terça-feira, fevereiro 13, 2007

Politica,Dizem Elas !

No passado sábado,e por iniciativa da concelhia de Gaia,realizou-se o primeiro encontro de Mulheres Social Democratas.
Mais de duzentas participantes,militantes e independentes,na sua maioria do concelho de Gaia,mas também vindas de Famalicão,Cabeceiras de Basto,Oliveira do Hospital,Felgueiras,Celorico de Basto,Porto entre outras proveniências.
Tema escolhido a "Mulher enquanto Autarca",sendo oradoras as deputadas Helena Lopes da Costa e Ana Manso e a ex deputada Aurora Vieira.
Todas elas com larga experiência enquanto autarcas proporcionaram ás presentes um conjunto de intervenções de larga valia que antecederam um debate frontal,participado e que permitiu a discussão franca dos mais variados assuntos.
Fugindo até ao tema do encontro.
Encerrou a sessão, o presidente da concelhia de Gaia Luis Filipe Menezes,reconhecendo a importância cada vez mais decisiva da participação das mulhers na vida politica a nivel autárquico e nacional.
Num tempo em que por força da lei das quotas,pensemos dela o que quer que pensemos,a participação das mulheres nas listar autárquicas de 2009 (e tambem nas legislativas) vai ser notóriamente aumentada,é importante criar condições para uma efectiva participação politica.
E essas condições,como o encontro de Gaia provou,tem de ser criadas pelas próprias mulheres.
O tempo dos paternalismos,das condescêndencias,do "enfeitar" mesas e "alindar" sessões tem que ser definitivamente ultrapassado.
Culturalmente e de facto.
Depois Falamos

27 comentários:

Maria Manuel disse...

Falemos agora e digamos que foi um acontecimento relevante, desde logo porque numa tarde de sábado fria e chuvosa nenhuma das presentes de lá arredou pé. A iniciativa foi fantástica. E no final para além do apelo à participação activa ficou a convicção de que voltar ao tema é sempre necessário. O estatuto de sopeira já há muito deixou de ser uma realidade. Pese no nosso Portugal ainda seja grande a claustrofobia que impende sobre as mulheres é hoje uma realidade a vontade e a necessidade de uma cada vez maior participação activa, responsável e consciente de todos os cidadãos sem excepção. O encontro correu sob a égide da maior idade. Volvidos três décadas sobre a instauração da segunda republica e na senda das mais maduras democracias do mundo somos chegados ao tempo das mudanças. O vencer barreiras é desde sempre um acto de sofrimento. Muitas foram as mulheres que pleitearam por uma sociedade mais participativa e plural. Hoje a realidade é a tomada de consciência de que o todo social carece da nossa intervenção para que de forma ajustada seja possível falar plural.
Da flor brota o fruto e a semente e esta terá terra para de novo germinar…
Falemos pois agora …

Marta Rocha disse...

Uma excelente iniciativa, na qual tive o privilégio de estar presente.

A ideia das quotas, confesso, não me agrada. A primeira coisa que me vem à mente é ridicularizar o assunto e criar quotas para os homens social democratas com bigode.

Mas reconheço que os obstáculos, que ainda nos dias que correm, se impõem ao género feminino, resultam no desincentivo e consequente afastamento das mulheres do círculo de poder. Este problema é cultural e as quotas para mulheres podem mudar alguma coisa. O fim é legítimo, quanto ao método, aparenta ser pouco digno.

Julgo que a onda de feminismo-populista* pode eventualmente suscitar um maior interesse das mulheres pela política, mas a verdade é que o desencanto pelo palco político abrange grande parte da população, seja masculina, seja feminina.

Mas as quotas aí estão. "Alea jacta est" Espero que por pouco tempo e que no entretanto sirvam para criar tendências e enriquecer o debate, a luta partidária e o serviço público, em vez de simplesmente promover caras bonitas.


*Angela Merkel na Alemanha, Ellen Johnson-Sirleaf na Libéria, Mirchelle Bachelet no Chile, Tarja Halonen na Finlândia. Talvez Hillary Clinton nos EUA e Ségolène Royal em França.

António Fiúza disse...

