova liderança não deu grandes sinais de abertura preferindo "afunilar" nos fieis.
É igualmente verdade que paulo Rangel não devia nunca ser lider parlamentar.
Pelas razões expostas no post mas também porque é muito incomum um deputado em primeiro mandato (e ainda por cima com suspensões do mesmo á mistura)chegar a lider parlamentar.
É como na tropa um soldado no fim da recruta passar logo a capitão.
Mas acho que não devemos ser assim tão pessimistas.Vamos dar á nova liderança o merecido estado de graça,depois o beneficio da dúvida e lá para o fim do ano se fará a avaliação de como as coisas correram.
Afinal era esse o prazo que AJJ e as élites davam a Luis Filipe Menezes para se afirmar.
O que servia para LFM também serve para MFL(curiosa ironia as iniciais serem as mesmas só que ao contrário...)porque o partido é o mesmo,o adversário também e as sondagens...logo se vê.