quinta-feira, janeiro 24, 2008

As Vacas



Há dois países no mundo em que existem vacas sagradas.

Na India onde os quadrupedes própriamente ditos são venerados e circulam por onde muito bem lhes apetece.

E Portugal em que as "vacas sagradas" sáo bipedes,escrevem em jornais e falam nas rádios e televisões,o que muito bem querem e lhes apetece e não admitem qualquer tipo de contestação.

Porque se ela existe,se alguém coloca em causa as opiniões (porque então se forem os lugares é um escandalo nacional !) juntam-se num movimento corporativo digno do antigo regime e tentam destruir que ousa colocá-los em questão.

Nos ultimos dias,a propósito de declarações legitimas de L.F.Menezes,tem sido um verdadeiro concurso de escribas a ver quem consegue dizer pior.

Do inenarrável Pulido Valente ao insuportável Sousa Tavares,passando por espécimes menores tem sido um verdadeiro coro afinado.

Nalguns casos com uma considerável falta de educação e de nivel.

Onde alguns jornaleiros (porque jornalistas é coisa diferente) do DN tem assumido particular,e negativo,destaque.

Para esta gente não existe Sócrates,Correia de Campos,Mario Lino ou Maria Lurdes Rodrigues.

Não existe inflacção,urgencias fechadas,trapalhadas á volta de aeroportos,desempregados,interior em desertificação,etc,etc.

Para eles,quais rafeiros que mordem onde o dono manda,o principal problema do país é o facto de Menezes discordar do desiquilibrio ( a favôr do PS e do Governo de forma esmagadora)existente nos comentários televisivos.

O PS/Governo já controlam o sistema financeiro (Banco de Portugal + CGD+BCP), grande parte da comunicação social , os milhões que aí vem através do QREN entre muitas outras coisas.

É um poder absoluto,imenso e não democrático.

Se a isso se juntar meia hora semanal de televisão para um porta voz do PS (Antonio Vitorino) sem contraditório,mais uma hora para um ortodoxo sem oposição (Jorge Coelho),mas os tempos de antena avulsos noutros canais e rádios,perceber-se-á que desde Salazar nunca tanto poder esteve concentrado num homem.

Sócrates !

E ainda existem aqueles,até no PSD,que acham que o lider do partido deve ficar calado,contemporizar e fazer de conta que vivemos numa democracia muito perfeita.

Eu sei ,todos sabemos,que noutras culturas do passado existia a tradição de matar o mensageiro que trazia más noticias.

Como se a culpa fosse dele.

No nosso sistema partidário é mais ou menos a mesma coisa.

Com a diferença de que aqui se trata de morte politica e não morte de facto.

E quando o mensageiro aparece a dizer que o "Rei vai nú" os "Brutus" dos tempos modernos começam logo a afiar as facas...

Depois Falamos

1 comentário:

Anónimo disse...

Cirilo, calma. Cito um provérbio Rom: «os cães ladram, mas a caravana passa».

Aplicado ao caso português: o povo é estúpido, mas não tanto. Parece que os iluminados esquecem o que um dos founding fathers (e da ideologia deles) disse: podemos enganar todos durante algum tempo e até enganar alguns durante todo o tempo; mas NÃO CONSEGUIREMOS ENGANAR TODOS DURANTE TODO O TEMPO.

Por acaso atentou no artigo de opinião do CM, de ontem? Não é que a inefável PTC diz que a actual direcção do PSD não presta (sic) porque não tem um plano ~como oposição- para resolver a crise economica! Diz ainda que, como havia indícios dela, desde o início do ano, deveria ter sido NA PRIMAVERA elaborado esse plano de resposta.

Na primavera o presidente do PSD chamava-se Marques Mendes -que eu saiba- e a presidente da distrital de Lisboa do mesmo partido -Paula Teixeira da Cruz!

Na quarta feira sei que comi um cozido à portuguesa e bebi um copito de tinto do Ribatejo -confesso- mas o efeito foi noutro local. se isto consta, lá se vai a fiabilidade dos 'balões' -cada um que fôr apanhado, diz que o efeito veio do copo do vizinho!

Vamos falando...