O que é que mudou na Assembleia da República pelo facto de o grupo parlamentar do PS ter quase 50 mulheres? Nada. Quais dessas deputadas têm tido intervenções relevantes? Pouquíssimas.
Então, qual é o problema? Na minha opinião é a forma como o PS e o PSD seleccionam os deputados. Da forma como o fazem, são escolhidos pelos presidentes das comissões políticas distritais e nacional, não se pode esperar melhorias na representação eleita. Não é suficiente eleger mulheres. É preciso eleger mulheres capazes e homens capazes, que tenham autonomia das máquinas partidárias e que tenham liberdade de iniciativa política. Isto exige uma mudança radical da estrutura dos partidos. O que o PS fez com as mulheres foi só folclore, que pode funcionar contra as mulheres, porque pode dar a impressão, errada, que não há mulheres (assim como homens, também) capazes de fazerem política.

Anónimo disse...

Realmente a ideia das quotas não me entusiasma. E se houver imposição legal, encher-se-ão as listas com mulheres, nos últimos lugares, onde não serão eleitas. Outra hipótese é encher as quotas com as «sugar babies«. Disse em inglês, pois as palavras portuguesas, que conheço, não são muito amáveis com tais senhoras (-donas, como se diz pelo Ribatejo).

Quanto a reuniões sectoriais, acompanho. Por vezes os diferentes grupos tem problemas e aspirações diferentes -logo reuniões de trabalho separadas.

Quanto ao respeito pelas mulheres por parte de alguns homens do PSD, há um longo caminho a percorrer. Há rapazinhos de pouco mais de trinta anos, que por terem poder político, não se coibem de, em público, assédiarem obscenamente e tentarem a violação (não sei explicar a cena canalha de outro modo) de quem não lhes dá importância. Aqui por Lisboa há muitos que viram e sabem de quem falo. É uma das formas que assume a arrogância do poder e a mesquinêz moral, por estas bandas.

Parabéns pois a Luis Filipe Menezes que ouviu, como se vê na foto, as senhoras.

Anónimo disse...

Acho uma optima iniciativa essa do psd de Gaia de dar voz as mulheres.
é preciso é a iniciativa ter sequência e as mulheres saberem agarrar a oportunidade.

António Fiúza disse...

Fui ver quantas mulheres estão nos órgãos do PSD de Gaia, na Câmara, nas direcções municipais, na Assembleia Municipal, nas presidências das juntas de freguesia e nas administrações das empresas municipais.
Tirei uma conclusão:
- Bem prega Frei Tomás, olha para o que ele diz, não para o que ele faz!

Luis Cirilo disse...

Meu caro António Fiuza
Seria obviamente desejavel que no PSD e na Câmara de Gaia existissem mais mulheres em cargos dirigentes.
Mas o PSD de Gaia,como todos os outros,tem quase 33 anos de existência e a situação actual,apesar de susceptivel de ser melhorada,é a melhor dos ultimos anos.
E de uma coisa pode estar certo: o "Frei Tomás" (como lhe chamou) não tenciona pedir desculpa por ter ganho tres vezes consecutivas as eleições autárquicas com resultados que sao o dobro dos atingidos pelo partido em legislativas !
Eu sei que daria muito gozo,a alguns,que não fosse assim.
Mas é !
E,apesar de tudo,prefiro uma cãmara de Gaia liderada por homens do PSD do que pelo Partido Socialista com as quotas todas a funcionarem.

Luis Cirilo disse...

Maria Manuel e Marta:
Inteiramente de acordo com as vossas opiniões.
E ainda bem que gostaram da iniciativa,nela se integraram e,essencialmente,estão dispostas a contribuirem para novos passos na afirmação das mulheres na vida politica.
Penso que a visão que a Marta tem das quotas é bastante correcta e tal como ela espero que a sua existência sirva de facto para enriquecer a luta partidaria e o serviço público.
E,claro,Hillary Presidente !

António Fiúza disse...

Caro Luis Cirilo:
Há uma grande confusão no seu comentário. Eu conheço as qualidades do Luis Filipe Menezes, que são muitas e boas (infelizmente, também tem muitos defeitos) e fiquei muito satisfeito com as vitórias que tem tido em Gaia e com o desenvolvimento que tem fomentado no concelho.
Mas, quanto ao assunto em apreço, se ele quisesse promover a participação das mulheres, já o teria feito. Oportunidades, não lhe faltaram. Poder para isso, também não. E ninguém teria poder para se lhe opor. Neste, como noutros assuntos, o que ele diz não condiz com o que ele faz.

Anónimo disse...

