domingo, setembro 24, 2006

Tristeza apenas


Existem muitas razões para a tristeza humana.Objectivas,subjectivas,conhecidas,desconhecidas,enfim há para todos os gostos.
Uma das mais objectivas,mas porventura menos importantes,prende-se com os insucessos desportivos dos emblemas de que gostamos.
É o caso dos vitorianos perante o desgraçado estado em que se encontra o Vitória.
Não por acaso ilustro esta postagem com a foto de uma equipa do Vitória de há mais de cinquenta anos atrás.
É para onde sinto que o clube está a voltar.
De novo na II divisão,perdido o estatuto de maior clube do Minho que durante muito tempo ostentou,derrotado em casa e fora por todos os clubes que lhe aparecem pela frente (até com o Olivais e Moscavide perdeu...) gozado de norte a sul,com um plantel cheio de carências,um treinador desfasado da realidade e a pior direcção e o pior presidente da sua história,o Vitória atravessa uma das fases mais penosas do seu historial.
A mim ,que jamais apoiei o actual presidente,nao me surpreende o actual estado de coisas.
Não acredito em "salvadores" de Pátrias e ainda menos no "S.Joao Batista" que o foi buscar a Moreira de Cónegos.
O despedimento de Manuel Machado e a contratação oportunista de Jaime Pacheco já indiciava que o desejo de protagonismo e a vaidade pessoal do ainda presidente se sobrepunham aos interesses do Vitória e a uma lógica racional do funcionamento das coisas.
A longa e penosa tragédia da época passada só vieram confirmar que a nau estava em mar alto,no meio de uma tempestade,e que o comandante para pouco mais serviria do que para comandar...cacilheiros !
Contudo,e porque a memória existe,é preciso não esquecer que existem mais responsáveis:
Nomeadamente os associados que premiaram a descida de divisão com a aprovação de uma moção de confiança e o aplauso ,de pé ,a sua Excelência o grande culpado.
Fui dos que votei contra por jamais poder dar o minimo de confiança a quem nos tinha atirado para a II divisão.
Se o rumo escolhido pelos associados nessa assembleia tivesse sido outro provavelmente o Vitória estaria hojem bem melhor.
Porque pior era dificil...
Ter razão antes do tempo ãs vezes dá chatices mas traz também o reconhecimento de que se estava a pensar correctamente.
Por mim,vitoriano desde que me conheço mas que não farei parte de nenhuma solução a não ser pagando cotas e apoiando a equipa sempre que me é possivel,espero que o Vitória mude rapidamente de vida.
Começando por mudar de presidente e õrgãos sociais.
Porque, ao contrário do que alguns pensarão,o abismo é já aqui ao lado...
Depois Falamos

1 comentário:

Gonçalo Capitão disse...

Não está fácil...