quinta-feira, dezembro 27, 2007

Jose Manuel Barroso


Causa-me alguma surpresa,não muita porque conheço o país que temos,a forma como á presidência portuguesa da união europeia se tem referido muita gente.
Comentadores,jornalistas,analistas politicos e até politicos da oposição (porque do PS não admira) tem coincidido nas loas a Sócrates,a Amado e á generalidade do governo português.
Sempre naquela lógica tão nacional do 8 ou 80 sem meio termo.
Quem os lê e ouve fica com a ideia que o chamado "Tratado de Lisboa" foi obra exclusiva do engenheiro( da Independente...)Sócrates qual ente iluminado que sózinho teria desatado o nó górdio em que estava mergulhada a politica europeia.
O que não é verdade !
Porque se o governo português tem mérito,que se reconhece e saúda,a verdade é que muito do trabalho que levou a tão feliz desenlace vem de presidências anteriores.
E tem um fio condutor comum a todas elas.
Chamado Durão Barroso ou, na terminologia europeia,José Manuel Barroso.
Cuja habilidade diplomática,persistência,paciência de "chinês" e jeito natural para a função levaram a que o Tratado fosse possivel.
E sendo Barroso tão português quanto Sócrates não ficaria nada mal aos referidos comentadores distribuirem os méritos por quem de direito.
E até a alguns politicos de oposição deveria ser agradável propiciar que isso aontecesse.
Porque permitiria, em termos de equilibrio politico, que o PS não ficasse sózinho no palco.
Depois Falamos

3 comentários:

SicGloriaTransitMundi disse...

Em relação ao acerto com que aqui te exprimiste hoje, só consigo dizer:

Porreiro, pá!

Anónimo disse...

Tem muita razão caro Vitoriano. Esse senhor primeiro ministro não tem culpa de o andarem a por nos cornos da lua... E, o q incomoda e que seja gente laranja a dar esse tom... Mas, largos dias tem 100 anos.... e, nao é porque o PC faz hoje anos... É porque acho q não vai demorar a ver o fim desse senhor... Ate o Guterres caíu.... e, este nem aos calcanhares lhe chega...ENFIM... Depois falamos

JAbreu disse...

Caro,
A qualidade do actual Presidente da Comissão Europeia será enaltecida na volta, não haja enganos e quem se quiser enganar... que se engane!
Um Abraço de Feliz Ano de 2008,
João