sexta-feira, junho 06, 2008

Obama

Os democratas decidiram !
Barak Obama será o candidato do partido do burro que defrontará o senador McCain em Novembro.
Depois de uma campanha muito intensa,disputada Estado a Estado,voto a voto, o senador do Illinois venceu Hillary Clinton que curiosamente teve mais votos populares por ter vencido nos grandes Estado (Nova Iorque,Texas,Califórnia,etc) mas menor número de delegados á Convenção democrata.
As razões para tal terão sido várias,desde a efectiva renovação que Obama protagonizava perante mais um Clinton até aos erros que a senadora e a sua equipa cometeram durante a campanha.
Do qual o excesso de confiança não terá sido o menor deles.
Faltando saber quem Obama vai escolher para candidato a vice presidente,e a opção por Hillary traz vantagens mas também alguns inconvenientes óbvios,a verdade é que os democratas estão com o notório elan de uma longa campanha que os pôs no centro das noticias e obscureceu a campanha do candidato republicano há muito nomeado.
Prova provada de que as disputas internas são um factor de vitalidade para os partidos e não um mal que alguns teimam em querer exorcizar.
Se em Novembro Obama vencer,o que não será fácil,em boa parte isso dever-se-á á notoriedade que esta campanha lhe proporcionou.
Quanto a Hillary,a minha "favorita", fez uma campanha notável (apesar dos erros) mas não chegou.
Talvez a América ainda não esteja preparada para uma liderança feminina.
Depois Falamos

4 comentários:

freitas pereira disse...

Amigo Cirilo

De regresso como pode constatar.

Eu que sou muito critico sobre o comportamento de alguns políticos americanos, acho que a América provou que é uma grande democracia, por vezes mal servida pelos seus politicos..Nao se pode saber hoje quem vai ganhar em Novembro. Mas podemos creditar desde já, a grande democracia americana ,de oferecer a possibilidade a um jovem negro Afro-Americano, senador com um só mandato, com um Pai vindo do Quénia e uma Mãe do Kansas, cujo nome soa como se ele se tivesse evadido de Guantanamo,que ganhou as primarias e as preparatórias para ser o candidato de um grande partido como o democrata à presidência dos Estados Unidos. Isto é qualquer coisa ...
E que para lá chegar teve que batalhar forte no seio da máquina política desse grande partido, o que não é coisa fácil, pois as forças centrifugas são por vezes mortais, quando se pensa mais em derrubar que cooperar.
E o que me comove mais é de pensar que os primeiros negros, com os ferros nos pés, chegaram a Jamestown em 1619.
A vitoria de Obama foi uma vitoria contra a Historia.

Cumprimentos

rei dolce disse...

caro Dr.Cirilo,
temo que, fruto da enorme luta dentro do partido, os seus apoiantes se dividam e não se mobilizem...saindo assim vencedor o candidato republicano.
Isto pode ser evitado se Hilary aceitar ser segunda na lista de obama.

luis cirilo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
luis cirilo disse...

Caro Freitas Pereira:
Não escondendo,aliás escrevi-o por mais do que uma vez,a minha simpatia por Hillary Clinton estou ainda assim inteiramente de acordo com o seu comentário.
Acho que Obama pode ser uma grande oportunidade para os Estados Unidos inverterem o mau caminho porque enveredaram nos ultimos anos.
Caro Rei Dolce:
Creio que uma bos disputa interna,razoável e dentro de alguns limites como foi o caso,não prejudica a afirmação externa do partido.
Nem nos EUA nem em Portugal.
Creio até que o mediatismo da disputa teve o grande mérito (para os democratas claro) de ofuscar as apariçoes públicas de John Mc Cain.
Agora não sei se uma dupla Obama/Hillary será a melhor solução para os democratas.
Tem grandes vantagens nmediáticas e de unidade interna mas também uma carga negativa para a imagem força de Obama que é a mudança.
É,contudo,um assunto a seguir com atenção e interesse.