Caro António Fiúza

Pelo que interpretei do seu comentário, gostaria apenas de frisar uma coisa, que, a meu ver, o companheiro não reflectiu. A promoção da participação das mulheres na vida política, não é um acto de vontade unilateral e muito menos de poder.
È preciso, para além da demonstração de capacidade e competência, a manifestação de interesse e vontade de envolvimento.
E neste contexto penso que o primeiro passo já foi dado com o Encontro de Mulheres Social Democratas promovido pela CPS/PSD de Gaia, ao qual compareceram mais de duas centenas de mulheres, que resistiram a uma tarde de sábado fria e chuvosa.

António Fiúza disse...

Para além de ter feito notícia, que consequências esperam?
Dentro de alguns meses, ou anos, veremos que isto só serviu para entrar nos jornais.
Repito que se Luis Filipe Menezes quisesse, já tinha promovido EFECTIVAMENTE a participação das mulheres na política. Até hoje não o fez.

António Fiúza disse...

Pela 3ª vez (não é a 1ª, é a 3ª!)Luis Filipe Menezes faz listas para o PSD de Gaia. Ganhou contra "uns pobres diabos" por uma margem de 1000 votos (não foi uma vitória difícil, foi facílima!). Teve total liberdade para fazer as listas (não teve de negociar, fez o que quis!). O resultado foi este:

Comissão Política
Presidente: Luís Filipe Menezes Lopes
Vice-Presidente: Milton de Jesus Reis
Vice-Presidente: José Manuel da Siva Marques
Tesoureiro: Joaquim Augusto Pereira
Vogais:
Ana Maria Guedes Gonçalves
António Joaquim Quelhas
David Manuel Marques Santos
Joaquim António Dias Andrade
Júlia Dorinda de Lima Sampaio
Manuel Bernardo
Manuel Gomes Pereira
Susana Pereira Cavadas Braga

Mesa da Assembleia
Presidente: César Fernando Couto Oliveira
Vice-Presidente: José Urbano Soares
Secretária: Ana Sofia Correia Vieira

Alguém acha que isto corresponde a um desejo de aumentar a participação das mulheres na política?

O site da Câmara de Gaia está inacessível, mas, de cabeça, posso dizer que os 7 vereadores da lista de Luis Filipe Menezes são homens e os dois suplentes seguintes também. É a 3ª Câmara, não é a 1ª! Deviam lá estar 3 ou 4 mulheres!
É por isso que eu digo que é um Frei Tomás!

Factos são factos e são estes. Mas se é tudo uma questão de fé em Luis Filipe Menezes... avisem-me e eu mudo o discurso.

Anónimo disse...

gostei muito de saber desta iniciativa destinada as mulheres.e embora ache que homens e mulheres devem participar conjuntamente em coisas deste género a verdade é que na politica para eles nao faltam oportunidades e para elas tem de ser á força quase.acho que o dr menezes vai por bom caminho apostando nas mulheres.

António Fiúza disse...

Como é uma questão de fé, não falarei mais sobre isto. É que não me move algum mau instinto.

Anónimo disse...

Só dois pequenos apontamentos para ajudar a esta discussão, se me permitem.
As mulheres devem ser chamadas a participar na vida política, mas não devem sê-lo sem critérios e sobretudo por serem mulheres.
Por reconhecer que, de facto, há ainda poucas mulheres na política em V.N.de Gaia, é que a Comissão Política promoveu e apoiou este encontro, no sentido de dar visibilidade às suas militantes e poder, em próximas oportunidades, escolher aquelas que pareçam mais válidas.
O Dr. Menezes já deu o exemplo na máquina municipal: a maioria dos quadros dirigentes da Câmara são mulheres. E por sinal muito competentes.
Por isso há que esperar que esta iniciativa, bem como a constituição de um secretariado concelhio de mulheres, dê os seus frutos.
Como muito bem diz o Luís Cirilo, depois falamos.
Um abraço.

Marta Rocha disse...

Meu caro António Fiuza:

A temática desta posta, não são as as acções que o Dr. Luíz Filipe Menezes (não)promoveu, até ao passado sábado, no intuito de englobar mulheres no seu executivo e aproximá-las dos cargos políticos e da tomada de decisão. Tanto quanto sei nunca o fez antes, apesar de não se dever a falta de oportunidade/capacidade (dele), ou valor (delas).
Com relação aos factos que aponta, estou inteiramente de acordo consigo. E nenhuma mulher, de Gaia ou fora dela, se pode sentir satisfeita com esta alienação.

