terça-feira, dezembro 18, 2007

Barcelona


A seguir a Guimarães,a minha cidade,aquela de que mais gosto é Barcelona.
Tenho com a capital da Catalunha uma profunda empatia oriunda das muitissimas vezes que tive oportunidade de visitá-la.
Direi até que a conheço melhor do que á esmagadora maioria das cidades portuguesas.
Do alto do tibidao até ao porto,passando pelas grandes avenidas,pelas Ramblas,pelo parc guell,pelo bairro gótico,pelo casco histórico,pelas obras de Gaudi,toda a cidade é um deleite para os olhos e uma oportunidade de conhecer arte,cultura,monumentos,zonas comerciais modernissimas.
E depois o mar.
O porto comercial,o porto desportivo,a chegada e partidas dos grandes navio de cruzeiro,uma actividade incessante na zona de Barceloneta,enfim uma cidade com mais de mil anos de história que quanto mais se conhece mais se gosta,quanto mais se visita mais se deseja voltar.
E,como marca unificadora da Catalunha,e da tradicional oposição ao centralismo madridleno,o Futebol Clube Barcelona.
"Mais que um clube" num felicissimo slogan todo ele virado para a Catalunha e os catalães,reconhecendo o papel impar do Barça na resistência á ditadura franquista,num tempo em que só no "Nou Camp" eram possiveis manifestações de protesto e de defesa da democracia,de afirmação do catalanismo e da autonomia da região.
E depois quando se fala de Barcelona vem-nos sempre á memória os melhores jogos olimpicos de sempre.
Pela espectacularidade das cerimónias de abertura e encerramento,pelo alto nivel competitivo e ,essencialmente,porque esses Jogos mostraram ao mundo a unica equipa realmente invencivel em toda a história do desporto mundial.
O "dream team" do basquetebol americano,com Michael Jordan,Magic Johnson,Larry Bird,Charles Barkley e mais oito basquetebolistas absolutamente extraordinários.
Diz-se muitas vezes que não existem equipas invenciveis.
Essa era !
Ainda bem que foi em Barcelona.
Depois Falamos

4 comentários:

Dri disse...

Já voei até tão longe e nunca fui até Barcelona pois nunca me despertou. Mas depois de ler a sua descrição conseguiu aguçar o meu apetite por uma visita para 2008.

rei dolce disse...

É uma das cidades que mais quero conhecer, por tudo o que disse, e por mais que amigos já me descreveram.
Em relação ao clube, tenho uma simpatia especial pelo Barça por tudo o que este clube representa, e toda a sua acção extra futebol( o anterior pápa era sócio do barça), é também um simbolo de luta contra o centralismo de madrid, como o FCP( em menor escala) é um simbolo de afirmação regional contra lisboa.

enfim, devo ir a barcelona, mas não sei quando, mas vou.

Samuel Silva disse...

Também me confesso Barcelonês e Barcelonista. A cidade é bonita e viva como poucas. E clube tem uma grandeza inigualável.

Vimaranes disse...

Barcelona é de facto imperial, linda, respira cultura... mas não sei porquê continuo a achar Londres especial. E por isso a escolho... a seguir ao Berço.