quinta-feira, dezembro 13, 2007

Figomania

Volta a falar-se,insistentemente,no regresso de Luis Figo á selecção nacional para disputar a fase final do Euro 2008.
E isto é particularmente significativo na altura em que o jogador,com 35 anos,recupera da mais grave lesão da sua carreira.
Para mim,que nos ultimos anos tenho presenciado ao vivo quase todos os jogos caseiros da selecção é indesmentivel que a equipa ainda vive na orfandade da sua maior referência.
Com jovens de grande talento como Ronaldo e Quaresma,com valores seguros a nivel mundial como Deco ou Ricardo Carvalho,e com tantos outros jogadores de enorme valia (Simao,Hugo Almeida,Jorge Andrade,Maniche,Bosingwa,Meira,Petit,agora Pepe,etc)fora aqueles a quem Scolari nem uma oportunidade dá,como Pedro Mendes,a selecção ainda assim denota a falta de um lider dentro do terreno de jogo.
Que "domestique" o talento selvagem dos jovens prodigios,marque ritmos de jogo e mande.
Mande e comande.
Com a reforma prematura de Rui Costa,da geração de ouro resta Figo.
Por natureza o lider da selecção nos ultimos dez anos.
Penso que se ele quiser,e a lesão não deixar sequelas,ainda pode ser de enorme utilidade á equipa nacional.
Porque continua a ser um grande jogador,sem a velocidade outrora mas com uma experiência e discernimento tácticos muito grandes,e acima de tudo por ser um lider.
Respeitado dentro e fora do balneário.
E nesta sofrida fase de apuramento,com exibições frouxas e empates sofridos no ultimo minuto inaceitáveis,foi precisamente liderança o que mais faltou dentro do terreno de jogo.
E ás vezes fora também.
Depois Falamos

4 comentários:

Vimaranes disse...

Mesmo concordando que a selecção está premente de líderes no balneário, como Figo ou Rui Costa, não creio que a selecção tenha muito a ganhar em termos desportivos com o regresso de Figo, apesar da sua inegável qualidade. Opinião diferente tenho relativamente a Rui Costa. Portugal tem apenas Deco para o lugar e Rui Costa está numa forma que seguramente a prolongar-se até ao Euro, a nossa selecção sairia muito beneficiada.
Mas não vale a pena discutir, opinar sobre nada relativamente à selecção... a voz final é sempre de Sala...perdão Scolari.

luis cirilo disse...

Caro Vimaranes:
Por mim até regressavam os dois.
Até porque entendo que o Rui Costa se reformou da selecção demasiado cedo.
Mas o mais certo é não voltar nenhum.
E é pena

rei dolce disse...

Figo é um marco no futebol nacional, mas na minha opinião(vale o que vale)não deve regressar à seleção.

Dri disse...

Eu concordo com a Dulce, o Figo já teve a sua altura.