No entanto, o que importa salvaguardar e acima de tudo reter deste encontro é que o Sr.Presidente de VN de Gaia deu um passo, que é um marco histórico: assumiu um compromisso perante cerca de 200 mulheres! E deve ter ponderado bem, antes de o fazer, porque esse vínculo não será impunemente quebrado.

Quando se tomam posições com esta amplitude/magnitude, não estamos no plano da fé. Esta matéria é obrigacional, sob pena de se ser acusado de culpa in contrahendo.

Anónimo disse...

eu estive lá,gostei e dou o beneficio da duvida em relação ao futuro.
é evidente que o dr Menezes,como tantos outros dirigentes pelo país fora,podia e devia ter feito muito mais pela participação das mulheres na vida politica.
Nomeadamente no municipio de Gaia.disso ninguem tem duvidas.agora discutir o que está para trás não resolve nada e em nada contribui para que se faça alguma justiça na materia.como diz a Marta o que importa é que o dr Menezes assumiu compromissos para o futuro e é pelo cumprimento deles que o vamos avaliar.esperemos que outros lhe sigam o exemplo

António Fiúza disse...

Mulheres na política autárquica em Gaia:

(desculpem, não é insistência, mas só agora o site da Câmara de Gaia está acessível - ver meu comentário acima; como já prometi, uma vez que isto é uma questão de fé em Luis Filipe Menezes, que eu não tenho, não escrevo mais nada)

(Oh amigo Milton Reis, não tente defender o indefensável. Aliás, achava-lhe mais piada quando era apoiante do Albino Aroso para presidente da Distrital, aí por volta de 1996, lembra-se contra quem?)

EXECUTIVO MUNICIPAL DE GAIA

Luís Filipe Menezes
Marco António
José Guilherme Aguiar
Firmino Pereira
Mário Dorminsky
António Barbosa
Mário Fontemanha

ASSEMBLEIA MUNICIPAL

-- Eleitos
Sílvio Rui Neves Gonçalves Cervan
Presidente da Assembleia Municipal
Milton de Jesus dos Reis
1º Secretário
Lígia Carla Louro Correia
2ª Secretária
José Carlos Filipe Ramos
José Flores Morim
Aguiar Falcão de Castro
Silvano Teixeira da Fonseca
Sérgio Luís Assunção Vasconcelos
Pedro Miguel Neves de Sousa
Manuel Bernardo
Luís Miguel Pereira Alves Nogueira
Henrique Eduardo Lopes Pereira Necho
Nuno Miguel dos Santos Braga da Costa
José Manuel Pereira Fernandes da Rocha
António Fernando dos Santos Rocha
Alfredo Fernando Ferreira Alves

-- Presidentes das Juntas de Freguesia
Nuno Alberto Brandão de Castro Chaves
Fernando Jorge Dias Andrade
José Fernando Conceição Ferreira
Manuel José Dias de Oliveira Gama
Fernando Lopes Vieira
José Ramos Pais
Manuel Joaquim da Mota Baptista
Joaquim Magalhães Leite
Joaquim de Oliveira Almeida
Sérgio Francisco Santos Baptista
António Marques Pedrosa
Jorge Manuel da Silva Soares
Elísio Ferreira Pinto

Mulheres? Compromissos? Mudou de ideias aos 53 anos? Nunca lhe tinha ocorrido essa ideia antes? Não acredito. Não lhe atribuam mais defeitos!

Anónimo disse...

Caro amigo Fuiza,
Antes de mais quero confirmar aquilo que referi no meu comentário anterior.
Vejo que, a este propósito, recorda a minha candidatura a Vice-Presidente da Distrital, exactamente em confronto - democrático, diga-se - exactamente contra o Dr. Filipe Menezes.
Não vejo que daí venha mal ao mundo, porque a participação em eleições internas é uma prática salutar.
Os meus adversários conjunturais nessas eleições são, antes de mais, meus companheiros de Partido. E o facto de estarmos em listas diferentes não faz deles meus inimigos.
Desde a chegada do Dr. Menezes a V.N. de Gaia que venho acompanhando a sua extraordinária obra, que só pode deixar-me feliz e reforçar os meus laços de amizade com ele e a sua equipa.
E porque a sua - dele - preocupação é a minha, colaborei empenhadamente neste encontro de mulheres, enquanto vice-presidente da Comissão Política.
O amigo não esquecerá que a Lei da Paridade é uma realidade - concorde-se ou não com ela - e que nas próximas eleições precisamos de 33% de mulheres para constituir as listas.
Por isso há que motivá-las à participação política.
Se até agora vinham as que queriam e o campo de escolha era restrito, a situação mudou radicalmente e hoje temos que "empurrá-las".
Se o não fizermos acabaremos por escolher muitas pela simples razão de serem mulheres e não pelo valor que tenham demonstrado, o que, para além de um erro, é a meu ver um insulto às próprias.
Espero ter clarificado a minha posição e peço aceite um abraço amigo.

António Fiúza disse...

Caro Milton Reis:

Como prometi não falo mais do Luis Filipe Menezes.

Mas quero comentar o seu comentário. A sua posição parece-me correcta. Isto é, em vez de vir com divisões do partido entre mendistas e menezistas, com aqueles a desprezarem as mulheres e estes a descobrirem-nas recentemente (apesar de todo o passado e de todo o presente, como demonstrei), diz o que me parece que é correcto e credível: há uma lei da paridade; preparemo-nos para que as coisas corram bem quando as próximas listas forem feitas. Não esperava outra coisa de si.

Com os cumprimentos do António Fiúza.

Anónimo disse...

o caso do dr Luis Filipe Menezes é paradigmático: se faz...é porque fez ! se não faz é porque não fez !
claro que o homem tera defeitos,cometerá erros,será até injusto em relaçao a algmas pessoas.
mas que diabo,tem uma obra extraordinaria em gaia dando ao concelho uma dinamica e um desenvolvimento sem paralelo em todo o pais.
enquanto de outros concelhos a imprensa so fala de desgraças em gaia sao inauguraçoes e mais inauguraçoes.
foi um fantastico presidente da distrital do porto,o melhor de sempre,dando protagonismo ao distrito e passando de tres para ONZE camaras laranja no distrito.
por isso os fiuzas deste mundo deviam pensar mais e falar menos.
porque cheira a dor de corno passe a expressao

Anónimo disse...

Gosto mais de ler do que de comentar, mas não consigo deixar de escrever que o comentário anterior é uma vergonha para nós, mulheres. Quero dizer, se foi realmente uma mulher que escreveu. Não haja dúvida que há um longo caminho a percorrer.

Anónimo disse...

nao gosto muito destas organizações de mulheres,so para mulheres e procurando obter assim algum protagonismo e alguns lugares.
acho que as mulheres,como os homens,quando tem valor impõe-se por si sem precisarem de organizações especiais.
sei tambem que,apesar de tudo,o caminho das mulheres é mais dificil que o dos homens porque lhes são colocados muitos obtaculos no caminho.
muitos deles pelas proprias mulheroes que muitas vezes tem tendência para se envolverem em guerrinhas absurdas.
de qualquer forma saudo esta iniciativa pelo sucesso que parece ter obtido.
mas deixo um conselho;nao sejam as mulheres a promoverem a sua discriminaçã

Anónimo disse...

Com o Menezes é tudo em grande.300 mulheres a apaludi-lo.é assim mesmo. e pelas fotos algumas são bem giras.tambem quero ir ao proximo

Anónimo disse...

Força dr menezes.mais mulheres,melhor partido.

Rui Miguel Ribeiro disse...

Ainda bem que a iniciativa correu bem, fosse em Gaia, no Porto, em Guimarães, ou em Beja. É verdade que é importante mobilizar mulheres para a política e para o PSD.
Não obstante, as quotas são uma aberração e menorizam quem delas é suposto beneficiar, neste caso as mulheres. Cada mulher que integre as listas de 2009, terá o acinte de lá estar porque...tinha de estar. Não é justo e não é bom. Uma lista é boa pela qualidade dos que a integram e não pelo género, tamanho, idade, ou peso.
Se é verdade que a política e o seu funcionamento não incentiva a participação feminina (reuniões improdutivas que se eternizam pela noite dentro, por exemplo), não é menos verdade que a vontade das mulheres participarem é frequentemente escassa ou nula. E como não se pode obrigar ninguém a ser deputado ou vereador, corremos o risco de ter candidatas de recurso. Como os partidos raramente se distinguem pela meritocracia, talvez nem se note qualquer diferença...

Anónimo disse...

Embora convidada não pude estar presente neste encontro.Nao sei se os objectivos do mesmo foram atingidos mas duas coisas sao certas:ha capacidade de mobilização em Gaia e vontade de dar espaço de intervenção politica as mulheres.
Ja nao e sem tempo.
Espero que o dr Luis Filipe Menezes quando for lider do PSD seja coerente e dê as mulheres efectivas oportunidades.
E nao se arrependera